Cobrança de consulta por advogados:certo ou errado?

15/12/2015 às 17:19
Leia nesta página:

O advogado deve valorizar sua profissão. A cobrança de consulta é o primeiro passo.

Esse tema é bastante contraditório para a maioria dos advogados. E a pergunta é: Devo ou não cobrar consultas?

A cobrança de consulta na advocacia é facultativa, não existindo nenhuma determinação que impeça o advogado de efetuar a cobrança, todavia, a maioria dos advogados pensam ou mesmo dizem: Se cobrar consulta o cliente irá buscar um advogado que não cobre.

Contudo, é sabido que o advogado trabalha com prazos. Por que não cobrar se as consultas acabam levando em média 01 (uma) hora do seu precioso tempo? O tempo na advocacia é de extrema importância, posto que, além dos prazos têm-se também as audiências que raras às vezes acontecem no horário pré-determinado.

Quando vamos ao médico não sabemos o diagnóstico, certo? O médico pergunta quais os sintomas e solicita exames, tendo o paciente que retornar em 30 (trinta) dias com os exames para só então ter um diagnóstico. Caso o paciente não retorne em 30 (trinta) dias, terá que pagar nova consulta.

Na advocacia, a precificação é única. Então porque é taxado como mercantilista o advogado que cobra consulta?  Por que tem que atender, dar a resposta ao cliente e nada cobrar deste, se muitas vezes a consulta se torna eficaz e já é suficiente para o cliente resolver pessoalmente sua pendência? Infelizmente o próprio advogado desvaloriza sua profissão quando não cobra consultas.

É necessário a união dos advogados inscritos na OAB, para que seja determinado um valor a ser cobrado pela classe, ou mesmo, se já houver na Tabela de Honorários do Estado, que esse valor seja seguido com rigor.

O advogado assim como qualquer profissional liberal precisa satisfazer todas as necessidades com custos de escritório, combustível, alimentação, vestuário, entre outros. Afinal, o advogado não é diferente de nenhum profissional liberal. Ele é humano.

Portanto, o primeiro a valorizar o trabalho é o próprio advogado. Desta forma, se não efetuar a cobrança da consulta está desvalorizando seu próprio trabalho.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos