Os pilares contraditórios da democracia

26/12/2016 às 13:28
Leia nesta página:

Uma análise da democracia.Um ser refém de um pecado original.

Quero falar sobre a democracia, esse ser abstrato produto de uma sinuosa estrada. Depositam seu nascimento na Grécia, na tão propalada Ágora, local de debates e deliberações das coisas públicas para os helênicos. Lá se discutiam os rumos daquela sociedade, desde o destino da agricultura até a posição sobre conflitos bélicos. Mas anote-se, entretanto, que somente possuíam voz ativa nesses espaços uma parcela da população. Lá não tinham assento os escravos, por exemplo.

Disso, denota-se que a democracia possui um pecado original: sua seletividade nos atores públicos. Por isso, uma pergunta inicial a ser feita: será que a democracia é tão democrática assim na sua origem?

O que podemos notar é o fato de que havia uma segregação inicial entre pessoas que tinham poder de voz no processo decisório das questões públicas e outros que se sujeitavam às leis deliberadas pelos primeiros. Os votantes, se que podemos nos referir aos privilegiados e inseridos no processo democrático, tinham autonomia pública para traçarem o rumo da sociedade que participavam. Suas leis e julgamentos eram criadas por eles a eles sujeitos. Ao mesmo tempo eram agentes e pacientes no espaço público.

Já os proscritos desse locus, como já dito no exemplo dos escravos, apenas eram pacientes dessas leis e julgamentos promovidos nessas assembleias públicas.  Passivamente ficavam sob o jugo e alvedrio dos “cidadãos de primeira classe”.

Anote-se que a divisão entre as duas categorias de cidadãos era desenhada por diversos fatores: familiares, apenas algumas figuras do clã tinham direito ao voto; escravidão, só o não escravo podia votar e ser votado. Dentre outros, mas pelo que se depreende é o fator em comum que faz o tracejo entre os ativos e os inativos politicamente na origem da democracia. Tal elemento é relação de poder (entenda-se poder, como uma relação em que uma pessoa subjuga seus interesses a outra) que o “cidadão de primeira classe” frente ao de segunda. Figuravam o hemisfério ativo os mais frágeis, seja militar, social e teologicamente.

Assim, a democracia não era exercida na plenitude pela sociedade. Tratava-se de um privilégio de poucos, que afortunados por suas qualidades, impunham suas regras para a sociedade como um todo, até mesmo, e principalmente, para aqueles que não tinham qualquer espaço no processo político.

Mas isso não é um juízo de valor. A democracia ateniense não era boa ou ruim. Era um modelo criado de acordo com o processo cultural da época. Inegavelmente, a democracia é um produto da cultura. Uma criação humana. Formigas não exercem a democracia.

Com efeito, respondendo a pergunta inicial: não, a democracia era segregacionista e nem um pouco expansiva. Poucos tinham o poder de participar do processo politico.

**********************************************************************

Um adento relevante, que talvez tenha passado despercebido: a democracia é um fruto da cultura. É uma criação humana. Trata-se de um direito criado e concebido pelo intelecto humano. Como dito, formigas não exercem a democracia.

Todavia, seu fundamento pode ser extraído de um direito natural: a igualdade. Numa ótica judaico-cristã todos os homens foram criados à imagem e semelhança de Deus; logo não haveria desigualdade entre a criação divina. São Tomas de Aquino, em sua Summa Theologica, afirmou severamente que a desigualdade é criação do pecado. Um construído pelo homem.

Tomando a isonomia como princípio natural e que a desigualdade é fruto do intelecto humano, por consequência, a democracia jamais poderia cair do céu. Nasceu de uma disposição humana de lutar contra seus pecados, notadamente a desigualdade.

Entretanto, ao mesmo tempo que a democracia busca conferir a muitos o direito de votar e ser votado, também tem como pilar a segregação e o preconceito. Curiosamente, almejou lutar contra a diferença, afirmando-a cada vez mais.

Assim , o que temos de traçar é uma forma de gestão dos interesses coletivos de modo que as discussões públicas sejam a mais inclusivas possíveis. Uma tarefa que até agora a democracia não conseguiu alcançar.

**********************************************************************

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos