Doação do imposto de renda

17/12/2015 às 12:09
Leia nesta página:

É possível doar o Imposto de Renda a pagar? Como fazer doações dedutíveis?

O que você acha de doar parte do o seu IR a pagar ao invés de destiná-lo ao Governo? Isso nos parece uma boa alternativa frente aos grandes escândalos envolvendo nossos políticos.

Entretanto, não são todas as entidades que podem receber o benefício, as doações incentivadas, somente podem ser destinadas: aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional da criança e do adolescente, que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Fundos Municipais, Estaduais e Nacional do idoso; Projetos aprovados pelo Ministério da Cultura e enquadrados na Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet; Projetos aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional de Cinema –Ancine, e enquadrados na Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual; Projetos aprovados pelo Ministério do Esporte e enquadrados na Lei de Incentivo ao Esporte; e Projetos aprovados pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – Pronas, ou do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - Pronon.

Para realizar as doações dedutíveis, basta fazer a doação aos fundos e projetos incentivados até o dia 31 de dezembro deste ano e informar posteriormente a contribuição na sua Declaração de Ajuste Anual, no ano que vem.

Inobstante, há outra alternativa, que é fazer a doação por meio do próprio programa gerador da declaração de IR/2016, contudo, nessa última opção as doações incentivadas só podem ser destinadas aos Fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É importante registrar que as doações realizadas dentro do ano de referência - 2015, a pessoa física poderá descontar até 6% do IRPF devido na Declaração e a pessoa jurídica poderá deduzir até 1% do IRPJ, porém, no que tange a pessoas jurídicas esse benefício somente se aplica as empresas tributadas pelo Lucro Real.

Como dito acima, para pessoas físicas, o valor destinado será de até 6% do valor a pagar do IR, se a doação for realizada até 31/12/2015, sendo que as entidades beneficiadas devem emitir o comprovante sobre a doação para futura verificação da Receita Federal.

Em caso de opção pela doação direto na sua Declaração de Ajuste Anual aos Fundos da Criança e do Adolescente, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração.

Nesse último caso será emitida duas DARFs para pagamento, uma referente ao IR /2016 e a outra referente a parcela do IR que você doou.

Então não perca tempo, são várias as fundações e projetos que podem ser beneficiados com a sua doação!!!

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Miriam Reis

Advogada no Escritório Melo Rodrigues – Sociedade de Advogados, Graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos