Dia do cliente. Que cliente?

14/09/2015 às 19:43
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Dia do cliente. Que cliente?

Pergunta que parece simples, mas não é: Quem é o seu cliente? E porque ele é o seu cliente?

Se as respostas vierem num tom de que sou o melhor advogado do mundo e por isto todos me amam e me querem como procurador, procure um psicólogo ou psicanalista. Seu caso é grave.

O seu cliente deve ser resultado das suas escolhas e de seus objetivos. Se ele for ao acaso, seu destino como escritório e profissão também será ao acaso.

E o que fazer para mudar esta realidade?

Comemorar o dia do cliente pensando em quem são os atuais clientes? O que tenho feito para cativar estes clientes? Como tenho buscado captar novos clientes deste mesmo ramo/tipo/área/produto?

Sem compreender os meandros do próprio escritório não temos como evoluir para crescer. O caminho começa compreendendo o que foi feito até aqui e que pode ser feito daqui pra frente.

E como fazer?

Primeiro entenda o que o seu escritório faz. Inicie por pessoa física ou jurídica. Depois áreas de atuação. Depois dentro das áreas os principais produtos e quem são o público alvo.

Após estas definições, começa a compreensão do que deve ser feito. Numa primeira análise verifique o que pode ser ofertado a atuais clientes. Depois, como expandir para novos clientes das mesmas áreas/produtos/negócios.

E somente com este trabalho realizado inicie com outros produtos/áreas/negócios.

Não perca a oportunidade de encantar o atual cliente com novidades e novos negócios.

Esteja sempre presente no cliente de hoje para estabelecer os negócios de amanhã.

Marketing jurídico inicia e finaliza com o mesmo foco: Relacionamento.

E o que é o cliente para a advocacia? Simplesmente tudo.

Advocacia não são processos judiciais. Muito menos processo eletrônico. Muito menos tecnologia.

Advocacia é a gestão do cliente para atingir os objetivos pelos quais foi o advogado contratado. Portanto, advogar é empreender conhecimento, gestão, tecnologia, processo judicial eletrônico entre outros como meio de solução dos objetivos do seu cliente.

E nem sempre o processo judicial é o foco. Lembre-se da arbitragem, mediação, negociação, negócios, entre outras possibilidades sem depender do judiciário que a advocacia é relevante.

Dia do cliente. Que cliente? O seu cliente. Aquele que além de pagar as contas é responsável pela advocacia em si, por dar o problema e encontrar em você advogado, a busca da solução para ele.

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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