Os direitos que o consumidor acha que tem, mas não tem!

Leia nesta página:

Esse artigo cuida da abordagem de alguns direitos que o consumidor acha que tem, mas não tem. Abordagem feita à luz da experiência da atuação, administrativa e judicial, ao lado de fornecedores de produtos e serviços.

Apesar de sua idade adulta, o CDC - Código de Defesa do Consumidor ainda é desconhecido e mal interpretado, notadamente pelo consumidor, que por vezes exige do fornecedor de produtos e serviços a implementação de direitos que não tem.

Quando não resolvidas essas pendengas, por vezes os órgãos de proteção do consumidor são instados a se manifestar e a situação, que já não era boa, fica pior, uma vez nossos órgãos administrativos de controle e fiscalização das relações de consumo, notadamente os Procons, não se cuidam de selecionar as denúncias realmente cabíveis e pertinentes.

Noutras palavras, tudo é processado, sem muito critério, pois parte-se do pressuposto de que o consumidor foi lesado e ponto final, cabendo ao fornecedor provar sua “inocência”, ou seja, a correção de suas ações, desvirtuando, por completo, o instituto da inversão do ônus da prova, inserto no art. 6º, inciso VIII, do CDC.

Inobstante isso, o certo é que muitos consumidores vindicam direitos que não possui e, por tal razão, inteirar-se do tema é de salutar importância para fornecedores de produtos e serviços de modo geral.

Dentre os direitos que não possui, vira e meche assistimos a consumidores arrependidos pela aquisição de determinado produto, tentando, de todo modo, a devolução do bem.

De fato, o consumidor tem sim o direito de se arrepender, no prazo de 7 (sete) dias, contudo, aludido direito, somente é aplicável quando a aquisição do produto ou serviço ocorrer fora do estabelecimento comercial, ou seja, por telefone, internet, etc. Nesse sentido, estabelece o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor. Veja-se:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Outro direito que o consumidor acha que tem, mas não tem, é o direito de trocar o produto em razão do seu descontentamento.

Com efeito, a substituição do produto somente é compulsória (obrigatória) pelo fornecedor na hipótese de ocorrência de algum vício que torne impróprio o produto, o que é bem diferente da insatisfação com a cor, modelo, tamanho, forma, etc. Nesse sentido estabelece o artigo 18 do CDC. Veja-se:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

Importante destacar, ainda, que para produtos não duráveis o prazo para reclamar de vícios aparentes caduca em 30 (trinta) dias. Já para os produtos duráveis o prazo para reclamar de vícios aparentes é de 90 (noventa) dias. Exauridos estes prazos, portanto, o consumidor não tem mais direito de reclamar qualquer vício, exceto os de natureza oculta, mesmo assim nos produtos duráveis (CDC, art. 26, incisos I e II).

Os produtos duráveis têm garantia de 90 (noventa) dias. Já os não- duráveis tem garantia de 30 (trinta) dias, sendo oportuno registrar que a formalização da reclamação por parte do consumidor interrompe a contagem do prazo da garantia, que deve restabelecida logo após a solução da controvérsia, seja pelo reparo do produto, seja pela sua substituição.

Nessa ordem de ideias, eis que surge mais um direito que o consumidor acha que tem, mas não tem. A partir da constatação de alguma irregularidade, que torne inapropriada a utilização deste ou daquele produto, pode o consumidor exigir a imediata substituição do produto e/ou restituição do valor pago?

A resposta é negativa, uma vez que por lei o fornecedor tem prazo de 30 (trinta) dias para reparar o produto ou substituí-lo. Contudo, desobedecido esse prazo, pode o consumidor exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga (monetariamente atualizada), ou o abatimento proporcional do preço (CDC, art. 18, §°, incisos I, II e III).

Com efeito, por ser crescente o número de reclamações envolvendo as relações de consumo, é importante que o empresário, notadamente o lojista, inteire-se acerca das disposições contidas na legislação consumerista brasileira, a fim de evitar e/ou minimizar os desgastastes e prejuízos que demandas, de natureza administrativa ou judicial podem causar para a empresa, notadamente para a marca, conceito e valor que ela representa e/ou pretende representar.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos