Polícia comunitária: estabelecendo um novo modelo de polícia

Exibindo página 3 de 3
Leia nesta página:

5 CONCLUSÃO

Através da presente pesquisa buscou-se demonstrar quais mudanças tem sido implementadas no modelo de atuação policial sob influência das ideais propostas pela filosofia de polícia comunitária. Nos capítulos 1 e 2 tratou-se das características inerentes a atividade policial clássica, bem como as definições básicas do policiamento comunitário proposto a partir da filosofia de polícia comunitária.

O modelo reativo de policiamento marcou a atividade clássica de atuação policial, e até meados da década de 80 era vista no Brasil como a forma ideal de exercício da atividade policial, baseada principalmente na diminuição do tempo de pronta resposta.

Entretanto passa-se a reconhecer a necessidade da promoção de mudanças na forma de atuar policial, de modo que seja enfatizada a atuação preventiva e ao mesmo tempo proativa, e que os órgãos policiais estejam envolvidos e comprometidos com os problemas da comunidade, procurando atuar de maneira mais próxima do cidadão combatendo as possíveis causas das ocorrências a fim de evita-las ao invés de manter-se inerte oferecendo resposta somente após a ocorrência do sinistro.

É exatamente esta a proposta da filosofia de polícia comunitária, construir uma verdadeira parceria entre polícia e comunidade, de forma que, atuando juntos, tenham condições de identificar, analisar e estabelecer soluções para os problemas relacionados à segurança pública com foco na atividade preventiva e proativa.

No Brasil, é possível concluir que algumas medidas bastante eficientes têm sido adotadas, principalmente no que diz respeito às orientações dirigidas a todos os cursos de formação dos profissionais da área de segurança pública, através da Matriz Curricular Nacional para Formação em Segurança Pública, documento editado através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e que prevê disciplinas voltadas para o desenvolvimento da habilidade conceitual e operacional para o exercício do policiamento comunitário.

As Polícias Militares dos estados da federação são os órgãos em que mais é possível visualizar avanços na implementação da filosofia de segurança pública, principalmente através de programas como o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e o Protetor Ambiental Mirim, ou através do estímulo à participação comunitária nas políticas de segurança pública através dos CONSEGs – Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

Inobstante seja possível observar uma série de avanços no estabelecimento de um modelo de atuação policial preventivo e proativo em observância ao modelo proposto pela filosofia de polícia comunitária, é possível concluir que há muito espaço para evoluir ainda, principalmente no que diz respeito a criação de uma cultura social voltada para a efetiva participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pelos órgãos policiais, nos moldes do nível atingido em países como o Japão.

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CERQUEIRA, Carlos Magno Nazareth. O futuro de uma ilusão: o sonho de uma nova polícia. Rio de janeiro: Freitas Bastos, 2001.

CHAK, Wong Sio. A Filosofia e Modelo de Policiamento Comunitário – Concretização e Percepção por parte da PJ. Disponível em: <http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/bc_policial/pol_07.pdf> Acesso em: 22/06/2016.

HIPÓLITO, Marcelo Martinez; TASCA, Jorge Eduardo. Superando o Mito do Espantalho: Uma Polícia Orientada Para Resolução Dos Problemas de Segurança Pública. Florianópolis: Insular, 2012).

LEHMKUHL, Claudete; CARLOS, Luís Roberto de. Polícia Contemporânea - Nova Forma de se Pensar e Fazer Segurança Pública. Disponível em: <http://www.feneme.org.br/pagina/1000/policia-contemporanea---nova-forma-de-se-pensar-e-fazer-seguranca-publica> Acesso em: 15/06/2016.

MARCINEIRO, Nazareno. Polícia Comunitária: Construindo Segurança nas Comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.

MONET, Jean Claude. Polícias e sociedades na Europa. São Paulo, Edusp, (2001).

PACHECO, C Gioanni; MARCINEIRO, Nazareno. Polícia comunitária: evoluindo para a polícia do século XXI. Florianópolis: Insular, 2005.

PRONASCI. Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária. Brasília, 2007. (apostila)

ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha Policiamento e Segurança Pública no Século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

SENASP, 2014. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área da segurança pública. Brasília, 2014.

SHERMAN, Lawrence W. A Polícia e o Controle do Crime In: TONRY, Michel H.; MORRIS, Norval. Policiamento Moderno. Traduzido por Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: EdUSP, 2003.

SKOLNICK, Jerome H.; BAYLEY David H. Policiamento Comunitário. Traduzido por Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: EdUSP, 2002.

SKOLNICK, Jerome H.; BAYLEY David H. Nova Polícia Inovações nas Plícias de Seis Cidades Norte-Americanas. Traduzido por Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: EdUSP, 2002.

TONRY, Michael; MORRIS, Norval. Policiamento Moderno. Traduzido por Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: EdUSP, 2003.

TROJANOWICZ, Robert; BUCQUEROUX Bonnie. Policiamento Comunitário: como começar. Trad. Mina Seinfeld de Carakushansy. Rio de Janeiro: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro: Editora Parma, 1994.

Histórico da Polícia Comunitária no Brasil e na Bahia. Disponível em: <http://www.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2667&Itemid=998> Acesso em: 24/06/2016.

O PROERD em Santa Catarina. Disponível em: <http://www.pm.sc.gov.br/cidadao/proerd.html> Acesso em: 23/06/2016.

O que são os CONSEGs. Disponível em: <http://www.conseg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4 Acesso em: 25/06/2016.

PROGRAMAS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA NO BRASIL: Avaliação de propostas de Políticas Públicas de Segurança. Coord.  José Vicente Tavares dos Santos (Disponível em: <http://justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/analise-e-pesquisa/download/estudos/pspvolume3/3-programas-de-policia-comunitaria-no-brasil-3.pdf> Acesso em: 26/06/2016.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Protetor Ambiental. Disponível em: <http://pmaeduca.blogspot.com.br/p/blog-page.html> Acesso em: 23/06/2016.

Sobre os autores
Robson Joubert

Cadete da Polícia Militar de Santa Catarina, Bacharel em Direito, e Bacharelando em Ciências Policiais – [email protected];

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Trabalho acadêmico

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos