[1] Comorbidades: Designação de duplo diagnostico. Corresponde a associação de pelo menos duas patologias num mesmo paciente. As comorbidades relacionadas à obesidade são: hipertensão, diabetes, dentre outras.
[2] Vênus de Willendorf: Hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta com 11,1cm de altura representando estilisticamente uma mulher. Os arqueólogos denominaram as estatuetas femininas de vênus, acreditando que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré-histórico.
[3] HIPÓGRATES, 460 a.C
[4] PLATÃO apud FOZ, Mario, 2006
[5] SEGALLA, Juliana I. S. da Fonseca. 2009. p.573
[6] GILMAN, Sander L., 2004. p.329-353
[7] AVICENNA, 1020
[8] Aetius Amideus ou Aécio de Amida: Médico grego nascido em Amida, Mesopotâmia, próximo de Tigres, e estudou medicina em Alexandria, onde desenvolveu adiantados estudos sobre ginecologia e câncer de mama e escreveu uma histórica enciclopédia médica de 16 livros, essencialmente uma coleção de conhecimentos de medicina até então e não suas ideias como um médico.
[9] SHAKESPEARE, Willian. Julius Caesar. Act 1, Scene 2, Page 8. 1599
[10] DRYDEN, John. The maiden queen. 1667
[11] Obesidade androide (obesidade alta, central ou troncular) é de ocorrência predominantemente masculina. Este tipo de obesidade é representado pelo corpo em formato de uma maça e é considerado a obesidade de maior risco a saúde do doente, pois a gordura se concentra na região abdominal, o que pode levar o enfermo a complicações cardiovasculares e levando a morte prematura (a morte súbita de Hipócrates). Além da morte, a obesidade androide pode levar a outras doenças associadas como diabetes tipo 2, aumento da pressão arterial, síndrome metabólica e trombose.
[12] HUFELAND, Christoph Wilhelm. Textbook of medicine. 1842
[13] Síndrome de Cushing (Hipercortisolismo; Hiperadrenocortisolismo; Excesso de Glicocorticoides) é o conjunto de sinais e sintomas do excesso de cortisona (um dos hormônios produzidos pela glândula suprarrenal). Esse excesso hormonal pode ser provocado por hormônios sintéticos (exógenos) ou por doenças envolvendo a glândula suprarrenal e a hipófise (endógenos).
[14] MARAÑÓN, Gregorio. Gordo y flacos. 1926
[15] Síndrome X (Síndrome metabólica ou plurimetabólica) é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes. Ela tem como sabe a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. Doença essa associada à obesidade, em decorrência da má alimentação e ao sedentarismo.
[16] Obesidade ginoide (obesidade baixa, periférica ou gluteofemoral) é de ocorrência predominantemente feminina. Este tipo de obesidade é representado pelo formato do corpo de uma pera, onde os riscos de doenças metabólicas são menores.
[17] DELGADO, Mauricio Godinho. Proteção contra discriminação na relação de emprego. In: RENAULT, Luiz Otávio Linhares. VIANA, Márcio Tulio (coord.). Discriminação: estudos, p. 97
[18] Câmara dos supervisores é o órgão legislativo do governo da cidade e do condado de São Francisco.
[19] Vigilantes do peso é o sistema de perda de peso pelo ProPontos que considera cada alimento ingerido como uma pontuação. Para a perda de peso, a pessoa deve levar em consideração o total de pontuação do dia.
[20] Dieta do Dr. Atkins é a dieta do cardiologista Robert Atkins desenvolvida nos anos 60 e publicada em um livro em 1972 e revisada em 1992. Consiste basicamente na redução drástica da ingestão de carboidratos na alimentação. Com esta mudança, o metabolismo utiliza da gordura corporal como energia ao invés do carboidrato. Com este método, favorece o emagrecimento.
[21] Dieta “South Beach” é uma dieta restritiva, dividida em três fases, onde consiste a 1ª fase na restrição total de diversos alimentos, a 2ª na ingestão de alguns alimentos restrito na fase anterior e a 3ª na manutenção da perda de peso.
[22] Dieta “Sugar Busters” consiste na restrição total de ingestão de açucares, afim de obter uma perda de peso.
[23] South Carolina obesity treatment and management act, Section 1-11-790
[24] Livro Branco do desporto: Este livro branco constitui a principal contribuição da Comissão para o tema do esporte e respectivo papel no cotidiano dos cidadãos europeus. Política para a difusão do esporte em toda a comunidade europeia.
[25] EUROPÉIAS, Comissão das Comunidades. Livro Branco sobre o desporto. P. 3. Bruxelas 2007
[26] Eurobarómetro: é uma série de inquéritos de opiniões públicas realizados regularmente, em nome da comissão europeia, visando abordar uma variedade de questões, relacionadas com todos os estados-membros da U.E.
[27] Eurobarómetro especial (2004): The citizens of European Union and Sports.
[28] Livro Branco sobre problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade
[29] Gastroplastia, ou cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução do estomago: É a cirurgia realizada no obeso mórbido com a finalidade de delimitar a quantidade de alimento ingerido pelo paciente. As intervenções cirúrgicas atuais são de 6 variações:
Balão Intragástrico: É a colocação de um balão, via endoscopia, limitando a ingestão de alimentos no estomago. O balão deve ficar dentro do corpo do paciente por 6 (seis) meses no máximo. É uma forma reversível de cirurgia bariátrica e de menos agressividade;
Banda Gástrica Ajustável: Consiste na colocação de um anel ao redor do estomago, diminuindo a ingestão de alimentos sólidos, e, assim, dando a saciedade mais precocemente. Um cuidado que deve ser tomado é na ingestão de líquidos com altos índices de calorias. É um método cirurgia reversível;
Bypass em Y de Roux: É o método onde se grampeia o estomago, criando um novo estomago com cerca de 50ml, e desvia o intestino, cerca de 2 metros, para se conectar no novo estomago. Método extremamente radical, irreversível e com baixa absorção de vitaminas. Recomenda-se a ingestão de vitaminas pelo resto da vida do paciente.
Cirurgia de Capella: Semelhante ao método de by-pass, porém, além de grampear o estomago, há uma colocação de um anel na entrada do estomago, para não permitir a dilatação da entrada do novo estomago.
Cirurgia de Scopinaro: É uma retirada do estomago, que fica com cerca de 300ml, considerada uma das mais radicais e a mais utilizada nos procedimentos. Irreversível e com grande má absorção dos alimentos são características deste método, além da alta incidência de diarreias e flatulência, caso o paciente tenha ingestão de gorduras.
Cirurgia Vertical ou Sleeve: o estômago do paciente obeso é grampeado em forma de tubo que vai do esôfago até o duodeno. Assim se reduz o estômago em até 80% do seu tamanho. O novo estômago fica com 150 a 250 ml e com a forma parecida com a de um tubo gástrico.
Existe um método moderno, de alto custo e não utilizado pelo SUS, por exemplo. É um método derivado do Scopinaro, chamado Derivação Biliopancreática, é um método em que não há a retirada de parte do estomago, apenas restringindo o estomago, que fica com cerca de 500ml. Cirurgia altamente recomendada para pacientes com super obesidades e hiper obesidades, pois leva a perda de até 90% do peso. Método criado pelo cirurgião Dr. Domene e um diferencial é que é um método totalmente reversível.
[30] Abdominoplastia: É a operação voltada para a retirada do excesso de pele, em ocorrência da gastroplastia, para proporcionar a firmeza e recuperação dos músculos da região abdominal.
[31] CID 10: A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (também conhecida como Classificação Internacional de Doenças – CID 10) é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde. A CID 10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.
[32] CID 10 F32.2: Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos
[33] Síndrome da classe econômica: é um nome popularmente dado à trombose venosa profunda (TVP) e pode afetar qualquer pessoa que viaja sentada por longos períodos de tempo. Inicialmente descrita como um problema relacionado a viagens de avião - daí o seu nome.