Protesto de IPVA

20/12/2016 às 10:01
Leia nesta página:

ILEGALIDADE; INCONSTITUCIONALIDADE E ABUSIVIDADE DO PROTESTO DO IPVA.

Previsto no artigo 155, inciso III, da Constituição Federal, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é regulado pelas legislações estaduais específicas. Excetuando-se parcialmente ao Princípio da Anterioridade no tocante ao período nonagesimal, o IPVA respeita, como regra, todos os Princípios Constitucionais Tributários.

O estado membro é o responsável; competente para a cobrança do IPVA, cujo registro seja o do domicílio do proprietário do veículo; recentemente para forçarem o recebimento do exercício em aberto dos proprietários de veículos automotores, começaram a protestar o IPVA dos contribuintes que se encontravam com o imposto em aberto através da Certidão de Dívida Ativa – CDA.

Muito se discutiu sobre a legalidade e constitucionalidade de tal protesto: sobre a legalidade a Fazenda afirma que a Lei de Execução Fiscal não excluía o protesto da CDA, enquanto que os Advogados dos contribuintes afirmavam ser ilegal tal protesto, pois não havia previsão na lei que autorizasse o referido protesto. Ocorreu que com o advento da Lei 12.767/12, alterou-se o parágrafo 1º da Lei 9492/97 acabando com a falta de previsão na Lei, logo, a Fazenda Estadual usou deste artifício para se defender, dizendo que agora o protesto tinha sua previsão legal, ou seja, a Fazenda tinha um meio capaz de arrecadar e de obrigar os contribuintes de uma forma coercitiva recolher os tributos; por outro lado os Advogados dos contribuintes afirmavam que a Lei 12.767/12 é inconstitucional, pois não respeitou o processo legislativo e os artigos 59 a 62 da Constituição Federal.

Essa medida de se protestar o IPVA foi cancelada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no julgamento da Apelação nº 0065825-20.2012.8.26.0114 e além disso, o Código Tributário Nacional em seu artigo 201 nos traz a definição de dívida ativa tributária como sendo a dívida proveniente de crédito tributário, inscrito na repartição administrativa competente, a qual dispõe dos meios próprios para efetuar a cobrança, pois trata-se de um título executivo que já é presumido, liquido e certo e não necessita de prova de sua inadimplência e descumprimento para ser exigido, ou seja, dessa forma fica demonstrado a total desnecessidade do protesto pela CDA, que nada mais é do que uma forma desproporcional e abusiva de se coagir os contribuintes.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
João Elves Barroso

Sou um Advogado qualificado para atuar nas áreas abaixo: • Atuação na área trabalhista; empresarial; • Atuação na área civil e Criminal; • Apresentação de pareceres, acompanhamento de processos e elaboração de notificações judiciais e extrajudiciais, realizando acordos amigáveis ou promovendo ações judiciais. • Experiência no zelo pelos objetivos do cliente e na manutenção e integridade dos seus bens, facilitando negócios, preservando interesses individuais e coletivos, conforme princípios éticos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos