Burocracia e o Brasil

Leia nesta página:

O presente artigo faz uma sucinta análise da burocracia e a crise no Brasil, apresentando seus efeitos na sociedade e no Estado.

Inegável que vivemos uma crise econômica que afeta de forma considerável o bom desenvolvimento dos diversos setores da economia, não afetando somente grandes empresas de marcas fortes e solidificadas no mercado, mas influindo também nos pequenos empreendedores. Não pode ser esquecido e tampouco rejeitado que afeta também a vida de todos os cidadãos, manifesto ainda dizer que o Brasil sofre bem menos que outros países do globo.

Tão grande e forte quanto a crise econômica mundial é a crise da burocracia estatal em nosso país, que de forma direta e indireta afeta o grande carrossel da economia e possibilita em seu emaranhado de processos e fluxos o crescimento de um câncer, ao qual nomeamos de CORRUPÇÃO.

De forte impacto ou maiores a burocracia torna o Brasil um país que investe pouco em infraestrutura e afasta investimentos por seu excessivo fardo burocrático e quase nunca eficiente.

Pensar na burocracia, por diversas vezes é imaginar uma pilha de papel e uma fila em um balcão de uma repartição pública, mas ela está presente nos mais simples atos da vida, seja na vida de uma empresa, seja na vida de uma pessoa física, do nascimento até a morte ela (a burocracia) se faz presente.

Evidente que ela é necessária é muito útil, mas o que queremos aqui ressaltar é o excesso burocrático e seus amargos prejuízos. Prejuízos que se resumem muitas vezes em atos tão solidificados na nossa cultura que até mesmo já colocamos nome e sobrenome nessas ações.

Quem nunca teve que pagar um “cafezinho”, dar uma “ajuda” para o happy hour, falar com alguém que conhece “o cara”, ou ainda quem consegue colocar no “esquema” para agilizar o processo, etc. Eventos e falas como essas sempre foram ouvidas e infelizmente são praticadas, não por corruptores que aparecem nas manchetes todos os dias, grandes empresários e políticos, mas são atos ilícitos praticados por grande número de cidadãos.

Fácil aqui seria nomear apenas um réu, nesse complexo e quase que infinito fluxo, mas queremos lembrar que atos como esses acima citados, tem uma mãe que cria a pão de ló essas “maracutaias”, mãe essa que aqui chamamos de excesso burocrático estatal.

Por vezes, para praticarmos atos que são comuns ao cotidiano, enfrentamos filas e formulários, apresentação de um extenso rol de documentos, pagamentos de taxas e contribuições, aguardo de prazos nunca tão bem definidos e ainda para enfeitar mais esse “bolo” de problemas, o descaso de muitos funcionários.

E o que abre a porta da frente para que a corrupção entre, são tantas e tantas exigências que são impostas nos expedientes públicos, que dizendo em miúdos:

“Ninguém sabe para que serve, e nem porque faz”. E justo nesse momento que aparece alguém de forma sorrateira que oferece sua “amizade” e seu networking infalível, sobre o preço de um “cafezinho”. Pronto! Mais um corrupto e corruptor dentro do sistema.

E ao ler essa narrativa você, assim como quase todo mundo se pergunta: 

- Como acabar com o excesso burocrático?

Muitos podem ser os remédios aplicados, nenhum será de pronto eficaz, mas no decorrer dos anos se mostrarão práticos, sendo basicamente dois pilares de sustentação desse excesso burocrático: falta de investimento em tecnologia e falta de investimento em treinamento e capacitação.

Exemplo do que acima menciono é o famoso e nunca aplicado Documento Único, que reuniria em um documento com chip, todas as informações do cidadão, assim como ocorre, por exemplo, em Portugal e de forma elogiada por diversos países, mas no Brasil anos já se passaram sem qualquer passo em direção a sua efetiva implantação.

Tão necessário quanto a discussão de temas econômicos e sociais devemos incluir em nossa pauta de assuntos a serem debatidos o excesso burocrático estatal.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Loreano José de Jesus Goulart

Estudante de Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, aluno pesquisar pelo Instituto Presbiteriano e trainee na Nextel

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos