Uma questão de peso: a responsabilidade dos pais e do Estado nos casos de obesidade infantil

Exibindo página 2 de 2
28/12/2015 às 10:10
Leia nesta página:

3.      A obesidade infantil e as responsabilidades do Estado

O Estado também pode ser um dos grandes responsáveis quanto ao problema da obesidade infantil, principalmente, quando se mostra omisso quanto o assunto;   ignorando  princípios, dispositivos constitucionais e instruções do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O princípio da Prioridade Absoluta dispõe que em todo o sistema jurídico os atos administrativos devem ser pensados e analisados em consonância com o Art. 227 da CBRF/88, que elenca “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação”, já o Art. 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente esclarece que:

é dever da família, comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

 Dessa maneira, deve ser garantido com prioridade absoluta pelo Estado o direito a vida e a saúde dessa criança, que são totalmente violados quando a mesma sofre com a obesidade infantil, visto a quantidade exacerbada de doenças que tal problema enseja e, a maneira como a vida plena é depredada.

Outro principio que não é observado pelo Estado quando omisso aos casos de obesidade na infância é o do melhor interesse da criança, segundo Maciel (2011. p. 27), ele é:

orientador tanto para o legislador quanto para o aplicador, determina a primazia das necessidades da criança e do adolescente como critério de lei interpretação da lei, deslinde de conflitos, ou mesmo na elaboração de futuras regras. O melhor interesse não é o que o julgador entende que é melhor para a criança, mas sim o que objetivamente atende a dignidade à sua dignidade como criança, aos seus direitos fundamentais em maior grau possível.

Assim, quando o Estado não assegura objetivamente o melhor interesse dessa criança, que é uma vida plena e saudável, está sendo displicente, pois, deveria garantir politicas públicas eficientes para o combate da obesidade, além de salvaguardar os direitos fundamentais, em especial o da Dignidade da Pessoa Humana que é violado quando o infante sofre com a obesidade e os problemas que ela acarreta na saúde, no psicológico e no pleno desenvolvimento social. O Art. 7 do  Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 explicita que a criança e o adolescente têm direito “ a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”

Já no Art. 11 do ECA/90  é assegurado o atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde,  segundo a OMS , a saúde representa um estado completo de bem estar físico , mental e social, não apenas a ausência de doenças; o direito a saúde é um dos mais importantes que existem.

A ausência de alimentação enseja em problemas gravíssimos a saúde e até a morte, nesse sentido o governo criou programas como o Fome Zero e o Bolsa Família para prevenir a fome e a miséria; sendo a obesidade um problema de alimentação e de saúde, seria possível , por analogia, exigir-se que o Estado também criasse  programas para a prevenção e erradicação da obesidade.

Países como os Estados Unidos, esclarece Harmon (2014), em que o problema da obesidade afeta 1/3 dos adultos e 17% das crianças com mais de cinco anos e adolescentes, já veem tomando atitudes para tentar solucionar a obesidade infantil. Um exemplo é certa lei que obriga a melhoria da qualidade dos alimentos servidos nas escolas; o projeto vai ampliar o número de refeições nas escolas. Embora questões de obesidade infantil e da fome possam parecer contraditórias, "são faces da mesma moeda", diz Jim Mc Govern ao The New York Times. "Alimentos hipercalóricos são mais baratos que os frescos e nutritivos". Aumentar as verbas para as escolas deve ajudar a preparar opções de refeições mais saudáveis para os alunos.

No Brasil a situação já é alarmante e o Estado não toma atitudes ativas visando prevenir e evitar os casos de obesidade, a nossa legislação que trata da instituição dos programas de tratamento e prevenção a obesidade, nelas os procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos não são detalhados, referindo-se somente, em alguns casos, a palestras e folhetos informativos. De modo geral, deixa-se a cargo das Secretarias de Educação, Cultura ou Saúde estabelecerem as atividades que serão realizadas. Segundo, Rigo e Santolin (2012. p. 3), na legislação brasileira:

apenas duas leis sugerem o convite, especificamente, de membros da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Associação Brasileira de Estudos para a Obesidade (ABESO) para a participação na definição de tais procedimentos. Além disso, quinze das leis consultadas foram emitidas para garantir o direito à cirurgia bariátrica, aos medicamentos, à orientação nutricional e ao tratamento. Constata-se, com isso, não só uma grande influência política de certas classes profissionais, mas, principalmente, uma tendência jurídica e social de "instigação ao tratamento[3]  .

Outro aspecto a ser elencado é à falta de regulamentação no marketing e nas propagandas das empresas fabricantes de alimentos com baixo teor nutricional. Essas grandes empresas, na sua grande maioria, vendem alimentos que fazem mal a saúde, permeados de açúcar, sal e corantes; tais marcas, visando apenas o lucro, associam personagens infantis famosos ao alimento ou dão brindes, o que leva ao desejo do consumo por parte das crianças, que são considerados como consumidores hipossuficientes ou vulneráveis. No Brasil, o estudo de Fischer (2005. p. 5) avaliou a veiculação de propagandas durante a programação matutina, vespertina e noturna de três canais abertos, durante 30 dias.

Nesse período, das 840 propagandas de alimentos veiculadas, 47,3% pertenciam ao grupo dos açúcares e doces, seguido por óleos e gorduras (19,3%), pães, cereais, raízes e tubérculos (7,9%), leite e derivados (7,3%) e carnes (1,8%). Grande par­te era direcionada ao público infantil e adolescente. Além disso, não foram registrados anúncios de frutas e vegetais

Inúmeros são os projetos de lei propostos com intuito de coibir a vinculação dessas propagandas e da associação de brindes e brinquedos a alimentos não saudáveis; como os projetos de lei 1096/2011 e 193/2008 que foram aprovados em 18 de dezembro de 2012. Como informa a Assembleia Legislativa Paulista, o primeiro é de autoria do deputado estadual Alex Manente (PPS) e possui o intuito de proibir a venda de alimentos acompanhados de brinquedos ou de brindes no Estado de São Paulo. O segundo, é de autoria do deputado Rui Falcão (PT), visava à regulamentação a publicidade dirigida a crianças de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio, em que nenhuma propaganda do tipo poderia acontecer entre 6h e 21h em rádios ou canais de televisão, e em nenhum horário nas escolas públicas ou privadas, além de proibir a utilização de celebridades ou personagens infantis na comunicação, assim como a associação com brindes ou brinquedos colecionáveis.

No entanto, tais projetos foram vetados pelo governador Geraldo Alckmin, o que apenas demonstra o poderio de tais empresas e a ineficiência do Estado em coibir a obesidade infantil.

O Estado, entretanto, deveria tomar atitudes mais ativas no combate à obesidade, tais como: a fiscalização nas merendas escolares, pois, estas devem ser saudáveis; o incentivo ao consumo de alimentação adequada; além de promover uma nova cultura de educação das crianças para comerem de maneira correta; deve-se incentivar programas de educação física e estimular a prática de esportes nas escolas, parques e praças; coibir a proliferação de propagandas que influenciam o consumo de alimentos calóricos, nada nutritivos e permeados de sódio e açucares e, que são associados a personagens famosos ou dão as crianças brindes ou brinquedos. Dessa maneira, com a prática de políticas públicas eficientes, o Estado pode amenizar e prevenir a endemia da obesidade infantil.


4.      Considerações finais

A obesidade infantil é um fenômeno complexo possuindo inúmeros fatores causadores como; os genéticos, o meio ambiente ao qual a criança está inserida, o comportamento familiar e os psicossociais.

Dessa maneira, faz-se necessário para a sua prevenção e tratamento uma ação integrada entre o Estado, os pais e a sociedade. Não existindo a possibilidade de responsabilizar apenas uma das partes, visto que a obesidade é uma endemia multifatorial.

Para sua prevenção e tratamento os pais devem tomar inúmeras atitudes como: desde o pré-natal a mãe deve ficar atenta aos alimentos ingeridos; o aleitamento também é de suma importância para que essa criança não desenvolva a obesidade; os pais possuem a responsabilidade de incentivar o hábito de uma alimentação saudável, limitando o consumo de alimentos ricos em açucares, sódio e gordura; impedindo que a criança faça suas refeições em frente à televisão ou que ela seja exposta a propagandas de alimentos que causem malefícios a saúde.

Outro aspecto importante é que esses pais devem procurar um estilo de vida mais saudável, prevenindo o ganho excessivo de peso e incentivando a prática de atividades físicas.  Quando o quadro de obesidade já estiver sido instalado, os genitores são responsáveis por buscar tratamento médico para essa criança, cumprindo as orientações dos nutricionistas e pediatras.

Já o Estado deve tomar atitudes como: incentivar a prática de atividades físicas, controlar os alimentos distribuídos nas escolas, instaurar programas eficientes para a prevenção da obesidade, inspecionar as propagandas de alimentos vinculados ao consumo infantil, impedir associação de brinquedos e brindes a alimentos prejudiciais a saúde, investir no tratamento da obesidade , entre outras possíveis modos de prevenção e erradicação desse problema tão grave.

É cada vez maior o número de crianças obesas no mundo, sendo esta considerada como uma das maiores endemias do século XXI pode causar consequências imediatas e irreversíveis; portanto, para que ocorra a sua prevenção e tratamento deve o Estado, os pais e a sociedade atuarem no seu combate de maneira integrada e participativa unindo esforços para diminuir os dados alarmantes de tal questão.


Referencias bibliográficas

ARAUJO, Clarissa Queiroz Bezerra de. Obesidade infantil versus modernização: uma revisão da literatura. Revista Tema, v. 8, n. 12, 2009. Disponível em : < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-05822013000200006&script=sci_arttext > Acessado em: 19 de abril de 2014.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do BrasilBrasília: Senado, 1988.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BRASIL. Código civil, 2002. Código civil. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CASTRO, Fernando. “Se ela morrer, não adianta a guarda', lamenta pai de menina obesa do PR ”. Portal G1. 2012 . Disponível em : < http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/08/se-ela-morrer-nao-adianta-guarda-lamenta-pai-de-menina-obesa-do-pr.html > Acessado em: 20 de abril de 2014.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 5 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

FARIAS, Cristiano Chaves de, ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Lumên Juris, 2010.

FISCHER, Rosa Maria Bueno . Mídia e juventude: experiências do público e do privado na cultura. Cadernos Cedes, v. 25, n. 65, 2005. Disponível em : < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n65/a04v2565.pdf > Acessado em : 15 de abril de 2014.

GOMES, Ana Lídia Garcia. OBESIDADE INFANTIL: Uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro.  Disponível em : < http://paginas.uepa.br/ccbs/edfisica/files/2013.1/ANA_LIDIA_GOMES.pdf  >  Acessado em : 10 de abril de 2014.

HARNON , Katherine. Lei obriga melhoria de alimentos nas escolas americanas. Scientific American Brasil. Disponível em: <  http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/lei_obriga_melhoria_de_alimentos_nas_escolas_americanas.html > Acessado em: 19 de abril de 2014.

LÔBO, Paulo. Famílias. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

LEÃO, Ennio et al. Pediatria ambulatorial5. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2013.

LISBOA , Roberto Sinese. Manual de Direito Civil. Direito de famílias e de sucessões. 3ª Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade.  Curso de Direito da Criança e do Adolescente - 5ª ed. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2011.

MARCONDES, Eduardo. Pediatria básica: pediatria Clínica Geral, tomo II- 9 ed. São Paulo: SARVIER; 2003.

MENDES, Marcelo José Fernandes de Lima. Associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes e seus pais. Revista Brasileira de Saúde Materna e Infantil, v. 6 , 2006. Suplemento 1. Disponível em :  < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292006000500007 > Acessado em : 18 de abril de 2014

MELLO, Elza de. LUFT, Vivian. Meyer, Flávia. Obesidade infantil: como podemos ser eficazes? . Rio de Janeiro, Revista de Pediatria,  Vol. 80, Nº3, 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n3/v80n3a04 > Acessado em: 13 de abril de 2014.

 OMS.  Obesidad y sobrepeso. Nota descritiva N°311. Maio de 2012.

RIGO, Luiz Carlos; BARBOSA, Cezar Santolin. Combate à obesidade: uma análise da legislação brasileira Movimento, vol. 18, núm. 2, abril-junho, 2012. Escola de Educação. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115323638012 > Acessado em : 13 de abril de 2014.

SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo, 14ª ed., São Paulo, Malheiros.

SILVA, António José. Obesidade Infantil. Montes Claros: CGB Artes Gráficas, 2007.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical status: the use and interpretation of an­ thropometry. Technical Report Serie 854. Geneva: WHO, 1995. Disponível em: <  http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a12v15s2 . Acessado em: 17 de abril de 2014.


[1] Acadêmica do quinto período matutino do curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho. Integrante  do Programa Especial de Tutoria (PET)   , tutora do Programa de Tutoria Acadêmica (PROTASA)   , participa do Projeto Consumidor Consciente, do Grupo de Estudos “Observatório Jurisprudencial” e do Programa Oficina de Prática Jurídica. 

E-mail : [email protected] .

{C}[2]{C} Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas praticados por um único  indivíduo ou por um grupo . Sobre o bullying,  Gomes (2013 ), elenca que seus efeitos na vida das crianças são negativos, tornando-as deprimidas, antissociais, tendendo a não se relacionar bem com os demais, e em casos extremos, chegam a desenvolver patologias psicológicas mais graves, que acabam levando-as a atitudes de extrema violência.

[3] Leis 3.666/02; 3.519/06 (JUSBRASIL, 2011).

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Betânia Gusmão Mendes

Advogada sócia do escritório Mota & Gusmão. Graduada em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho, Montes Claros- MG.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos