Breve análise da obra “O Suicídio” de durkheim

13/07/2015 às 14:53
Leia nesta página:

O presente estudo tem como foco analisar simplificadamente a obra de Durkheim sobre o suicídio e suas relações sociais e culturais de acordo com a sociedade em que se vive.

          Na sociologia diversos pensadores contribuíram para a formação de um imponente estudo com relação à sociedade, às regras de conduta e os reflexos em normas e concepções jurídicas.

            Um dos pensadores mais admiráveis é Émile Durkheim que inseriu uma mudança social adotando o conceito de evolução e não revolução.

            A sociologia em linhas gerais é definida como a ciência da sociedade ou dos fatos sociais, nesse contexto Durkheim realizou uma profunda análise com relação ao suicídio, definindo-o como um fato social quando se trata de diversos suicídios em uma determinada sociedade, de modo que em cada momento as sociedades tem uma predisposição para o suicídio.

            A obra “O suicídio” de Durkheim escrita em 1897 diz respeito a um assunto considerado psicológico na condição de fenômeno social, a fim de provar que o suicídio é um fato social, por meio de coerção exterior e independente do indivíduo, inserida na sociedade.

            Para analisar o suicídio, Durkheim abordou diversos conceitos desde meios sociais, religiosos e políticos, o autor buscou relacionar as taxas de suicídios e as questões religiosas.

            Durkheim encontrou alguns aspectos para relacionar elementos a fim de entender a diferença nas taxas de suicídios.

            Segundo o autor em questões religiosas, o homem se mata porque a crença ou religião da qual integra perdeu o sentido, a coesão.

            Relata ainda Durkheim que no protestantismo é mais elevado o índice de suicídios por ser menos integradora, ou seja, quanto menos vínculo a outras pessoas, mais propício ao suicídio egoísta.

            Em contrapartida, no Judaísmo o povo foi marcado por grandes perseguições, portanto, não houve margem para um julgamento individual, portanto, com sua tradição consolidada.

            Para Durkheim outro elemento que pode gerar a prática de suicídio são as crises econômicas, de modo que, a crise contribui para a ruptura do equilíbrio, e quando a sociedade é perturbada por crises ou mudanças repentinas, os indivíduos acabam não se ajustando e os valores das forças sociais e morais permanecem indeterminados, acarretando sofrimento e por esse motivo o suicídio.

            Em linhas gerais Durkheim relata que as taxas de suicídio são maiores entre solteiros, viúvos e divorciados, que o suicídio pode ser ainda sob a forma altruísta, que ocorre quando os indivíduos se sentem oprimidos pela sociedade, ou quando se sacrificam por um grande ideal, ou ainda o suicídio anômico, quando há uma interação do indivíduo com as normas da sociedade, e essas normas não correspondem com os objetivos de vida desse indivíduo.

            O mais importante é que esse autor foi um grande estudioso do tema e definiu alguns dos entendimentos acerca do suicídio sob um foco sociológico que relaciona o homem no interior da sociedade sob diferentes pressões, normas e contextos culturais.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

BODART, Cristiano. O suicídio em Durkheim: alguns apontamentos. Disponível em:

<http://www.cafecomsociologia.com/2013/09/o-suicidio-em-durkheim-alguns.html> Acesso em: 08 de julho de 2015.

DURKHEIM, ÉMILE. O Suicídio. São Paulo: Martins Fontes: 2011.

SOLLBERG, Rafael Gondim D`Halvor. Durkheim e a Sociologia Jurídica. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 28 Nov. 2009. Disponível em: <http://investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/filosofia-do-direito/124073- durkheim-e-a-sociologia-juridica> Acesso em: 08 de julho de 2015.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Rebeca Soraia Gaspar Bedani

Advogada no escritório BEDANI ADVOGADOS, pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes em Direito Processual Civil e Tributário, possui diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão, como: Ética e Ciência Política pela USP, Filosofia, Sociologia e Argumentação Jurídica pela FGV. Ex-Secretária da Comissão de Proteção Animal e ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Valinhos-SP., já foi colunista do Jornal de Valinhos-SP. Autora de diversos artigos jurídicos e Palestrante.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos