A farsa da segurança pública no Brasil

01/03/2016 às 16:39
Leia nesta página:

Breve análise do sistema de segurança pública brasileiro.

Na Idade Média as pessoas obtiam segurança guarnecendo-se dentro das muralhas dos Castelos. Com o tempo, as nações foram se fortalecendo e passaram a avocar para si a responsabilidade pela proteção das pessoas que estivessem em seus domínios mediante o desarmamento das mesmas. Este o modelo seguido na maioria dos países e aqui no Brasil.

Nossa legislação é baseada na sistemática onde o cidadão paga os impostos, proporcionando ao Estado o financiamento da atividade policial em que homens são preparados tecnicamente para lidar com a violência. De outra banda, o cidadão é desarmado para que o Estado possa exercer efetivamente seu papel de mantenedor da segurança.

Acontece que em nosso país isto é uma piada de muito mal gosto. Quem não tem dinheiro para investir fortemente em segurança privada está à mercê da violência e o pior, não tem sequer o direito de se armar para defender a si, seu patrimônio e sua família. A força policial (todas elas em diferentes graus), fato notório, mancomuna-se com a bandidagem visando perceber vantagens ilícitas, sem falar da má vontade e da despreparação técnica no cumprimento de suas atribuições.

Junte-se tudo isto a uma legislação penal traumatizada pela ditadura militar que faz do bandido uma boneca de porcelana que somente deve ser punido sob o beneplácito da certeza jurídica e não da probabilidade, como acontece no Direito Privado. As estatísticas mostram e a população sente na pele que bandido não vai para a cadeia. E se vai, sai logo. Mas por quê? Pra começar, a polícia civil é deficiente em todos os aspectos, não tendo mínimas condições de sequer conduzir uma investigação, o que dirá uma boa investigação.

Desta forma, o Ministério Público não tem como oferecer uma denúncia consistente e voilá: os advogados e a Defensoria Pública (aqueles mais que estes) se deliciam absolvendo quase todos (por absoluta falta de provas da acusação pra variar) e a impunidade se perpetua. Os juízes não podem fazer nada para mudar esta realidade, pois estão atados à Lei, ao que consta nos autos, mesmo sabendo que o sujeito diante deles se trata de um criminoso inveterado. Este é o retrato da insegurança pública no Brasil.

Aí surge a indagação: Mas como falta efetivo policial, melhores salários e boa preparação técnica se a carga tributária no Brasil é uma das maiores do mundo e o arrocho fiscal é apertado? Como diz Rita Lee num momento de lucidez em uma de suas músicas: ”Este país não é sério...” O Estado desarma o cidadão, mas quem tem dinheiro suficiente pode se armar através da segurança privada, apesar da Constituição Federal GARANTIR, em seu artigo 5º que TODOS têm direito à segurança. No Brasil ou se é amigo do Rei $$ ou se é jogado aos lobos sem direito a defesa.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Artur Sodré

Advogado militante há 4 anos nas áreas do Direito do Consumidor, Empresarial, Civil, Bancário e Administrativo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos