Homologação de sentença estrangeira no Brasil

10/11/2016 às 09:47
Leia nesta página:

Segundo o direito brasileiro, a sentença proferida por juiz ou tribunal estrangeiro somente terá validade no Brasil após a sua homologação pelo Superior Tribunal de Justiça.

Segundo o direito brasileiro, a sentença proferida por juiz ou tribunal estrangeiro somente terá validade no Brasil após a sua homologação pelo Superior Tribunal de Justiça.

A parte interessada deve entrar com o processo homologatório para que a justiça brasileira reconheça a eficácia jurídica da sentença estrangeira perante a ordem jurídica nacional.

Para ser homologada, a sentença estrangeira deverá ser legalizada no Consulado Brasileiro no país que proferiu a sentença e deverá estar acompanhada de tradução juramentada feita por tradutor juramentado no Brasil.

Para proceder à homologação da sentença, a parte interessada deve constituir advogado com experiência em processo de homologação de sentença estrangeira no Superior Tribunal de Justiça para evitar perda de tempo e gastos desnecessários.

É importante contratar um profissional com expertise internacional para atuar com eficiência nesse tipo de processo, a fim de proporcionar aos cliente a agilidade necessária para que a sentença estrangeira seja homologada o mais rápido possível.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leandro Luzone

LEANDRO LUZONE é advogado, consultor jurídico e palestrante. Atua em direito civil e empresarial, direito dos negócios e em direito internacional. É sócio fundador da Luzone Advogados, escritório de advocacia empresarial, e da Luzone Capital, empresa de intermediação de negócios e assessoria em Fusões e Aquisições. Em sua atividade como advogado, Leandro Luzone assessora empresas brasileiras e estrangeiras com atividade no Brasil e no exterior. Com grande experiência global, Luzone estudou na Academia de Direito Internacional de Haia, na Holanda, e é membro da International Bar Association, com sede em Londres, Inglaterra. Luzone é ainda colaborador do Banco Mundial na área do direito societário e de investimentos no Brasil, orientando o banco na elaboração do famoso relatório Doing Business, que mede a regulamentação do ambiente de negócios em vários países do mundo. Autor de vários livros, incluindo “Patrimônio: Defenda o seu e o de sua Família”, Luzone é reconhecido por seus artigos e livros sobre educação jurídica destinados para pessoas e empresas dos mais diversos perfis.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos