Meio ambiente como princípio geral da atividade econômica

Leia nesta página:

MEIO AMBIENTE COMO PRINCÍPIO GERAL DA ATIVIDADE ECONÔMICA A atual sociedade brasileira tem sua atividade econômica disciplinada pela Constituição Federal, Titulo VIII, “da ordem econômica....

A atual sociedade brasileira tem sua atividade econômica disciplinada pela Constituição Federal, Titulo VIII, “da ordem econômica e financeira”, nos artigos 170 a 192. No passado próximo, a preocupação com o meio ambiente era vista com um aspecto econômico, tendo como prioridade a aceleração o crescimento e o desenvolvimento a todo custo, não observando métodos destrutivos do meio ambiente, nem dando maior importância para essa situação.

Com a Constituição Federal, ouve um reconhecimento maior para o meio ambiente. A luta pela defesa de um meio ambiente sustentável já acontece desde décadas atrás. Tal luta, ganhou impulso a partir das conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente, encontro realizado em 1972 mundialmente, na Suécia, do qual resultou a Declaração de Estocolmo. Já no Brasil, os primeiros sinais de saturação dos recursos naturais, ocorreram na década de 80, levantando a preocupação dos estudiosos e das pessoas que diretamente mantinham contato com o meio ambiente.

A Constituição introduziu regras e princípios ambientais modernos no cenário internacional. Dentre vários aspectos positivos, a defesa do meio ambiente passou a ser concebida como um dos princípios norteadores da ordem constitucional econômica, como consagra o artigo 170:

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos a existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

...

VI – Defesa do meio ambiente.

Com isso, o meio ambiente passou a ter uma segurança maior, bem como uma proteção maior, vislumbrando como um princípio inerente à ordem econômica, conforme menciona a lição de Eros Grau:

O princípio da defesa do meio ambiente conforma a ordem econômica (mundo do ser), informando substancialmente os princípios da garantia do desenvolvimento e do pleno emprego. Além de objetivo, em si, é instrumento necessário – e indispensável – à realização do fim dessa ordem, o de assegurar a todos existência digna. Nutre também, ademais, os ditames da justiça social. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo – diz o art. 225, caput.

A inclusão do meio ambiente no capítulo da Ordem Econômica – além de ser previsto no artigo 225 da Constituição- tem relação direta com o princípio do desenvolvimento sustentável.

O princípio do desenvolvimento sustentável, é um ponto relativamente principal para a compreensão do Direito Ambiental contemporâneo, significando que as atividades a serem desenvolvidas pelos agentes econômicos, não podem resultar em danos que comprometam o desenvolvimento ambiental, bem como, a atividade ambiental sustentável.

A inserção do meio ambiente como princípio da ordem econômica, é um ato com prudência entre a livre iniciativa e o dever de cuidar/manter o meio ambiente equilibrado.

É valido mencionar que a defesa do meio ambiente, definido como um dos princípios da ordem econômica, não objetiva ser obstáculo ao exercício da atividade econômica, mas, certamente, àquela que prejudique e degrade o meio ambiente. Ao analisar essa questão, economia e meio ambiente, DERANI assevera:

“não se trata de um relacionamento em sua origem conflitante, mas apenas dois aspectos da relação entre homem-natureza, frente a imanente necessidade de expansão produtiva da atividade econômica, que se torna apropriativa, onde a natureza passa a ser exclusivamente recurso”.

A partir dessa realidade, podemos afirmar que a ordem econômica não pode ser conceituada como a um entrave à efetivação do estado de bem-estar socioambiental, pois, o poder público tem autonomia de interferir na economia, de uma forma a solucionar os entraves, sem, contudo, estagnar a economia.

A constituinte tem como um de seus objetivos a implementação do desenvolvimento sustentável, logo, basta que analisemos os artigos 225, caput e 170 para cientificar que as práticas econômicas em desacordo, que degrada o meio ambiente, não são admitidas no Brasil, dando mais ênfase no Princípio da defesa do meio ambiente.

O Estado torna-se responsável pela atividade econômica e seu desenvolvimento econômico com suas políticas, sem afetar o meio ambiente, harmonizando ambos interesses. Com isso, estaremos reduzindo os impactos ambientais, preservando o meio ambiente e construindo um mundo melhor para as gerações presentes e futuras.

______________________________

NOTAS

1 Aluno de 9º semestre do Curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará  -  FAP. 

2Aluno de 9º semestre do Curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará -  FAP. 

3Aluno de 9º semestre do Curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará -  FAP. 

Referência bibliográfica

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 8ª ed. São Paulo: Malheiros. 2005. p. 219.

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. São Paulo: Max Limonad, 2001.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Leonardo Castro Uchoa

Aluno de 7º semestre do Curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará - FAP.

Tarciso de Oliveira

aluno do 9º semestre de Direito. Faculdade Paraíso do Ceará

Brunno Yárlley

Aluno de 9º semestre do Curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará - FAP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos