A Defensoria Pública e atuação no júri: limites da ética, consciência e lei

16/04/2016 às 15:20
Leia nesta página:

No desempenho da função de Defensor Público, uma das atuações mais marcantes acontece no Tribunal do Júri. O Defensor Público deve obedecer limites éticos, de consciência e legais para o exercício da defesa técnica.

No desempenho da função de Defensor Público, uma das atuações mais marcantes acontece no Tribunal do Júri, pois é nesse local que ocorrem os embates mais ferrenhos entre defesa e acusação, propiciando a alteração de ânimos, facilitando o surgimento de conflitos que ultrapassam os contornos da situação fática em julgamento.

Atento a essa realidade, deve o Defensor Público, dentro da contundência da explanação de seus argumentos, balizar sua atuação pelos estreitos limites da ética.

Nessa tessitura, a defesa apresentada no júri deve permanecer dentro dos bornes éticos, sendo insustentável o raciocínio de que a defesa do réu deva se realizar de forma ilimitada, objetivando sempre a absolvição.

 Em assim sendo, a atuação do Defensor Público deve ser guiada por um verdadeiro tripé jurídico, orientador e limitador de seu desempenho: a ética, a consciência e a lei.

Fixadas essas premissas, forçoso obtemperar que a atuação do Defensor Público, conquanto não deva ser imparcial, não deve suprimir o tripé jurídico acima mencionado, sob pena de consagração da luta pela injustiça.

Impostergável aludir que não se está aqui dizendo que deve o Defensor Público abandonar a defesa do assistido em prol da efetiva comprovação do ocorrido no universo fático, mesmo quando contrário aos interesses do defendido. Não é esse o papel do Defensor Público. O que penso é que não é imposto ao Defensor Público o dever de criar teses teatrais, absolutamente incompatíveis com a realidade dos fatos ou teses que afrontam o tirocínio alheio.

Válido pontuar, nesse momento, uma diferença categórica entre o advogado contratado para atuar no Júri e o Defensor Público que atua em prol do assistido. Traçando um paralelo entre esses dois profissionais, percebe-se que o advogado, quando contratado, na maioria das vezes é contratado mediante algumas exigências de seu cliente. É possível, por exemplo, que o cliente lhe diga que não admite qualquer tese defensiva diversa da negativa da autoria. Poderá o advogado não aceitar a contratação ou aceitá-la, realizando os anseios de seu cliente.

No caso da Defensoria Pública a situação é diversa. O Defensor Público deverá atuar caso se verifique que o réu não possui condições de contratar advogado (atuação típica) ou caso o réu se negue a contratar advogado, mesmo possuindo condições para fazê-lo (atuação atípica). Seja de qual forma for, não estará o Defensor Público adstrito à vontade do assistido, exatamente porque, conforme vimos defendendo, sua atuação é balizada pela ética, por sua consciência e pela lei. Utilizando o mesmo exemplo acima mencionado, caso o assistido diga que não aceita qualquer tese defensiva diversa da negativa de autoria, caberá ao Defensor Público, discordando desse ponto, explicar ao assistido a diferença entre defesa técnica e auto defesa, cientificando-o de que a defesa será realizada com base nessas duas formas de defesa.

Diante dos argumentos expostos, percebe-se que o Defensor Público, quando não concordar com a tese ventilada pelo réu, poderá realizar, no Tribunal do Júri, a defesa da melhor forma que entender cabível, sem, contudo, estar compelido a desempenhar malabarismos jurídicos. Estará realizando a defesa técnica. Por outro lado, deverá também aventar no Júri a tese içada pelo réu, esclarecendo aos jurados que se trata do exercício da autodefesa.

À luz das premissas expostas, válido repisar que as três pedras angulares do tripé acima mencionado, são as únicas aptas a guiar a atuação do Defensor Público.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodolpho Penna Lima Rodrigues

Defensor Público do Estado do Maranhão (2012). Atuação na 9a Vara Criminal da Comarca de São Luís/MA. Especialista em Ciências Criminais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos