Como são as avaliações de capacidade cível e civil específica?

15/09/2015 às 16:45
Leia nesta página:

Lei nº 10.406/2002, Capacidade Cível, Capacidade de Discernimento, Perito Psiquiatra Forense, Psiquiatra Forense, Psicólogo Jurídico.

Familiares e operadores do direito muitas vezes solicitam que psiquiatras forenses entendam e avaliem tecnicamente atos já realizados por indivíduos que estão adoecidos ao tempo da avaliação pericial da capacidade mental ou que já morreram. Na verdade, o que precisa ser esclarecido é qual a capacidade civil do avaliando no momento passado que ele realizou seu ato jurídico.

A incapacidade superveniente do testador, ou seja, depois de assinado um documento não invalida se for, por exemplo, um Testamento. Deste modo, também, o Testamento do incapaz não se valida com a superveniência de sua capacidade.

Há recomendação que sempre que um indivíduo decidir fazer um Testamento realizar um Exame de Sanidade Mental e anexá-lo para melhor validar este documento. Esta avaliação deve ser feita por Psiquiatra Forense habilitado.

Ao investigar o pleno discernimento de um Avaliando / Periciando para testar ou doar, através de exame psiquiátrico forense detalhado com ou sem exames complementares, deve-se pesquisar variáveis objetivas e subjetivas.

Variáveis objetivas são exemplares o conhecimento do patrimônio próprio tanto em termos absolutos como flutuantes, de seu valor e de quem são seus herdeiros necessários que vão ser beneficiados independente do conteúdo do Testamento.

Uma variável subjetiva notória é a coerência biográfica do ato, ou seja, se esta decisão que esta sendo tomada pelo periciando / avaliando tem coerência com o comportamento longitudinal do testador / doador. A percepção do perito ou assistente técnico psiquiatra forense que existem incompatibilidades lógicas claras entre o passado do testador e a atitude atual faz aumentar a atenção na avaliação.

Um incapaz na esfera civil pode contrair matrimônio, desde que compreenda o significado do ato e que manifeste com clareza sua concordância de modo a não suscitar questionamentos posteriores. No entanto, cônjuge que casar com doente mental grave ignorando essa circunstância, por não ter entendido a gravidade ou não ter tomado ciência da presença desta morbidade mental, poderá pleitear a anulação desse ato de matrimonio, se a doença mental tornar insuportável a vida em comum.

A incapacidade laboral ou de trabalho produtivo decorrente de transtorno mental restringe-se a esse aspecto da vida trabalhista do Avaliando / Periciando, não implicando necessariamente em incapacidade para os atos da vida civil como votar, comprar, vender e fazer testamento.

Na avaliação da aptidão mental para dirigir veículo automotor, são variáveis importantes à cognição que são as capacidades mentais superiores, a integridade a velocidade dos reflexos e a capacidade de atenção em suas diferentes modalidades.

Como em todos os conteúdos elaborados em matéria de psiquiatria forense é comum nestes casos a participação de um perito e dois assistentes técnicos.

A avaliação da capacidade civil ou avaliação da capacidade civil específica é realizada por psiquiatra forense que pode ter auxílio de psicólogo jurídico. As entrevistas médicas focais podem precisar de mais de um encontro entre avaliador e avaliado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Hewdy Lobo

Psiquiatra Forense atuando como Assistente Técnico - São Paulo (SP). Médico Psiquiatra Forense para atuação como Assistente Técnico em necessidades advocatícias que abordem avaliação da Sanidade Mental em Processos Cíveis, Trabalhistas, Penais, Família e Saúde.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos