Adoção: um ato de amor

Leia nesta página:

O afeto tem ganhado cada vez mais espaço em nosso ordenamento jurídico, sobretudo, em ações de adoção.

Imaginemos a situação de uma criança ou adolescente que foi vítima de maus tratos por seus pais e foi colocada em um abrigo, longe do seio familiar. Até então não foi encontrado nenhum familiar apto para prover todo o amparo e assistência necessários à proteção do menor. Por outro lado, encontramos várias famílias que pretendem adotar esse menor, com condições de oferecer a ele o melhor para se desenvolver com saúde, afeto e dignidade.

Aí nos perguntamos, o que é melhor para esta criança ou adolescente: estar convivendo com sua família natural, onde sofre maus tratos, estando em situação de negligência e abandono, ou estar convivendo com uma família que lhe garanta todo o amor e amparo material e moral para se desenvolver?

Uma das modalidades de colocação do menor em família substituta consiste na adoção, que atribui a condição de filho ao adotado, concedendo-lhe os mesmos direitos e deveres, inclusive, sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com os pais e parentes (art. 41 do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990).

Mais do que uma modalidade de colocação em família substituta, a adoção consiste em proteger a criança ou adolescente, garantindo-lhe todo o amparo e assistência que um genitor oferece, propiciando-lhe educação, afeto, auxílio material e moral, para que o menor consiga se desenvolver com dignidade. É uma medida que visa proteger os interesses do menor, e defendê-lo de toda e qualquer forma de violência ou discriminação.

É importante consignar que a pessoa que pretende adotar uma criança ou adolescente, precisa cumprir alguns requisitos, quais sejam: ser, no mínimo, dezesseis anos mais velho do que o adotado; ter consentimento dos pais biológicos ou dos representantes legais, salvo se destituído do poder familiar ou se os pais forem desconhecidos; ter a concordância do adotado maior de 12 (doze) anos de idade; ter com o adotando um estágio mínimo de convivência, para que haja uma compatibilidade entre o adotado e as pessoas que irão adotá-lo, formando um vínculo afetivo sólido.

Também se faz necessário estar inscrito no cadastro de adoção, obedecendo aos requisitos elencados nos. arts. 197-A e seguintes, do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei exige que cada comarca ou foro regional mantenha um registro de crianças ou adolescentes em condições de serem adotados e um registro de pessoas interessadas em adotar, para facilitar o intercâmbio de informações, possibilitando que seja concedida a medida da melhor maneira possível. Também há uma preparação psicossocial e jurídica a ser feita pela equipe técnica da Justiça da Infância e Juventude.

Contudo, há algumas situações em que a exigência de cadastro é inócua, quando ocorre quando a pessoa a ser adotada já possui significativo vínculo de afetividade e afinidade com as pessoas que irão adotá-la (art. 50, §13º, do Estatuto da Criança e do Adolescente), devendo ser comprovada, neste caso, a presença dos demais requisitos para a adoção. Nestes casos, considera-se como fator primordial a existência de laços de afetividade e afinidade, lembrando que sempre prevalecerá o melhor interesse para a criança ou adolescente.

Mais uma vez, como visto nas famílias plurais, anteriormente abordadas, estamos diante de importante mudança positiva em nosso cenário jurídico: a predominância do amor, que rompe barreiras, até mesmo jurídicas.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Flávia Cristina Jerônimo Corrêa

Advogada com atuação especializada em Direito Processual Penal e Direito de Família e Sucessões - JERÔNIMO CORRÊA ADVOCACIA - Sacramento/MG - Brasil

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos