Seis dicas para o jovem advogado falar bem

24/01/2016 às 20:25
Leia nesta página:

Você se sente preparado para falar com qualquer um? Em qualquer situação?Dicas simples para tornar confortável e eficiente o meio de comunicação mais exigido do Advogado: a fala.

O jovem advogado sai da graduação e entra no mercado cheio de confiança, com o ego inflado pela formação superior e pela aprovação no exame da Ordem dos Advogados, mas basta a primeira semana de trabalho para que toda essa confiança seja colocada à prova ao ser o jovem iniciante destacado para falar ao telefone, ou o pesadelo de muitos: falar com pessoas desconhecidas no atendimento pessoal.

 Mas como falar bem? Isso pode ser treinado?

Antes de mais nada jovem colega, você deve saber (caso ainda não tenham te avisado) que existe uma imagem idealizada pelos clientes e pela sociedade em geral, na qual o Advogado é um ser culto, bem sucedido, que escreve e fala com desenvoltura. Sobre a redação falarei depois, hoje vamos nos concentrar apenas no quesito falar bem.

Falar, convencer, argumentar, recitar, explicar, dialogar: atividades rotineiras no trabalho de um Advogado e que exige o domínio de uma competência não ensinada durante o curso. Claro, nenhum Advogado tem o dever de ser "o" orador, a personificação de Rui Barbosa, mas lembre-se jovem colega: as pessoas esperam isso de você.

Não basta apenas o conhecimento técnico, é necessário a habilidade de expor esse conhecimento aos mais diferentes públicos nas mais diversas situações.

Então aqui vão pequenas e importantes dicas que trabalharemos sempre neste blog, para que você se desenvolva o mais rápido possível em sua carreira:

  1. Grave a si mesmo:  Muitas pessoas saem da faculdade sem ter a mais remota ideia de como é seu tom de voz, sua postura ao falar, tiques, sotaques e vícios de linguagem. Muito fácil: um celular, notebook, todos possuem câmeras. Escolha um texto conhecido e leia-o para a câmera, e depois se auto avalie, Gostou de sua voz, do tom, da maciez, da dicção? não dá para melhorar sem ter conhecimento de sua atual situação.
  2. Treine sempre: o bem falar assim como qualquer outra habilidade pode e deve ser treinada. Leia bastante, recite trechos em voz alta, grave seu progresso. Tenha atenção na pronúncia de cada letra e palavra.
  3. Não improvise: Até que se tenha um pleno domínio desta competência, só fale em público de um assunto conhecido, ou algo que você estudou de antemão. Isso te dará maior segurança ao falar, conhecimento gera segurança, e seus interlocutores perceberão seu profissionalismo e conhecimento.
  4. Gírias jamais! Simples assim. O Advogado infelizmente nunca se despe do ofício (falarei sobre isso em outra publicação), e seu modo de falar dirá muito sobre você. Sendo um jovem Advogado, a barreira inicial da desconfiança (pela pouca idade) deve ser vencida de imediato pelo modo de falar. Gírias podem transmitir a impressão de imaturidade ao seu cliente, e certamente você não quer isso.
  5. Seja cortês e educado: por incrível que possa parecer, já vi muitos colegas de profissão que desconhecem o significado dessas duas palavras. Inicie seus diálogos com as fórmulas de educação e cortesia já conhecidas: "Bom dia, em que posso lhe ser útil?" "Sente-se e fique à vontade, posso ajudar em algo?". Importante: jamais finja cortesia e educação.  Ela deve ser sincera, se ainda não consegue, treine mais, mas não finja! Caso esteja em um mau dia, ninguém tem nada a ver com isso, você é Advogado, pago para resolver problemas (É assim que as pessoas te enxergam...).
  6. Olhe nos olhos de seu interlocutor: sempre olhe nos olhos da pessoa com quem você conversa. Não importa quantas mensagens tenham chegado neste exato momento no WhatsApp, deixe para depois. O ditado é antigo: "os olhos são a janela para a alma". Quer transmitir segurança: olhe nos olhos enquanto fala. Quer transmitir respeito: olhe nos olhos enquanto ouve.

Isso não é tudo, mas é necessário começar por algum lugar. Essa pequenas dicas irão certamente fazer você Jovem Advogado a conhecer melhor essa que é uma das mais importantes habilidades exigidas do Advogado, e que ninguém te ensinou na faculdade.

Até a próxima com mais dicas para advogar melhor!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Gonçalves da Silva

Advogado Previdenciário.Especialista em Docência no Ensino Superior.Colunista do Portal Educação e da Jus Navigandi

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos