O Direito na filosofia de Santo Agostinho

23/04/2016 às 16:15
Leia nesta página:

Aspectos relevantes da filosofia jurídica nas ideias de Santo Agostinho.

                         

1. CONCEITO DUALÍSTICO

Santo Agostinho é responsável por cristianizar as ideias de Platão. Para tanto, utiliza o conceito dualístico de Platão, estabelecendo dois mundos, sendo:

  • O mundo ideal (Mundo de Deus – Platão, por ser pagão, não entendia que o mundo ideal era, na verdade, o mundo do senhor) e;
  • O mundo terreno (Mundo dos homens, de caráter transitório)

O autor acreditava que quando Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, esse participava e usufruía da justiça natural de Deus, no paraíso. Entretanto, o homem, por ser dotado de livre arbítrio, comete o pecado original fazendo com que o homem fosse expulso do paraíso. Dessa forma, cria-se um abismo entre o homem e Deus, onde este último se encontra, agora, em um mundo transcendente ao mundo terreno.

A questão, então, era: como o homem se reconectaria com Deus?

Agostinho acredita que para se reconectar com Deus, o homem tem de buscar no seu interior a fé (e conseguiria busca-la pois é dotado de livre-arbítrio). Logo, podemos perceber que ao mesmo tempo que o livre-arbítrio é uma maldição (pois faz com que os homens pequem), é também uma salvação (uma vez que é o modo pelo qual o homem se reconecta com Deus). Através da fé, o homem consegue ter acesso ao mundo divino (ao eido divino).

Importante ressaltar que Agostinho combateu o maniqueísmo, teoria que admitia a existência do bem e do mal. Para agostinho, só havia o bem absoluto, que era Deus. Porém, o homem, por ter livre-arbítrio, comete erros, se torna ignorante e, por consequência, gera o mal e a injustiça, mesmo se bem intencionado.

2. LEGISLAÇÃO

No que tange às leis, Agostinho as divide em:

  • Lei eterna: Direito natural. Em um primeiro momento, o homem não possui acesso à essa lei, por ser cometedor do pecado original. Entretanto, o homem pode ter acesso ao direito natural através da fé (usando do livre-arbítrio para olhar para si próprio). A lei eterna, para Agostinho, visa a paz eterna
  • Lei humana: Leis criadas pelos homens para viver em sociedade. Santo Agostinho dizia que era preciso que a fé orientasse a lei dos homens, de modo que essas leis se tornem minimamente justas. Esse tipo de lei, para o autor, visa a paz social.

3. O DIREITO NATURAL E A JUSTIÇA

Com relação ao Direito Natural na filosofia de Santo Agostinho, este seria encontrado no próprio indivíduo, que o deveria buscar em seu interior. Nos dias atuais, essa ideia é chamada de “moral”, que é encontrada no foro íntimo da pessoa.

Por fim, cumpre dizer que com relação ao conceito de justiça, para esse autor, nada mais era do que dar a cada um o que é seu.

Bibliografia:

Bittar, Eduardo C. B.; Almeida, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito, 3ª edição. Editora Atlas.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos