A defesa e a difusão dos direitos humanos e o cinema

16/05/2016 às 10:03
Leia nesta página:

O cinema é um arte que tem primado pela defesa e combate às violações dos direitos humanos. Contribui o cinema com o Direito com debates pela efetivação de defesas contra o arbítrio em estados opressores que negam direitos fundamentais humanos.

A atualidade dos direitos humanos é um tema muito caro ao estágio de desenvolvimento de nossas instituições políticas que denominamos moderno. O papel do homem em assumir essa responsabilidade de defender os direitos humanos na modernidade é uma reação contra as calamidades, as barbaridades e as guerras que abalaram e continuaram a produzir o horror pela omissão do próprio homem em combater violações que o Direito não consegue reprimir. A omissão da comunidade internacional foi e é amplamente divulgada principalmente pela arte cinematográfica sem censura.

O cinema ajudou principalmente o movimento de desenvolver os direitos humanos e internacionalizá-los como um desafio que engloba barreiras culturais e economias pouco desenvolvidas. Porém, o maior estímulo de uma preocupação com os direitos humanos universalmente nunca foi de esperar que simplesmente as coisas acontecessem para que as medidas coercitivas fossem tomadas. O cinema tomou a frente e mostrou o holocausto, o horror da guerra, as ditaduras, as farsas políticas e se afirmou como um instrumento da luta para a efetivação dos direitos humanos.

O papel dos principais defensores dos direitos humanos e seus signatários, os países que assinaram a carta de declaração das nações unidas em 1948, é o de colocar a razão da dignidade humana como fator preponderante de uma boa distribuição de riqueza entre os homens e de remédios que preservassem sua dignidade enquanto sujeito portador de direitos intrínsecos pelo simples fato de nascer.  O cinema, obviamente, não esteve fora desse contexto de ampliação da luta pelos direitos humanos com enfoque na importância desses órgãos para traduzir uma efetividade na defesa dos direitos humanos.

Guerras, exclusão social, e a seletividade da justiça são mostrados pelo cinema e são problemas que abrangem toda a comunidade internacional quanto a necessidade de intensificação e implementação de instrumentos eficazes contra a injustiça e a indignidade. A ONU e as cortes internacionais de direitos humanos são um passo no sentido de banir da terra qualquer injustiça contra os povos e os indivíduos. Porém, não conseguimos criar uma consciência universal da importância de cada um nessa luta, o que o papel do cinema como portador da mensagem de combate e denúncia se intensifica.

Hoje, com a web, as novas tecnologias e um campo de interação imediatas, podemos intensificar a luta por uma cultura de desenvolvimento da luta pelos direitos humanos como preconizava Emanuel Kant no seu ensaio “A paz perpétua”, onde o homem seja um fim em si mesmo, e não visto como coisa. Assistimos a filmes a um simples clique de um computador, mas a modernidade e os instrumentos jurídicos modernos não são capazes de evitar sozinhos o aviltamento da ideia dos direitos humanos, uma vez que o preconceito e a ignorância ainda são obstáculos muito grandes. Então, é a partir desse ponto de vista que entra o papel do cinema como denúncia da precarização da luta pelos dos direitos fundamentais humanos enquanto o Direito dorme em salas de ar-condicionado.

A luta, hoje, na nossa contemporaneidade e do cinema é fazer renascer novas utopias, diferente das totalizações dos extremistas e da supremacia das nações e de classes sociais. A revolução democrática em que o homem não seja somente visto como “consumidor”, não somente como mão de obra-barata, mas também que o homem seja sujeito de direitos exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar do mundo contra seus opressores mantem o cinema como ponto de reflexão contra os preconceitos de diferença de gênero, cor, aptidões e ideologia.

O cinema nessa ampliação e difusão dos direitos humanos pós segunda-guerra mundial tem, como arte moderna, um apelo através de imagens quando denuncia o horror das guerras e os combatentes desse horror como protesto para a efetivação implementação dos princípios esculpidos na carta das nações unidas. Os diretores e artistas conscientizados de uma missão especial em sua arte evidenciaram temas como racismo, exclusão social, feminismo, terceiro-mundismo, cientificismo, alienação, drogas e etc. a fim de difundir sua ampla discusão no mundo.

Os direitos humanos em filmes palestinos, iranianos, indianos e de países que estão fora da influência de Hollywood consagram essa ideia de que os direitos humanos estão sendo violados a todo instante e não passa pela sua tevê. Muitos filmes bons portadores de mensagens humanizadores, diferente do cinema como entretenimento, estão sendo discutidos e levando informações preciosas para que o povo pressione seus líderes por uma luta comum para a efetivação dos direitos humanos e democratização do cinema. Assim, os direitos humanos invadem as salas de cinema alternativos e com festivais de cinema próprio consagram a atualidade da luta pelos direitos humanos, não circunscrito a limitações de ordem ideológica nacionalista pró-imperialista das salas comerciais.

Hoje, o tema do genocídio, como ação orquestrada por governos ditatorias, nos conduz em busca pela verdade encoberta durante anos de ação livre de torturadores e seus títeres. O cinema divulga essas ações e as denúncia contra governos que teimam em punir os opressores de seu povo.  O cinema nos convoca para o quanto nos falta de efetivação na busca para alcançarmos na grande mídia a defesa dos direitos humanos ainda manipulada por interesses somente comerciais, quando não fazendo apologia contra princípios básicos de direitos humanos esculpidos por tratados, protocolos e pactos.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Maurício Moura Guimarães

Advogado em Recife-PE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos