O sistema prisional brasileiro e a reabilitação do apenado

25/07/2016 às 11:43
Leia nesta página:

Uma síntese do atual panorama do Sistema Prisional Brasileiro, seus problemas e dificuldades, comparadas com a possibilidade de reabilitação dos apenados usuários do sistema.

Como é cediço, cada crime cometido origina uma pena. O crime é um ato não aprovado perante a sociedade, seja pelo costume e pela tradição existente entre os povos. Dos antigos escritores, observa-se que quem comete um crime, um ato contrário aos costumes de um povo, deverá ser punido.

A pena é uma das formas de condenação de um determinado cidadão que comete uma infração à lei. Consiste na retirada do infrator do convívio direto entre os demais. O local onde fica é chamado PRISÃO.

O objetivo deste texto é fazer uma avaliação acerca do sistema prisional brasileiro.

Somente um estudo aprofundado, caso-a-caso, pode estabelecer uma razão para que um crime seja cometido. Inúmeros são fatores que levam cidadão ao mundo escuro e obsoleto da marginalidade.

Desse ponto, surge-se uma pergunta: de que forma pode-se resgatar uma pessoa que comete crimes?

A reposta, todos têm! ... um sistema prisional.

Porém, resta saber se esse sistema possui realmente condições para resgatar a dignidade de uma pessoa.

No Brasil, infelizmente isso não é possível. São inúmeros relatos de pessoas que lá já estiveram (na prisão) e nunca mais desejam passar por “inferno”.

Entende-se as razões de tais pessoas, pois um sistema fracassado, como o brasileiro, onde o criminoso não deixa de ser criminoso, pelo contrário, se fortalece, conhece outras pessoas ligadas ao mundo do crime, e lá dentro da própria prisão, monta o seu “escritório” e comando um grupo ou uma facção.

Talvez isso ocorra porque gera dinheiro... E novamente questiona-se: como pode um detento sustentar uma família que deixou lá do lado de fora da cadeia se não possui ao menos chance de trabalhar e ter uma forma de receber um salário?

Ora, se a Constituição nos coloca em uma situação igualitária, por qual razão há esse distrato com os detentos. Muita gente diz: são criminosos, merecem pagar pelos crimes que cometeram. E nada mais correto do que este enunciado, proclamado por qualquer pessoa, logo de cara, aos discutir o sistema carcerário brasileiro.

Creio que se deva cumprir a pena estabelecida, porém é de se rever a forma com que a lei trata a chamada “reabilitação” do apenado. De que adianta colocar uma pessoa em um lugar fechado, privado de tudo e todos, se tal situação servirá somente para deixar mais grave a momento vivenciado por este.

Escolas, igrejas, lazer, esportes, e principalmente trabalho; todos esses itens deveriam fazer parte de um sistema prisional. Oportunidades de emprego, de aprender a ler ou então uma profissão. Atividades à serem desenvolvidas não faltam nesse “outro lado” do mundo.

Há contudo que se destacar que para se concretizar tudo o que se pensa para um sistema carcerária, deve haver uma administração série e comprometida em reformular o modo como é tratado um criminoso.

A cadeia está servindo para criar novos criminosos, desde o momento em que um simples ladrão de galinha, que necessitava comer para morrer, vive em constante convívio com um detento de alta periculosidade, que é traficante e assassino. Tais fatos não podem ocorrer, havendo a necessidade de uma imediata intervenção do Estado para estabelecer uma ordem, uma forma de reeducar um apenado, que sabe-se lá por tais circunstâncias realizou determinado crime.

De outro lado, há que se observar outro problema existente: aqueles que cumprem a pena e são jogados à margem da sociedade, sem saber para onde ir, sem ter o que comer e como viver.

É imediato a reação de uma pessoa que se encontra em tal situação: logo buscará cometer outro crime para que possa retornar ao presídio, onde possui comida, água, roupa, e está e um lugar, não tanto seguro, porém protegido.

Assim, para buscarmos uma solução, deve-se partir do ponto de que tais atos devem ser coibidos, havendo um maior interesse do Estado na reabilitação de seus detentos, oferecendo-os oportunidades de reconstruírem suas vidas e esquecerem o mundo do crime.

Essa é minha visão sobre o sistema carcerário brasileiro, que não possui condições de reabilitação para qualquer tipo de apenado, seja qual o crime tiver praticado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos