Planejamento tributário para microempresas e empresas de pequeno porte

28/10/2015 às 15:15
Leia nesta página:

O presente artigo tem por escopo elucidar questões relacionadas ao Direito Tributário aplicado a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Ao contrário do que se imagina, o planejamento tributário para microempresas e empresas de pequeno porte é de importância vital para sobrevivência das mesmas, vez a gestão tributária tem por objetivo a diminuição da carga tributária que representam grande parte do faturamento das referidas empresas.

A maior dificuldade na atualidade de quem abre uma micro ou pequena empresa, não é somente a carga tributária, mas também o desconhecimento sobre o assunto, quase sempre, o empresário emergente desconhece a sua responsabilidade fiscal.

Embora haja em tese uma simplificação da tributação dessas empresas, a legislação em vigência não isenta estas empresas de outros tantos tributos existentes. Na verdade pouco há de simplificação, sendo certo que em alguns casos, especialmente em relação ao ICMS, a depender do Estado da federação, essas operações são até mais complexas do que aplicadas ao regime ordinário.

Desta maneira, diante de um mercado cada vez mais competitivo, a maior parte das micro e pequenas empresas, com a intenção de se manter, devem procurar benefícios e a diminuição da carga tributária, a fim de que possam aumentar seu ciclo de vida, e é aí que entra o Planejamento Tributário.

O Planejamento Tributário se dá de três maneiras:

1. Atuação Preventiva – a qual possibilita um estudo prévio na tomada de decisões e escolhas mais vantajosas para empresa, buscando meios lícitos de se obter uma maior economia e lucratividade. 2. Atuação Corretiva - que possibilita a correção de anomalias na gestão tributária da empresa, que em regra não possuía atuação preventiva tributária. 3. Atuação Especial – que concerne ocorrência de fatos novos, como aquisição, alienação, processos societários de reestruturação, fusões, etc,

Apesar de pouco difundido o Planejamento Tributário para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, é uma ferramenta que possibilita a competitividades das empresas, vez que viabiliza práticas elisivas bastante eficazes.

Isto porque quando o Planejamento Tributário é acompanhado de um estudo de custos da empresa, contribui para a redução dos tributos antes mesmo da ocorrência do fato gerador, permitindo assim ao empreendimento uma significativa contenção de gastos e em consequência uma maior rentabilidade da empresa.

Nesse passo, as microempresas e as empresas de pequeno porte não devem estar alheias a ações que lhes possam favorecer, notadamente, quanto a economia tributária, principalmente, em razão do grande  número de tributos existentes e da elevada carga tributária suportada pelos empresários no nosso país.  

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Miriam Reis

Advogada no Escritório Melo Rodrigues – Sociedade de Advogados, Graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos