A importância e eficiência do empreendedorismo são evidentes nos dias de hoje. A forma de gerir negócios se adaptou à inovação dos meios tecnológicos e influenciou as mudanças necessárias para quem deseja crescer no mercado de trabalho. O empreendedorismo pode ser definido como uma gestão dedicada ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação e gerenciamento que identifica oportunidades e as transforma em situações reais de sucesso, promovendo desenvolvimento econômico e social. O conceito de empreendedorismo implica ainda na ideia de sustentabilidade e atinge não só indivíduos, mas também cidades, regiões e países.
O empreendedor compreendeu que, embora os riscos fossem grandes, as conquistas poderiam ser maiores ainda, pois ele é o profissional que percorre caminhos desconhecidos, inicia algo inovador, percebe o que ninguém mais percebeu e realiza, antes de seus concorrentes, as suas perspectivas e visões, ou seja: ser empreendedor é imaginar, desenvolver e transformar a sua criatividade e imaginação em realidade.
Nesse sentido, a adequação da advocacia a essa maneira inovadora de gerenciar os negócios é necessária e pode ajudar jovens advogados a alavancar a sua carreira. O empreendedorismo auxilia o profissional a pensar de forma estratégica, mostrando a ele o que pode ser feito para melhorar e quais as ferramentas podem ou não ser úteis no árduo caminho que leva ao sucesso. Além disso, estar atualizado e saber exatamente como o seu escritório está sendo gerido ajuda a resolver os seus próprios problemas e proporciona melhores resultados e conquistas no mundo dos negócios.
Por que advogados têm dificuldades de gerir seus negócios?
A legislação define que a advocacia não é uma atividade mercantil, no entanto, para exercer a profissão, como em qualquer outro setor do mercado, o advogado deve gerir seu próprio negócio e para isso precisa saber como isso deve ser feito.
O problema é que a formação acadêmica não prepara o profissional para encarar essa realidade do mercado de trabalho. Desta forma, o que muitos advogados não aprendem e têm problema em compreender é que os escritórios de advocacia também são empresas e devem possuir a estrutura e os projetos, dadas as devidas proporções, de uma grande corporação. Ao definir-se como um simples escritório de advocacia, o profissional fica a mercê do mercado e só o que tem a fazer é esperar que o cliente bata a sua porta com um caso em mãos pronto para ser resolvido.
Se o advogado não estruturar seu escritório e encontrar seus pontos fortes e fracos, além de e estabelecer suas metas, o seu negócio não irá prosperar. Tais apontamentos só são obtidos quando há organização e gerencia no formato empresarial e estratégico.
Além disso, muitos profissionais dão foco apenas ao seu trabalho operacional, atendendo clientes, estudando a legislação, ou seja, passam tempo demais tentando resolver as situações de trabalho do dia-a-dia e acabam abandonando a administração e o planejamento do seu escritório, parte fundamental para a sobrevivência de seu negócio. Os tempos são outros e adaptar-se ao mercado, aprendendo a lidar com as novas situações apresentadas por ele são fatores essenciais para obter sucesso no gerenciamento dos negócios e, sem dúvida, determinam quem segue e quem fica pelo caminho.
A importância e as vantagens de empreender na advocacia
Aplicar um pensamento empreendedor ao negócio pode ser uma tarefa bem simples, tudo depende de quão determinado e focado o profissional está para que as coisas deem certo, pois empreender oferece crescimento e aprendizado, que convenhamos, nunca é demais. A importância do empreendedorismo é comprovada por diversos fatores, tais como a sua participação no desenvolvimento de uma economia, seja no âmbito regional, estadual, nacional ou internacional, a responsabilidade social e econômica criada por ela, devido à geração de empregos e ao comprometimento que o empreendedorismo possui com o desenvolvimento social neste novo formato de gerir negócios, além da filosofia de sustentabilidade empregada pelos empreendedores, em atitudes focadas na proteção ao meio ambiente, implantando medidas que prezem pela qualidade de vida das pessoas, por exemplo.
Para ilustrar algumas atitudes que podem ser tomadas e a importância de cada uma delas, é importante mencionarmos alguns dos pilares básicos de uma gestão mais completa para quem deseja implementar a filosofia do empreendedorismo ao seu negócio: o marketing jurídico, a gestão de pessoas, a produção jurídica e a gestão financeira.
A partir das premissas dessas grandes áreas, o advogado consegue tomar atitudes e agir de forma empreendedora, ou seja, se colocar no lugar de seus clientes, define o seu perfil, compreende as suas necessidades, sabe o que ele busca e o que ele espera do seu serviço. Só assim o advogado poderá estabelecer quem é o seu alvo e qual a forma de chegar até ele da melhor maneira possível.
Outro passo fundamental para o empreendedor de primeira viagem é conhecer o próprio negócio, saber como devem ser aproveitadas as informações disponíveis e quais as formas de melhorar o que não anda tão bem. Identificando seus principais erros e acertos, o profissional consegue estabelecer uma estratégia e planejar o que deve ser feito para eliminar os erros e multiplicar os acertos. Portanto, procure buscar conteúdo e aprimoramento, não importa a sua experiência ou formação acadêmica, mantenha-se atualizado e em constante aprendizado, pois isso só acrescenta ao seu negócio. Aprender diariamente pode criar um diferencial e ajuda a encontrar mais facilmente as atitudes necessárias para promover a mudança que o empreendedor tanto deseja.