Sabemos que o dia a dia do advogado, especialmente aqueles que trabalham sozinhos ou com uma pequena equipe, é corrido e, muitas das vezes, não sobra tempo para cumprir todos os compromissos durante o expediente, sendo obrigado a laborar por 12, 15 horas diárias. Nessas condições, não há viabilidade de dominar todas as funções que lhe são inerentes (produção jurídica, finanças, marketing etc.). Aliás, há a máxima de que advogado bom é aquele que tem horário para começar, mas não tem para terminar. Logo, a hora extra é rotina na vida do causídico. Não restam dúvidas de que a visão contemporânea do advogado empreendedor é bem diferente. Nesta, há a responsabilidade de administrar sem perder a qualidade de vida, saúde, manter a convivência familiar, descanso... Assim sendo, algumas atitudes são fundamentais para maximizar a produção e aumentar a disponibilidade de tempo.
Seguem algumas dicas simples e valiosas.
1. Atue em nichos específicos
O grande erro do advogado, em especial os iniciantes, é querer atuar em todas as áreas do Direito. Quando decidimos atuar em nichos específicos, diminuímos o tempo de estudo para solucionar casos que não estamos acostumados. Se você atua em todos os ramos, além de ser mais difícil de conseguir reconhecimento como autoridade em determinado assunto, a perda de tempo para estudar casos tão diferentes diminuirá seu tempo disponível, além de, muitas vezes, não recompensar financeiramente.
2. Organize suas tarefas
Para conseguirmos administrar melhor nosso tempo, é importantíssimo que utilizemos um método antigo, porém pouco explorado: a agenda. Organizar as tarefas do dia, além de tirar a preocupação da mente, faz com que organizemos as tarefas da semana e tenhamos a sensação de missão cumprida. Temos muitos afazeres. Todavia, seguindo perfeitamente o cronograma, não terminamos nosso dia com a sensação de que faltou alguma coisa a ser feita.
3. Faça tudo com antecedência
Não há coisa pior do que deixar para a última hora algo importante. Seguindo a linha da dica anterior, ao organizar seus dias, é fundamental que estipulemos nossos prazos com "folga". Se você tem um prazo de 15 dias, coloque como prazo fatal para a elaboração da petição o 13º dia. Desta forma, caso ocorra algum imprevisto, não ficará para a última hora. Essa lição serve para todas as situações de nossas vidas.
4. Cobre pelas consultas realizadas
Uma das maiores dificuldades dos advogados é a perda de tempo com atendimento de potenciais clientes que, ao final, não fecham contrato. Por outro lado, existem amigos/colegas que insistem em "tirar aquela dúvida", que acabam por nos "roubar" 30/60 minutos preciosos do dia. Sem contar aqueles que acham que somos advogados 24 horas por dia, importunando em festas, casamentos etc. Tempo é dinheiro. A partir do momento em que estipulamos valor para as consultas, reduzimos o número de atendimentos, porém esses se tornarão qualificados, remunerando o tempo gasto e valorizando a sua advocacia. Também não é ruim aumentar o faturamento do escritório. Imagine que você faça 5 consultas por semana pelo valor de R$ 200 reais. São 1 mil reais por semana. 4 mil por mês. Nada ruim, não é mesmo? Não tenha medo de fazer porque os outros não fazem. Faça diferente e alcance resultados diferentes.
5. Telefone celular/whatsapp somente em horário comercial
É comum, em especial quando fornecemos número de celular para o cliente, que eles se sintam no direito de ligar e/ou mandar mensagens em qualquer horário. Inicialmente, tenha um número somente para atendimento aos clientes. Já recebi ligações aos sábados, domingos, feriados, meia noite... E por aí vai. Não tem jeito. Deixe bem claro para seu cliente que o atendimento somente ocorrerá no horário comercial. Salvo se for advogado criminalista, não vejo motivo para atender o cliente durante 24h.
6. Andamento do processo: somente com hora marcada ou por e-mail
Muitos são os clientes inconvenientes que pedem ou descobrem o número do processo e a cada modificação no sistema (qualquer ato ordinatório), ligam para que o advogado explique todo o processo. E esta é a pior parte: temos que explicar tudo mesmo! Tal procedimento desperdiça muito tempo do advogado, devendo haver o devido controle. Uma das alternativas é reservar um dia da semana para atender o cliente no escritório. Ou estipular que o andamento somente será analisado se o cliente enviar e-mail com solicitação (daí você estipula um prazo para resposta). Também pode ser requerido por telefone, com dia para resposta (por exemplo, resposta toda sexta-feira). Um método que funciona bem é realizar relatório dos processos e atualizá-los periodicamente, enviando seu resultado para o cliente (pode ser bimestral ou trimestralmente). Evita que o cliente entre em contato com o escritório. Você o procura primeiro, aumentando sua satisfação com o trabalho realizado.
7. Não trabalhe somente por 30%
Cobrando antecipadamente é provável que diminua o número de processos no escritório. Pensando de forma diferente, você aumentará o faturamento do escritório e diminuirá seu trabalho, o que será extremamente benéfico. Particularmente, costumo cobrar uma quantia inicial, mais 30% ao final do processo.
Essas foram algumas dicas. E você, o que faz para ser mais produtivo e ganhar tempo livre? Comente!