1 - Manter os aspectos clássicos da profissão:
Vivemos na era dos computadores, tablets, smartphones e tudo mais. Embora a modernização esteja presente na advocacia, o fato de poder economizar tempo, papel e buscas intermináveis em livros pode não refletir exatamente a imagem que o cliente espera de seu causídico. Não que se deva usar abotoaduras, suspensórios ou coletes, mas um arquivo de papel, no meio dessa globalização de digital, não machucaria ninguém, claro, conservando-se o consumo consciente do famoso A4.
2 - Organize seu local de trabalho da maneira como quer ser visto por todos:
Nem todos contam com suntuosos escritórios de centenas de metros quadrados, mas é possível fazer com que aquela pequena sala de 5 por 6 metros, dividida com um amigo, se torne um ambiente dotado de seriedade e organização, assim como se mostre acolhedor e funcional para o cliente. Nada de sofás que sobraram da última mudança ou aquela cafeteira que consome mais energia que um estádio de futebol. O principal é: tenha uma bela mesa, boas cadeiras para você e seus interlocutores e, também, tenha sempre, água com gás, sim, isso mesmo, agua com gás! Além de seus benefícios naturais, ela é capaz de demonstrar mil coisas para aquele a quem é oferecida.
3 – Tenha uma secretária imaginária:
Ainda que no começo não se disponha de renda suficiente para contratação de uma secretária ou estagiários, faça com que a presença dela seja presumida, isto é, mesmo que vazia, uma mesinha de recepção com uma agenda e canetas trazem ao cliente uma segurança de que será sempre recebido naquele local. Obviamente, quando possível, contrate-a! Ela fará com que tudo fique mais organizado, otimizando seu tempo e proporcionando que seu foco seja sempre jurídico e não burocrático.
4 – Invista em Publicidade
O Estatuto da OAB e o Código de Ética trazem uma série de restrições quando o assunto é a publicidade/marketing da advocacia, entretanto, dentro dos limites estabelecidos, esse se mostra um investimento relativamente baixo quando considerada sua efetividade. Explico: cartões de visita bem elaborados, papel timbrado, envelopes, placa de faixada, nome na porta e logomarca fazem, por meio da repetição, com que o cliente se sinta familiarizado com seu advogado. Por exemplo, quando vamos ao supermercado, não preferimos os produtos que trazem marcas conhecidas? Pois é, oferecendo-se um serviço de qualidade com uma marca conhecida, as chances de prosperidade são aumentadas centenas de vezes.
5 – Tenha um horário amplo de atendimento, com hora marcada
Ninguém quer um advogado que passe o dia em casa elaborando petições de pijama e acariciando seu gato de estimação. As pessoas ficam satisfeitas em saber que sempre poderão se dirigir ao escritório de seu advogado das 9 as 17 horas, desde que tenha agendado o horário, até porque se for trabalhado o sistema de “chegar e entrar”, além de invasivo, diminui o prestígio do doutor.
6 – Seja sociável e amistoso, mas tome cuidado para não ser palhaço
A simpatia é a alma de todo e qualquer negócio, todos aqueles que exalam boas energias também as atraem para si. O advogado que é educado com todos, prestativo e simpático conseguirá chegar onde quiser, entretanto, a linha entre o excesso de simpatia e a palhaçada é tênue e não deve ser avançada, pois é uma das maiores causas de desprestígio e falta de confiança no meio jurídico. Todos querem um profissional, caso contrário, para ouvir piadas e assistir a espetáculo, deverão se dirigir a um circo.
7 – O mais importante
De nada valem as dicas anteriores se a maior delas não for obedecida. Seja qual for sua área de atuação, método de trabalho, tipo de escritório e tudo mais, domine os assuntos do mundo jurídico, seja especializado, seja proativo e interessado pelos temas atinentes ao Direito. O conhecimento técnico, oratória e discernimento demonstrados em uma conversa ou consulta são sua maior arma para combater o preconceito com advogados iniciantes, estabelecendo relações de confiança com a sociedade e demonstrando seu diferencial ao mercado.
Sucesso a todos os advogados e estudantes de direito!