A saúde como direito fundamental

02/08/2016 às 12:30
Leia nesta página:

Um paciente busca realizar cirurgia oftalmológica, necessitando implante de prótese, ao que foi negado pelo seu plano de saúde, impetrou ação com base na Constituição Federal que garante o tratamento médico.

A saúde pública deveria ser o maior compromisso dos governantes brasileiros, pois a sua falta acarreta muitos problemas, de ordem social, financeira, produtiva e econômica.

A Constituição Federal estabelece que a saúde é direito de todos, e um dever do Estado:

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (grifos nossos).

Bastaria somente uma leitura da Constituição Federal para assegurar aos planos de governo dos candidatos aos cargos públicos, à efetividade de ações que visariam  garantir tanto a prevenção quanto a assistência por serviços médicos adequados, conforme prevê nossa Carta Magna.

Contudo, não é isso que vamos ver nas próximas campanhas políticas visando preencher os cargos de prefeitos e vereadores nos 5.561 municípios brasileiros, pois com certeza os seus planos não irão contemplar a política de acesso universal e igualitário para recuperar a saúde do povo brasileiro.

Um exemplo, uma paciente idosa necessitava realizar uma cirurgia oftalmológica, tendo recorrido à administradora do plano de saúde, para a realização da dita cirurgia, fazia-se necessário o implante de lentes intraoculares, as quais tem por finalidade o desempenho das funções que, precariamente, os cristalinos oculares naturais da paciente vinham desenvolvendo.

Diante disso a paciente, que também é portadora de GLAUCOMA (aumento na pressão intraocular), bem como diante da qualidade do resultado a ser obtido, o médico determinou a necessidade de utilização das próteses de nome SN60WF, pois esta era a única lente que, para o caso da paciente, apresentaria o resultado desejado.

A paciente então realizou todos os exames pré-operatórios essenciais, e encaminhou à seguradora com o pedido da realização da intervenção cirúrgica, juntamente com todos os documentos exigidos, para que fosse autorizado o procedimento prescrito pelo seu oftalmologista.

Entretanto, para surpresa e indignação da paciente, a administradora do plano de saúde da paciente simplesmente informou que não iria autorizar a utilização das lentes solicitadas pelo médico da autora, autorizando o procedimento cirúrgico a ser realizado com uma LENTE DIVERSA DA SOLICITADA (nacional)!

Apesar de inúmeras tentativas da paciente junto a administradora no sentido de viabilizar a liberação da prótese indicada pelo médico, não houve mudança na postura intransigente  da mesma, que ignorou as diversas ligações realizadas ao SAC. Completo descaso!

A paciente idosa, com sua visão bastante comprometida – por não ter  condições de se locomover utilizando o transporte público, porque não conseguia enxergar os letreiros dos ônibus – não lhe restou opção senão ingressar em juízo para fazer valer a Constituição Federal, a fim de ter garantido o seu direito à saúde.

Diante disso, caro leitor não espere mudanças nos próximos meses, reivindique seus direitos, não permita que violem seus direitos, pois a Constituição Federal garante – a saúde como direito fundamental.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ariovaldo Canepa Cabreira

Advogado e contabilista - Curitiba/PR(41)3090-4169

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos