O uso inadequado do e-mail corporativo e sua implicação no Direito do Trabalho

26/08/2016 às 12:49
Leia nesta página:

O empregador tem o poder diretivo de monitorar continuamente todos os e-mails corporativos utilizados por seus funcionários, a fim de verificar se estão sendo usados para os fins a que se destinam, ou seja, com mensagens de cunho estritamente profissional

E-mail corporativo é aquele disponibilizado pela empresa para o funcionário utilizar exclusivamente à serviço da empresa. Tanto é que dentre os nomes dispostos no endereço eletrônico é facilmente identificado o nome da empresa para a qual o trabalhador presta serviços.

Impende observar que o mais comum é o endereço eletrônico conter o nome do empregado e, logo em seguida, conter o nome da empresa, como exemplo: [email protected].  Ou, às vezes, conter somente o nome do setor e o nome da empresa, exemplo: [email protected].

É notório que o e-mail corporativo fortalece a marca da empresa e dá credibilidade às mensagens enviadas, gerando confiança naquele que as recebe, pois nesse caso é a empresa que “está falando”, por meio do funcionário.

Dada a importância de sua utilização nas relações comerciais, ele se tornou um patrimônio da empresa, haja vista que leva a sua marca e que, por meio das trocas de mensagens, é amplamente divulgada.

Logo, o seu uso não pode ser feito levianamente pelo empregado, uma vez que esta é uma ferramenta disponibilizada pela empresa para que o funcionário a utilize em assuntos relacionados ao trabalho desempenhado.

Por tais razões, o empregador tem o poder diretivo e fiscalizatório de monitorar continuamente todos os e-mails corporativos utilizados por seus funcionários, a fim de verificar se estão sendo usados para os fins a que se destinam, ou seja, com mensagens de cunho estritamente profissional.

Nesse sentido, a utilização inadequada do e-mail corporativo tem levado demandas trabalhistas ao judiciário, especialmente de demissões por justa causa ocasionadas pelo uso irregular do e-mail corporativo. Inclusive, no que tange ao desperdício de tempo com mensagens de teor pessoal, bem como a divulgação ilícita de material pornográfico, de pedofilia, preconceituoso, vírus e outros destoantes do caráter profissional.

Importante ressaltar que a jurisprudência pátria tem validado a tese de que o e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho que tem por objetivo potencializar a agilização e eficiência das funções do empregado para o alcance do objeto social da empresa. Posta assim a questão, o desvio de sua utilização não se equipara ao disposto nos incisos X e XII, do art. 5º da Constituição Federal, que garante ao cidadão, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra, da imagem das pessoas, bem como o sigilo de suas correspondências, dados e comunicações telegráficas e telefônicas.

Ademais, inadequado seria esquecer que, nos termos do artigo 932, III, do Código Civil, o empregador também é responsável pelos danos causados por seus empregados a terceiros, no exercício do trabalho ou em razão dele. Portanto, é perfeitamente cabível a fiscalização do empregador sobre a utilização do e-mail corporativo, devendo o trabalhador utilizá-lo com zelo como qualquer outra ferramenta de trabalho.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Márcia Peçanha

advogada, formada em Direito e Comunicação Social/Jornalismo e especializada em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Unileste-MG

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos