Teoria do Amotio ou Apprehensio definindo o momento da consumação do roubo à luz da nova Súmula 582 do STJ

Leia nesta página:

Nova Sumula 582 STJ.

                                                                                                                                                                                                        

Tema de bastante relevância no cenário penal no que tange o momento de consumação do crime de roubo, refletindo concretamente no agravamento da pena do agente infrator, ainda que a posse da coisa alheia tenha sido breve, o fato do emprego da violência e grave ameaça para se apoderar o bem alheio, por si só já descarta a tese da tentativa.

 Uma vez identificada a autoria e a materialidade, ainda que havendo imediata perseguição e prisão, com a inequívoca presença do dolo do agente em apropria-se de coisa alheia, a referida teoria tem sido acolhida pelo Supremo Tribunal de Justiça, como forma de afastar o princípio in dubio pro reo em eventuais defesas.

Súmula 582-STJ: Consuma-se o crime de roubo com a inversão da posse do bem mediante emprego de violência ou grave ameaça, ainda que por breve tempo e em seguida à perseguição imediata ao agente e recuperação da coisa roubada, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Considerando que o criminoso tenha executado e consumado o delito, mesmo que mantido o objeto no seu poder por um curto espaço de tempo, esta nova definição, determina que o crime vislumbre-se consumado, sendo igualmente irrelevante que tenha tido posse mansa e pacífica, não cabendo na hipótese, a tese de crime tentado.

Cumpre salientar que tal estudo tem bastante pertinência, haja vista que a decisão sobre a consumação do crime, implica na aplicação ou não de uma qualificadora mais gravosa para o agente infrator.

Para o nobre Autor Cleber Masson (2015), em sua obra faz importantes observações sobre a Teoria da Inversão da posse e Teoria do Amotio  ou da Apprehensio.

Para o Douto Jurista, no que diz respeito a Teoria da Inversão do ônus da Prova, não basta ao agente apoderar-se do bem. Mas também não se exige sua posse mansa e pacífica.

Há um meio-termo: o furto se consuma quando, em razão da subtração (inversão da posse), a vítima é privada, ainda que momentaneamente, da livre disponibilidade da coisa, a qual é retirada da sua esfera de vigilância.

Nessa conjectura, o ofendido fica impedido de exercer integralmente sua condição de proprietário ou possuidor legítimo do bem, pois este ingressa na livre disponibilidade do autor, ainda que ele não alcance a sua posse tranquila, não teve poder de fato sobre a coisa Sendo essa a teoria adotada pelo Supremo Tribunal Federal.

Já acerca da Teoria do Teoria do Amotio ou Apprehensio, o referido Doutrinador entende que o furto se consuma com o deslocamento da coisa do lugar em que estava situada, mencionando ainda que O Superior Tribunal de Justiça, sustenta a identidade entre as teorias da amotio e da apprehensio, adotando para a consumação do furto o momento em que o agente se torna possuidor da coisa alheia móvel, ainda que não obtenha a posse tranquila, sendo prescindível a retirada do bem da esfera de vigilância da vítima.

Insta citar, igualmente, sobre a questão discutida, o posicionamento do Doutrinador Rogerio Sanches, (2015)  que discorre em sua obra nos seguintes termos:

Consumação e tentativa

No que tange à consumação, há quatro correntes disputando a prevalência:

I - DO FURTO

a) contrectatio: a consumação se dá pelo simples contato entre o agente e a coisa alheia,

dispensando o seu deslocamento;

b) amotio (o u app rehensio) : dá-se a consumação quando a coisa subtraída passa para o

poder do agente, mesmo que num curto espaço de tempo, independentemente de deslocamento ou posse mansa e pacífica;

c) ablatio: a consumação ocorre quando o agente, depois de apoderar-se da coisa, consegue

deslocá-la de um lugar para outro;

d) ilatio: para ocorrer a consumação, a coisa deve ser levada ao local desejado pelo

ladrão para ser mantida a salvo.

Para o renomado Autor, o STF e o STJ adotam a segunda (amotio), que decide está consumado o delito, no momento em que o proprietário perde, no todo ou em parte, a possibilidade de contato material com a res ou de exercício da custódia dominical, seja porque o agente logrou bem sucedida fuga, seja porque destruiu a coisa apoderada.

Ante o exposto, conclui-se que a referida Sumula 582 do STJ, manteve a preocupação em gerar uma regra geral que afaste teses defensivas aos agentes infratores, que com emprego de violencia e grave ameaça, incitam condutas reprovaveis que constragem toda uma sociedade,  que diariamente se ver atemorizada pela onda de violência que se assola pelo país.

Com tal interpretação observa-se que a intenção do legislador se sustenta no intuito de inibir atuações condenaveis de criminosos, que não mais terão suas penas atenuadas por teses que enquadrem tal ação em crime tentado.

REFERÊNCIAS

1-Nova sumula 582 do STJ.  Disponível em: http://www.conjur.com.br/2016-set-15/sumula-stj-tomar-bem-alheio-forma-breve-roubo.Acessando em 09 de novembro de 2016.

2- STJ 582.Disponível em: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI245693,11049-STJ+aprova+sumula+sobre+crime+de+roubo. Acessando em 09 de novembro de 2016

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

3- MASSON, Cleber. Direito Penal esquematizado. Volume 02. 7ª. ed. São Paulo: Metodo, 2015.

4-SANCHES, Rogério. Código Penal Comentado. 7ª. ed. Salvador: Juspodvm, 2015.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Livia de Jesus Oliveira Milhomem

A profissional desde outubro de 2014 é Advogada Pós Graduada em Direito Marítimo e Portuário pela Unisantos/SP, com ênfase na metodologia de pesquisa avançada em Legislação Trabalhista Portuária, Logística Portuária e em Direito Marítimo Ambiental. Possui igualmente em sua formação acadêmica, Pós Graduação em Direito do Trabalho pelo Uniceuma/MA finalizada em 2008. Atuou na advocacia trabalhista consultiva, administrativa e contenciosa de massa em escritórios da área, em assessorias jurídicas e ainda de forma autônoma. Habilidade em audiências, elaboração de petições, recursos, defesas, acordos trabalhistas. Concluiu seu curso jurídico na Universidade Estácio de Sá- RJ, em 2004. Inglês avançado pelo Yázige idiomas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos