Desenvolvimento social e terceira idade

22/01/2016 às 18:09
Leia nesta página:

O avanço da tecnologia e as novas descobertas da medicina e da indústria farmacêutica permitiram que a expectativa de vida do ser humano aumentasse. Atualmente, a média de idade das pessoas é mais alta se comparada às outras décadas, de modo que elas vivem mais. Contudo, com essa novidade surgem questões que merecem sérias reflexões, competindo à sociedade, em parceria com o poder público, debatê-las.

A primeira grande questão está relacionada à previdência. Com a sociedade tornando-se cada vez mais envelhecida, crescem também os números de aposentados e pensionistas do sistema previdenciário. Assim, com menos pessoas entrando no mercado de trabalho, há risco de um colapso, pois a previdência acaba arrecadando menos do que paga aos benificiários e, com o passar do tempo, os números tornam-se deficitários, o que pode gerar a falência do sistema.

A renda desses aposentados tem importância para a economia brasileira. O dinheiro que esse público recebe é o responsável pelo aquecimento da economia, principalmente nas regiões mais afastadas, onde há menor oferta de empregos formais. Inclusive, levantamentos feitos por instituições como o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – indicam que boa parte dos aposentados usa esses recursos para o sustento da família. Além disso, os números de instituições financeiras que direcionam linhas de crédito para esse segmento aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Por essa razão, os assuntos que envolvem a previdência social têm ganhado mais espaço no Congresso Nacional, nas pautas da presidência e na sociedade. Com as mudanças que vêm ocorrendo no modo de vida, é preciso repensar o sistema previdenciário. Essa razão força a tramitação de projetos de lei para que surjam alterações na legislação previdenciária. A primeira delas, sempre em evidência, está condicionada ao tempo mínimo de contribuição e a idade mínima para receber o benefício, que atualmente é de no mínimo 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para as mulheres.

No entanto, não apenas no âmbito da previdência encontram-se as questões a serem pensadas. A saúde passa ser um item que merece atenção especial. Com a população envelhecida, será necessária a formação de mais profissionais da área médica para poder oferecer um atendimento adequado a essas pessoas. Estima-se que, no Brasil, o número de geriatras, médicos especializados em idosos, é abaixo do ideal. A ampliação dos acompanhamentos gerontológicos permitirá que patologias sejam descobertas em tempo de serem tratadas, oferecendo mais qualidade de vida aos assistidos.

Ainda nessa perspectiva, em 2003 foi promulgada a Lei 10.741 que ficou conhecida como “Estatuto do Idoso”. De acordo com a norma, sua finalidade é a de regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Tal redação vigora no Artigo 1 da referida lei. Na aludida legislação estão previstos os direitos constitucionais inerentes à dignidade humana e outros relacionados à saúde especializada, educação, cultura e lazer, previdência e assistência sociais, além da gratuidade do transporte e habitação.

A lei ainda prevê mecanismos que estabelecem responsabilidades e deveres imputados aos familiares, ao Estado e à própria sociedade em relação ao idoso. Essa perspectiva vai ao encontro do que a Lei 8.842 de 1994 já apregoava. A norma trata das políticas públicas voltadas para a chamada melhor idade, que podem ser desenvolvidas por instituições governamentais ou não governamentais, porém, dentro dos parâmetros que a legislação estabelece. E, finalmente, tramitava no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6920/10, transformado na Lei Ordinária 13228/2015, que aventa sobre a duplicação da pena do crime de estelionato (Artigo 171 do Código Penal), quando praticado contra idosos. A alteração visa proteger o idoso, que muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade.

Tais medidas protetivas são importantes. Na proporção que a sociedade torna-se longeva, crescem o número de idosos que exercem a cidadania. São homens e mulheres que buscam serviços especializados em diversas áreas: academias, clínicas de saúde e estética, agências de turismo, cursos, entre outras. Esse fato despertou o interesse de muitos empresários nos últimos anos, levando-os a desenvolverem empreendimentos destinados a atender esse nicho, que vem crescendo significativamente. Segundo representantes do setor, os idosos já representam quase 40% da procura por pacotes turísticos e em instituições que oferecem cursos livres.

Além desses casos, esses institutos legais devem, sobretudo, proteger aqueles que são vítimas de maus tratos por parte de familiares ou pessoas próximas, e que não têm condições de se defenderem. O Estatuto do Idoso, em seu Artigo 19, aborda essa questão, prevendo as diretrizes que devem ser tomadas pelos familiares, agentes públicos e demais autoridades diante desses casos.

Enfim, a qualidade de vida deve caminhar na proporção do aumento dos anos de vida. Essa realidade, possibilitada pelas novidades da ciência e da tecnologia, deve ser fundamentada na ética e em regras que vão ao encontro da nova realidade social. O direito a uma vida justa deve prevalecer nesse novo contexto. Os interesses econômicos por trás de tudo isso não podem suplantar a dignidade desse grupo, cabendo ao Estado e à sociedade a defesa dos seus interesses. Afinal de contas, promover condições de vida decentes aos mais velhos é indispensável.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ernesto Thurmann

Bacharel em direito, advogado. Formado em administração de empresa, especialista em marketing e em gestão de negócios, áreas em que atuou como docente.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Texto publicado originalmente em "Jornal Hora Exata" em 18/12/2015.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos