Como fazer o cadastro ambiental rural para evitar penalidades

13/11/2015 às 18:38
Leia nesta página:

Pelo baixa adesão ao programa de Cadastro Ambiental Rural - CAR por parte dos produtores rurais, novo prazo é dado aos proprietários de imóveis rurais e assim evitar sofrer penalidades previstas em lei.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público, gratuito, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Os produtores podem fazer o cadastro nas empresas dos governos estaduais de assistência técnica e extensão rural ou em sindicatos rurais. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651, de 25 de maio de 2012, e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais.

 Tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Quem não fizer o CAR sofrerá alguma penalidade?

A Lei 12.651 estabelece “Quem não o fizer, terá penalidades, como não ter acesso ao crédito rural, ou programas de fomento oferecidos pelos governos federal e estadual, além disso, caso o proprietário/posseiro possua em sua área Reserva Legal ou Áreas de Proteção Permanente (APP) a recuperar, ele estará sujeito às penalidades impostas pela legislação vigente e não gozará de qualquer benefício previsto com o novo Código Florestal e ficará ilegal”. O sistema tem várias travas de segurança e é feito com imagens de satélite em altíssima resolução, o que permite ver quem está recuperando e quem está desmatando.

 Prazo Para Cadastro do Agricultor

Para se inscrever, o produtor rural deve entrar no site do Cadastro Ambiental Rural (http://www.car.gov.br/), o cadastro já vem sendo anunciado desde 2014, mas poucos agricultores tem aderido ao programa,  e o prazo que vencia esse ano foi prorrogado até maio de 2016.

Na hora de preencher o CAR, o produtor tem a opção de aderir ao Programa de Recuperação Ambiental - PRA voluntariamente e regularizar a sua situação ambiental por meio de recuperação, recomposição, regeneração ou compensação com cotas ambientais.

A veracidade das informações inseridas é de inteira responsabilidade do agricultor, que incorrerá em sanções penais e administrativas quando total ou parcialmente falsas, enganosas ou omissas e estarão sujeitas a validação por parte do órgão competente, através de vistorias a campo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Raul B. Junior

Engenheiro Agrônomo, concurseiro, gosta de ajudar as pessoas com dicas e informações sobre concurso público

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos