Da necessidade de intimação pessoal do autor para extinção do processo por abandono da causa

21/02/2016 às 10:22
Leia nesta página:

Breve exposição sobre os delineamentos legais próprios afeitos à matéria da extinção do processo, sem julgamento de mérito, por abandono da causa.

Inicialmente, vale considerar que, uma vez recebida a petição inicial, o juiz não pode extinguir o processo, por abandono da causa, sem antes determinar a intimação pessoal da parte interessada para atender a ordem judicial.

Conforme estabelece o ordenamento jurídico vigente e o posicionamento firmado pelos tribunais, não há que se falar em inércia do demandante capaz de provocar a extinção do feito, sem que haja sua intimação pessoal e de seu advogado para que, querendo, possam dar prosseguimento no feito.

Frise-se, para caracterizar o abandono da causa, apto a ensejar a extinção do feito sem resolução de mérito, obrigatória a intimação pessoal da parte autora, para, querendo, dar prosseguimento ao processo, tudo isso nos termos claros do artigo 267, III, §1º, do Código de Processo Civil.

Ou seja, não havendo a intimação pessoal do autor, o que, nesse caso, é ato imprescindível para certificar à inércia da parte, não há que se falar em extinção do processo.

Não se pode decidir pela extinção do feito, aduzindo-se abandono da causa, se não há nos autos provas da intimação pessoal do autor, com o fim de dar andamento no feito, tomando as providências cabíveis, de acordo com a proporcionalidade e equidade do mandamento legal previsto no Código de Processo Civil.

Consequentemente, uma vez já realizada a citação no processo, o feito toma desenvoltura peculiar. Isso porque, conforme a Súmula 240 do Superior Tribunal de Justiça: “A extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu”.

Cumpre ressaltar então que, uma vez citado, o réu tem de ser intimado para se manifestar sobre a extinção do feito, já que o desfecho dele também é afeito ao seu interesse, não podendo, nesse caso, o juiz, de ofício, extinguir o processo, sem julgamento do mérito, devido ao abandono da causa pelo autor.

Em conformidade com os argumentos elencados, com o entendimento estratificado pelos Tribunais, bem como com a filosofia atual de que o processo é um simples instrumento para a realização do direito e resguardo da paz e estabilidade social, infere-se que a decisão jurisdicional que extingue o feito, sem julgamento de mérito, por abandono da causa, sem a intimação pessoal da parte autora ou, sendo o caso, de requerimento da parte contrária, carece de respaldo fático e jurídico.

Ademais, muitas vezes, é preciso salientar, a natureza da causa por si só indica que o demandante não tem intenção de dilatar o processo ou abandoná-lo; muito ao contrário, está a procura de alguma forma de receber a satisfação judicial, não podendo ser punido ainda mais com a extinção do feito.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos