Usucapião: forma originária de aquisição da propriedade

Leia nesta página:

Já ouviu falar, ou conhece alguém que, por um determinado lapso de tempo, se utilizou-se, residiu ou cuidou de um bem como se dono fosse, sem oposição do verdadeiro proprietário? Saiba como regularizar essa situação por meio da Usucapião!

A Usucapião é uma forma de aquisição da propriedade. Também chamada de prescrição aquisitiva, ela destina-se tanto a móveis quanto a imóveis.

A Usucapião se dá pela posse prolongada da coisa, respeitando alguns requisitos como, coisa hábil ou suscetível de usucapião, posse, tempo, justo título e boa-fé.

A Lei exige que a posse seja contínua e incontestada, pelo tempo determinado e com ânimo de dono.

Com relação a coisa hábil, oportuno lembrar que os bens públicos, como regra geral e por força de lei, não podem ser usucapidos, assim como os bens fora de comércio, que também não poderão ser adquiridos por usucapião.

Quanto ao tempo, esse será diverso a depender do tipo da usucapião. É contado em dias, iniciando-se ao dia seguinte ao da posse, excluindo-se o primeiro e incluindo o último.

O justo título é o ato ou negócio jurídico que, em tese, possa transferir a propriedade. Poderíamos chamar de fato gerador da posse. Como exemplo, podemos citar o recibo de compra e venda, escrituras não registráveis por óbice de fato, compromissos de compra e venda, formais de partilha, entre outros.

A boa-fé é consubstanciada no fato de o possuidor não ter conhecimento que a coisa possui qualquer obstáculo que impeça a sua aquisição. Esta deve existir desde o começo até o final do prazo da prescrição aquisitiva.

Para a usucapião, a posse é o principal elemento. No entanto, há algumas modalidades de posse que não permitem a aquisição por meio da usucapião, por exemplo, o locatário e o comodatário, que tem a posse imediata, mas não possui com ânimo de dono. Somente poderá usucapir se houver a modificação no ânimo da posse.

O Código Civil traz nos artigos 1.238 a 1.244 as espécies de Usucapião, quais sejam, usucapião extraordinária, ordinária e especial (urbano e rural).

De acordo com o artigo 1.238 do Código Civil, a usucapião será extraordinária, quando a posse de um imóvel se der initerruptamente e sem oposição por 15 anos, independentemente de título e boa-fé. Esse prazo poderá ser reduzido em 10 anos, se o possuidor houver estabelecido no imóvel sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

O artigo 1.242 do mesmo diploma legal traz a usucapião ordinária, que tem por requisitos a posse mansa e pacífica por 10 anos, mas, neste caso, exigindo o justo título e a boa-fé. Este prazo será reduzido pela metade se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico.

A Usucapião Especial, destinada a imóveis rurais e urbanos, está disciplinada nos artigos 1.239 e 1.240 do Código Civil.

A usucapião rural, também chamada de pro labore, tem como requisitos a posse por 5 anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior a cinquenta hectares, e que o possuidor não seja proprietário de imóvel rural ou urbano. Exige-se, ainda, que o possuidor torne a terra produtiva por seu trabalho e de sua família, tendo nela sua moradia.

A usucapião urbana, ou, pro misero, tem como requisitos, a posse de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por 5 anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para a sua moradia e de sua família, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.


Usucapião Coletiva

A Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), prevê a usucapião Coletiva. Essa modalidade de usucapião destina-se a população de baixa renda, visando atender a pressão social das ocupações urbanas. Tem a finalidade de diminuir as despesas e os entraves de uma ação individual de usucapião.

A usucapião coletiva, tem como requisitos: área com mais de 250 metros quadrados, ocupação coletiva, sem identificação dos terrenos ocupados.

Essa modalidade de usucapião, aplica-se somente a imóveis urbanos.

Causas impeditivas da usucapião:

O artigo 1.244 do código civil, dispõe que, estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição, as quais também se aplicam à usucapião.

Desse modo, por exemplo, não ocorrerá usucapião:

  • contra proprietário incapaz;
  • não estando vencido o prazo;
  • contra os ausentes do país em serviço da União, Estados ou Municípios;
  • pendendo condição suspensiva; e,
  • contra os que se acharem servindo na armada e no exército nacionais, em tempo de guerra.

Será também causa impeditiva, a usucapião de bens:

  1. entre cônjuges, na constância do matrimonio;
  2. entre ascendente e descendente, durante o pátrio poder;
  3. entre tutelados e curatelados e seu tutores e curadores, durante a tutela e a curatela;

Ação de usucapião:

Poderá o possuidor requerer ao juiz seja declarada adquirida, mediante usucapião, a propriedade imóvel (art.1.241 do Código Civil). Sendo a ação de usucapião de eficácia declaratória, somente sentença pode declarar a usucapião. Essa declaração constituirá título hábil para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

A ação de usucapião deverá ser proposta no foro da situação do imóvel, tendo legitimidade para a sua propositura, o possuidor do imóvel.

Os artigos 941 a 945 do Código de Processo Civil de 1973, dispunham sobre os requisitos para se propor a ação de usucapião, como obrigatoriedade de juntar na inicial a planta do imóvel, a intervenção do Ministério Público, entre outros.

O Novo Código de Processo Civil, no entanto, não reproduziu o procedimento da ação de usucapião como rito especial. Alguns atos processuais foram reproduzidos ao longo do texto do NCPC, como a citação e a publicação do edital.

Para a propositura da ação de usucapião, o NCPC deixa de exigir a juntada na inicial da planta do imóvel, consolidando entendimentos jurisprudenciais. Estando o imóvel bem determinado e delimitado, esta poderá substituir-se por croquis. Também não é mais obrigatória a intervenção do Ministério Público; o órgão somente se manifestará em ações de usucapião onde não esteja configurado interesse individual disponível.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

O Novo CPC trouxe em sua redação no artigo 1.071, uma nova modalidade de procedimento da usucapião – o extrajudicial, que foi introduzido na Lei de Registros Públicos acrescido do artigo 216-A.

Dispõe o referido artigo que, sem prejuízo da via jurisdicional, o pedido de reconhecimento extrajudicial da usucapião, será processado diretamente perante o Cartório de Registro de Imóveis da comarca em que estiver situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado, devidamente representado por advogado. Além da planta do imóvel, o artigo traz uma lista de documentos que devem ser apresentados para que seja possível o registro ou a realização de matrícula do imóvel.

O que se percebe em uma ação de usucapião é a busca pelo sentido social da propriedade. E a Lei, com a exigência de que a posse seja continuada, busca uma forma de “premiar” aquele que se utilizou utilmente do bem e cuidou dele como se dono fosse por um determinado lapso de tempo e sem oposição daquele que deveria fazê-lo! Afinal, não seria justo suprimir o uso e gozo de um imóvel (ou móvel), de quem dele cuidou, produziu ou residiu por longo espaço de tempo, sem oposição.

Se por um lado o usucapiente adquire o domínio, aquele que eventualmente o perde sofre punição por sua desídia e negligência por não cuidar do que é seu (Venosa, 2006, v.5:198).

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Núbia das Dores de Oliveira Gonçalves

Advogada Graduada em Direito no ano 2008 pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – FADIVALE (Governador Valadares -MG) mora em Belo Horizonte – MG. Militante nas áreas Civil, trabalhista e previdenciária.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos