Substituição e sucessão presidencial.

O papel do Vice Presidente e do Presidente da Câmara

09/03/2016 às 11:24
Leia nesta página:

Análise das hipóteses de sucessão e substituição do Presidente da República, e do papel do Vice-Presidente da República e do Presidente da Câmara dos Deputados como sucessores e substitutos, à luz da Constituição.

Os papéis do Vice-Presidente e a do Presidente da Câmara quanto à substituição ou sucessão presidencial não são iguais.

O Vice-Presidente é sucessor e substituto do Presidente, de acordo com o caput do artigo 79. O Presidente da Câmara é substituto, também, mas em caráter secundário, já que o substitutonatural é o Vice-Presidente (vide artigo 80).

O cargo de Vice-Presidente (bastante similar à figura do Príncipe Herdeiro nas monarquias) cumpre basicamente uma função de estabilizar o sistema presidencial. Isso porque é uma solução ao problema da sucessão intempestiva, evitando ou ao menos reduzindo o espaço para tramas políticas e a interrupção da atividade administrativa ordinária, mantendo a vontade popular que elegeu o Presidente da República, uma vez que a eleição deste implica na eleição de seu Vice na mesma chapa inscrito. Também lhe substitui, em caráter temporário, assumindo o exercício da Presidência, em casos como de doença, suspensão, viagens internacionais, etc.

O Presidente da Câmara somente exercerá a Presidência da República quando o Vice-Presidente por qualquer razão não a possa exercer, como quando estiver impedido, doente, em viagem, etc.

A Constituição disciplina (ainda que com técnica deficiente) a Sucessão Presidencial extraordinária, ou seja, aquela que não decorre do fim do mandato como regularmente deve ocorrer. Isso se dá pela chamada “dupla vacância”, quando o Presidente e o Vice-Presidente eleitos não estejam, em definitivo, ocupando seus cargos. Ou melhor, quando ninguém ocupa ambos os cargos. Vale dizer eu a vacância pode ocorrer por morte, renúncia, impeachment, etc. De fato, não importa a razão pela qual a vacância ocorreu, o que importa, na leitura do artigo 81, é a data em que ocorre a dupla vacância.

Há que se explicar, antes de se adentrar no artigo, um termo técnico utilizado pela Carta Magna. Período Presidencial é o espaço de tempo de quatro anos para o qual um Presidente é eleito, nos termos do artigo 82, e corresponde a uma Legislatura. Ou seja, é a duração de um mandato regular, ideal, aquele querido pelo ideal constitucional. O artigo 81 vem, exatamente, para disciplinar o que deve ocorrer caso não ocorra de um presidente cumprir seu mandato durante todo o período presidencial para o qual foi eleito. Por isso, creio que o que diz o artigo 82 deveria ter sido colocado antes, provavelmente no início da Seção I do Capítulo II (Do Poder Executivo).

Ocorrendo a dupla vacância nos dois primeiros anos do período presidencial, um substituto – o Presidente da Câmara, do Senado ou do Supremo Tribunal Federal, nesta ordem – assumirá o exercício da Presidência da República provisoriamente, até que tomem posse os novos Presidente e Vice em noventa dias, por eleição direta. Ou seja, o Presidente da Câmara se afasta temporariamente de seu cargo, substitui o Presidente por noventa dias, e, empossados os novos Presidente e Vice, eleitos pelo voto direto (estes já sucessores), retorna à sua posição na Câmara (artigo 81, caput).

Ocorrendo a dupla vacância na segunda metade do período presidencial, segue-se o mesmo procedimento, com a diferença de que os novos titulares dos cargos vagos serão eleitos em até trinta dias, pelo Congresso Nacional (artigo 81, § 1º).

Vale ressaltar que, em ambos os casos, os eleitos terão seu mandato encerrado com o fim do período presidencial no qual foram eleitos. Trata-se de um mandato suplementar (tampão).

Há ainda uma hipótese juridicamente relevante não tratada na Constituição. Caso a dupla vacância ocorra de maneira que não haja tempo hábil para a eleição suplementar, ou seja, em menos de trinta dias para o fim do período presidencial. Neste caso, uma eleição suplementar seria absolutamente desnecessária, uma vez que novos titulares (recentemente eleitos em sufrágio regular) prontamente assumirão a Presidência e a Vice-Presidência da República. Dessa forma o Presidente da Câmara ascende à Presidência como sucessor, sem necessidade de novas eleições.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Renan Apolônio

Bacharelando da Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Pesquisador de Direito Constitucional, Político e Eleitoral. Estagiário do Ministério Público de Pernambuco.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos