Corrupção no Metrô-SP. Siemens já foi condenada nos EUA. Confessou crimes no Brasil (Cade) e até agora a Justiça nada fez. Esse é o sistema.

11/08/2016 às 19:09
Leia nesta página:

Nas licitações do Metrô-SP foram cometidos dezenas de crimes (durante os governos de Covas, Serra e Alckmin). Roubalheiras de bilhões. Muita gente graúda, políticos, funcionários e partidos se enriqueceram.

Assista ao Vídeo:

Nas licitações do Metrô-SP foram cometidos dezenas de crimes (durante os governos de Covas, Serra e Alckmin). Roubalheiras de bilhões. Muita gente graúda, políticos, funcionários e partidos se enriqueceram.

A Siemens (alemã) já foi condenada por essas corrupções, nos EUA, confessou seus crimes (também) no Brasil (no Cade) e até agora os processos criminais tramitam pela Justiça paulista sem nenhuma condenação.

Esse é o sistema (da morosidade), cujas instituições foram programadas para favorecer a impunidade das castas. Os crimes são do final do século XX e começo do século XXI. Muitos correm risco de prescrição.

Dentre outras, participaram das cartelizações fraudulentas grandes empresas do mercado nacional e internacional: Siemens (Alemanha), Alstom (França), Bombardier (Canadá), Mitsui (Japão), Temoinsa (Brasil), Tejofran, MPE, MGE, Ttrans e CAF (a espanhola e sua filial brasileira) etc.

Como podemos acreditar na tese de que a corrupção só existe no Brasil? A corrupção, como se vê, está no mundo inteiro. Como podemos acreditar nas teorias de que a corrupção é herança histórica dos portugueses que a trouxeram com as caravelas?  As empresas estrangeiras citadas não têm cada a ver com essas caravelas.

Como acreditar que a corrupção só existe dentro do Estado patrimonialista vindo da tradição dos portugueses? Isso é um mito. Quando se olha para o corruptor, lá estão grandes empresas do mercado nacional e internacional (de vários países). Ou seja, o mercado capitalista também tem muitos corruptos. Corrupto não é só o Estado, é também o mercado (setores dele).

A corrupção não é coisa arcaica de países subdesenvolvidos. A corrupção está presente em países socialistas, comunistas e capitalistas. Todos os países capitalistas modernos possuem corrupção.

A diferença reside na observância das regras do jogo e nas instituições de controle, que funcionam muito bem onde elas são independentes e fortes (a Lava Jato, no Brasil, vem sendo exceção).

Onde as instituições se subordinam aos interesses das elites dominantes e governantes (elites econômicas, financeiras e políticas), que canalizam o enriquecimento para elas, a morosidade e a impunidade constituem a regra.

O desafio é mudar o nível de empoderamento e a eficiência das instituições de controle. Os corruptos e as empresas no mundo competitivo atual se liberaram de toda ética (ressalvadas poucas exceções).

Elas, em geral, não internalizam as normas jurídicas e éticas. Nem se identificam com o comportamento das outras empresas (que fazem a mesma coisa para apresentarem bons resultados nos balanços).

Conclusão: a única linguagem que essas castas corruptas entendem é a da punição, da submissão, do encarceramento, do empobrecimento. Onde as instituições não funcionam, criam-se paraísos penais. O Brasil, em regra, é um desses paraísos penais. Com a Lava Jato e outras operações congêneres, estamos começando a mudar a história. Por esse caminho, dentro do Estado de Direito, temos que seguir.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luiz Flávio Gomes

Doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri – UCM e Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo – USP. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Jurista e Professor de Direito Penal e de Processo Penal em vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Autor de vários livros jurídicos e de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Estou no www.luizflaviogomes.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos