Tiradentes e a culpa

21/04/2015 às 21:43
Leia nesta página:

Tiradentes e a culpa

Dita a história que Tiradentes assumiu toda a culpa da inconfidência mineira e foi enforcado por isto, enquanto todos os outros restaram soltos, transformando ele num personagem histórico.

Outros, afirmam que a história não foi bem assim, que na verdade ele foi enforcado porque tinha patente militar inferior aos outros e era pobre.

Independente dos reais fatos, quero ressaltar a ideia de que ele confessou e assumiu sozinho a culpa pelo grupo todo e pagou com a sua vida por tal ato.

Pode parecer surreal, mas até hoje temos executores que buscam Tiradentes em suas equipes e pessoas que querem ser iguais a ele, mesmo que seja o caminho da rua o seu destino.

Como assim?

A reflexão essencial cinge-se a palavra culpa. Será que precisamos em cada erro encontrar um único culpado, execrá-lo e dizer que tudo se resolveu porque fulano ou beltrano foi demitido?

Será que ao culparmos alguém de uma atitude tiramos de todo restante (equipe, procedimento, sistematização) a responsabilidade?

Será que somente uma pessoa erra quando um fato vem a tona?

Tenho convicção que não.

Precisamos compreender que quando um erro acontece, como a perda de um prazo, por exemplo, poderá até uma pessoa ter lançado errado, ou algo não ter sido lançado, contudo, mesmo com o erro de alguém, não existia procedimento de backup da informação, não existia duplicidade de controle e por aí a fora.

Não se trata de eximir quem errou, mas sim compreender que errar é algo que pode acontecer a qualquer um e os procedimentos, controles e ajustes devem nos ajudar a minimizar estes erros.

Não adianta trocar 6 por meia dúzia.

Não adianta ficar trocando de pessoa a cada 6 meses.

Não adianta resolver tudo de maneira simples e simplista.

OU compreendemos que numa empresa tudo depende de todos e que a engrenagem não funciona por uma pessoa; OU vamos sempre trocar pessoas achando que resolvemos todos os erros e veremos os erros novamente acontecerem.

#FicaaReflexão

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos