Hoje no Café - Rua Pedro Fioretti, Osasco SP - onde faço minha primeira refeição escutei a seguinte conversa entre um rapaz e uma médica tucana com a qual não converso desde que o PSDB enveredou pelo golpe de estado.
Ambos conversavam sobre a utilidade do WhatsApp. O rapaz disse à médica que:
“Fiquei sabendo pelo WhatsApp que a Microencefalia não é causada pelo Aedes Aegypti e sim por uma vacina vencida ou estragada que foi distribuída pelo Ministério da Saúde. A pessoa que fez a denuncia trabalha na área de saúde e perdeu o emprego porque divulgou o segredo escondido pelo governo. O Aedes Aegypti é um mosquito do bem e não transmite a Microencefalia. Em São Paulo o mosquito só transmite a Dengue e nenhuma criança nasceu sem cérebro.
O governo distribuiu uma vacina vencida ou estragada que causou a Microencefalia e esta acobertando sua culpa com ajuda da imprensa. Mas no WhatsApp a verdade está sendo contada.”
A médica tucana que estava tomando Café e escutando a história não fez qualquer comentário científico sobre a questão. Ela provavelmente sabe que o boato é maldoso e sem fundamento, mas como odeia Dilma Rousseff deve ter percebido a utilidade política da informação distorcida.
É evidente que estamos diante de mais uma campanha maldosa de desinformação. O boato espalhado no WhatsApp nega todas as informações científicas divulgadas pela imprensa sobre as relações entre Microencefalia e Zika transmitida pelo Aedes Aegypti. O nome da fonte é omitido. O boato não explica o caso de Microencefalia no litoral paulista e os que estão ocorrendo na Colômbia e nos EUA:
A forma do rapaz de expressar sugere que ele é apenas um operário qualificado. Uma vítima do boato. O mesmo não se pode dizer da médica tucana que escutava as informações distorcidas e ficou calada.
Ao chegar ao escritório enviei a seguinte mensagem pelo Twitter às autoridades referidas no boato:
"Fábio O. Ribeiro @FabioORibeiro 8m8 minutes ago
Boato no WhatsApp me contato hoje num Café.
Microcefalia: a causa não é mosquito Aedes e sim a vacina distribuída por @dilmabr e @minsaude!"
Os inventores deste novo boato apostam no caos. A campanha de ódio iniciada pela oposição após a derrota eleitoral está se tornando insuportável. Em algum momento o governo terá que tomar medidas mais drásticas contra os beneficiários e organizadores desta campanha de desinformação que pode desencadear um episódio de histeria social.