Prova do direito estrangeiro

Leia nesta página:

As regras de DIPr vigentes em nosso país, tais como as contidas na LINDB, são normas cogentes. O juiz tem que as aplicar, exceto se atentatórias à ordem pública, à soberania nacional e aos bons costumes.

Para o direito, prova é todo meio destinado a convencer o juiz, seu destinatário, a respeito da verdade de um fato levado a julgamento. As provas fornecem elementos para que o juiz forme convencimento a respeito de fatos controvertidos relevantes para o processo.

Os objetos da prova são os fatos relevantes ao processo, ou seja, aqueles que influenciarão na sentença final. Os elementos trazidos ao processo para orientar o juiz na busca da verdade dos fatos são chamados de meios de prova.

O Código de Processo Civil brasileiro elenca como meios de prova o depoimento pessoal; exibição de documentos ou coisa; prova documental; confissão; prova testemunhal; inspeção judicial e prova pericial.

No direito brasileiro, como ocorre a aplicação da norma estrangeira? Assim dispõe o art. 337 do CPC: 

A parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o determinar o juiz.

Uma das peculiaridades do sistema de conflito de lei é a aplicação do direito estrangeiro sempre que a relação jurídica tiver maior conexão com outro ordenamento jurídico do que com o foro competente para dirimir a lide.

Nesse sentido, para a solução de litígios que  encontrem mais de uma ordem jurídica internacional para ser aplicada ao caso concreto, depende do bom funcionamento  do processo e da correta aplicação, pelo juiz nacional, do direito estrangeiro.

Considerando esse método conflitual, e sendo aplicável a lei estrangeira, necessário se faz mecanismo para sua comprovação. Dessa forma, a prova do direito estrangeiro, aparece como indispensável à efetividade das normas de conflitos de leis no espaço.

A prova tem a finalidade de constatar a lei material indicada pela norma do Direito Internacional Privado para reger a relação jurídica com elemento estrangeiro. Sendo certo que o juiz não aplicando a lei indicada de ofício, poderá as partes, requerer sua aplicação, o que neste caso será necessário comprovar seu texto e sua vigência, conforme dispõe o art. 14, da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.

O juiz alegando desconhecer a lei estrangeira indicada pelo Direito Internacional Privado, não poderá se eximir de resolver o litigio, em razão de ser um preceito normativo.

Far-se-á prova do direito estrangeiro conforme dispõe os art. 409 e 410 do Código de Bustamante

 Art. 409. A parte que invoque a aplicação do direito de qualquer Estado contratante em um dos outros, ou dela divirja, poderá justificar o texto legal, sua vigência e sentido mediante certidão, devidamente legalizada, de dois advogados em exercício no país de cuja legislação se trate.

Art. 410. Na falta de prova ou se, por qualquer motivo, o juiz ou o tribunal a julgar insuficiente, um ou outro poderá solicitar de ofício pela via diplomática, antes de decidir, que o Estado, de cuja legislação se trate, forneça um relatório sobre o texto, vigência e sentido do direito aplicável.

            Como se percebe, o Código de Bustamante completa a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, no que tange a questão das provas. Analisando os artigos supras, percebe-se que há duas maneiras de se provar o direito estrangeiro, sendo por certidão consular ou parecer de advogados do país de origem da lei estrangeira, podendo o juiz solicitar pela via diplomática, a referida certidão do consulado, sobre texto, vigência e sentido do direito aplicável.

            Os meios de averiguação e prova no direito estrangeiro, não se limita apenas a certidões emitidas pelas autoridades consulares, podendo ser usado, também, como meio de provas: solicitações ao tribunal, procuradoria-geral, secretaria ou Ministério da Justiça do Estado, referencias doutrinárias, informações sobre o texto normativo, pareceres e consultas de juristas. ( Basso, 2014, p.302)

            O legislador, ao não inicar todos os meios pelos quais, o direito estrangeiro, indicado pela lex fori, deve ser averiguado, deixa claro a necessidade de um processo de investigação, anterior a aplicação da norma estrangeira no ordenamento juridico brasileiro.

            Ocorrendo do juiz não conseguir por meio das partes interessadas, ou por via diplomática a prova do direito estrangeiro, este poderá aplicar a lei nacional; ou se julgando incapaz, poderá rejeitar a pretensão do direito estrangeiro, e ainda na falta de provas, aplicar o direito que, entender vigente no sistema estrangeiro.

            Se, contudo, diferentes normas são convocadas à solução do caso concreto e o julgador do direito se utiliza das regras estabelecidas pelo Direito Internacional Privado para decidir a lei aplicável, as distintas soluções podem levá-lo a decidir de forma atentatória aos preceitos morais e jurídicos localmente cogentes.

A proteção da ordem pública do Direito Internacional Privado consiste, nesse contexto, no resguardo do núcleo moral inegociável de determinado ordenamento por meio da aferição de atentado à ordem pública e consubstancia condicionante à geração de efeitos no foro por direito ou pronunciamento jurisdicional alienígena. O instituto funciona, desse modo, como verdadeiro escape garantidor dos valores essenciais do foro.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Desta feita, há limites da aplicação da lei estrangeira no ordenamento jurídico brasileiro. O juiz escolhe a lei aplicável, traves das normas indicada pelo Direito Internacional Privado, mas o funcionamento desse sistema poderá ser impedido levando em consideração a exceção de ordem pública fraudes de leis, instituições desconhecidas ou por remissão normativa.

Bibliografia

ARAUJO, Nádia de. Direito Internacional Privado Teoria e Prática Brasileira. 5 ed. Rio de Janeiro, São Paulo, Recife: Renovar, 2014.

BASSO, Maristela. Curso de Direito Internacional Privado. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Código Processo Civil. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRASIL. Lei de Introdução às Norma de Direito Brasileiro. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos