A ciência e a ética ambiental

20/09/2016 às 23:38
Leia nesta página:

A bioética e a ética ambiental têm sido os temas dos mais instigantes e polêmicos das últimas décadas. Nosso objetivo é demonstrar esses conceitos bem como fomentar discussões acerca de seus procedimentos para o desenvolvimento das ciências.

                O tema abordado por este artigo tem como base pesquisas efetuadas na internet, bem como trabalhos publicados em sites que tratam mais especificamente desses assuntos. A bioética e a ética ambiental são assuntos quase que obrigatórios em congressos, palestras e seminários que tratam do futuro da humanidade nos seus vários aspectos. O avanço das ciências e as novas possibilidades proporcionadas pelas novas descobertas do ser humano é o principal ponto de preocupação da ética e da vida em sociedade. É imprescindível então um novo relacionamento entre o homem e a natureza que dê embasamento ético e moral ás pesquisas e práticas científicas.

               O termo bioética (grego: Bios, vida + ethos, relativo à ética), é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia e direito, que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida e responsabilidade ambiental. Esse conceito perpassa vários campos das ciências, pois é relativo ao avanço das mesmas, principalmente no campo da medicina e biologia. A bioética pretende então sistematizar a conduta humana relativa a pratica e descobertas das ciências, a exemplo do aborto, clonagem, eutanásia, ética médica, transgênicos, células tronco e outros.

              É verdade a informação de que grande parte dos avanços científicos buscam a melhoria da qualidade de vida do homem, mas há que se observar até que ponto essa busca vai ferir princípios e costumes morais já sedimentados na sociedade. As descobertas e consequentemente os fatos sociais antecedem o direito, e por mais célere que seja não pode acompanhar as mudanças e dar um tratamento de lei dentro do ordenamento jurídico, porém o direito possui instrumentos eficazes para resolver condutas e ações contraditórias, e buscar justiça em possíveis contendas que possa haver nessas questões até que se sedimente sua aplicação.

            A ciência não pode ter cerceada sua capacidade de desenvolvimento, pois é a partir das descobertas e novas tecnologias, que curas de doenças e promoção de uma melhor qualidade de vida vão beneficiar toda humanidade. Temos como exemplos desses avanços, o transplante de coração, um escândalo para a época, o DNA para investigação de paternidade e solução de crimes de homicídio, que justificam a necessidade de investimentos nos projetos científicos sem deixar de lado a preocupação de que estes avanços possam trazer algum malefício para a humanidade, como exemplo das técnicas que utilizam o urânio como matéria prima.

          A ética do ambiente é a relação entre o comportamento humano com o meio natural, é antes de tudo refletir sobre as conseqüências da intervenção do homem na natureza e a manutenção do ambiente saudável para gerações futuras. A forma de agir do homem em seu meio social interfere de forma definitiva no espaço natural, sua conservação é hoje compreendida como futuro da espécie humana e todos os outros seres vivos.

       A discussão desse tema surge então no intuito da manutenção das condições de vida no planeta e para viabilizá-lo temos alguns princípios a serem seguidos. A responsabilidade diz respeito ao modo de agir de hoje em relação às gerações futuras, toda intervenção humana no espaço têm repercussão para o futuro, daí ser necessárias políticas responsáveis que preservem a natureza. A alteridade é o entendimento da existência do outro, é a essência da vida em sociedade e nossos atos então podem trazer benefícios e malefícios para pessoas próximas e distantes, o verbo cuidar carrega uma idéia de forte sentimento e que geralmente é dedicado à família e amigos, então designar esse cuidado ao meio ambiente irá proporcionar uma melhor qualidade de vida a muitas famílias e amigos.

      O avanço da ciência e consequentemente do conhecimento têm como objetivo nobre a melhoria da qualidade de vida dos homens no planeta, a bioética e a ética ambiental surge para dar contornos éticos à utilização dessas descobertas em relação à consciência e costumes sociais. Depois de nove anos sem poder andar um militar da cidade de Salvador na Bahia volta a dar seus primeiros passos com ajuda de células tronco retiradas do seu próprio corpo, isso prova quanto é benéfica esse tipo de tratamento, e o uso de células embrionárias? Aí está uma questão para discussão na sociedade.

      A preservação do meio ambiente chega às empresas. Existe hoje metas de contenção de gastos relativos a água, energia elétrica , impressão de  documentos e separação do lixo produzido diariamente, essa conscientização é de suma importância para melhoria do espaço natural e traduz a chamada sustentabilidade , ou seja, produzir sem agressão ao meio em que vivemos.Sociedade consciente e organizada pode então dar respostas afirmativas para questões amplas afim de sensibilizar os governantes do planeta a atuar de forma mais incisiva na proteção ambiental e apoio permanente a pesquisas que levem em conta a melhoria da qualidade de vida da humanidade, contamos hoje com mais de sete bilhões de pessoas na terra, existem países que consomem menos do que produzem em alimentos, outros chegam a consumir quatro vezes mais, como alimentar toda essa gente?O conceito de consumo sustentável surge como uma das possibilidades para a solução desses problemas e a bioética e a ação sustentável do meio ambiente são de suma importância nesse cenário.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BIBLIOGRAFIA:

MARINO JR, Raul, Em busca de uma bioética global, 1ªed, São Paulo ,Hagnos 2010

D’AGOSTINHO, Francesco, Bioética segundo o enfoque da filosofia do direito, 1ªed, São Leopoldo, Usinas, 2006

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
André Luis Veneza Nascimento

Advogado, inscrito na OAB sob o n° 14398-PI. Bacharel em Ciências Econômicas , pela Universidade Católica do Salvador, Pós Graduado em Gestão Empresarial, pela Universidade Estadual do Piauí, e Bacharel e Direito pela Faculdade São Gabriel- NOVAUNESC. Empregado da Caixa Econômica Federal desde maio/1989

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos