O direito à busca da prosperidade

11/01/2017 às 22:10
Leia nesta página:

Conceito de prosperidade. Fundamento constitucional oo direito à busca da prosperidade. Precedentes do STF. Conclusões.

 

O Princípio à busca da  Prosperidade:

 

INTROITO


A etimologia da palavra prosperidade (do latim prosperitàte) tem o significado de boa-sorte, ventura, felicidade, boa-saúde. 


Destarte, o princípio da prosperidade encontra-se implícito na Constituição Federal, significando o direito de todos os cidadãos de alcançarem o desenvolvimento material e o bem-estar social. 

Deflui da dignidade da pessoa humana e do art. 3º da Lei Maior, o qual preconiza que o Estado brasileiro buscará a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária. 

Nesse diapasão, todos querem se sentir prósperos, fartos, felizes. Decorre do princípio da felicidade (reconhecido em julgado do STF e consolidado na doutrina norte-americana), cujo significado está relacionado ao direito que as pessoas têm em se sentirem felizes, satisfeitas consigo próprias. 

APLICABILIDADE NAS DIVERSAS ESFERAS SOCIAIS

O Estado tem o direito de cobrar a tributação dos cidadãos, visando à prosperidade dos cofres públicos, a fim de viabilizar as políticas públicas. 

Concomitantemente, não pode impingir uma tributação excessiva a ponto de confiscar o patrimônio do contribuinte, retirando-lhe o mínimo existencial. 

Na esfera privada, as empresas têm o direito de buscar a própria prosperidade e dos seus clientes, por meio de empreendimentos imobiliários, fornecimento de produtos e serviços modernos. 

De outra parte, não pode fazê-lo de forma ilimitada, devendo respeitar, por exemplo, o meio ambiente. 

No âmbito da família, os seus integrantes devem buscar o aprimoramento dos talentos individuais, no intuito de progredirem mutuamente, promovendo a satisfação de pais, cônjuges, filhos, etc. 

É necessário compatibilizar o crescimento da economia (desenvolvimento sustentado) com a proteção dos direitos dos consumidores, organizações não governamentais, associações de classes, entre outros. 

Vale dizer, a prosperidade é algo implícito nas relações humanas, sendo necessária para impulsionar a economia e promover o bem- estar social. 

Demais disso, resultará em conquistas imateriais, uma vez que propiciará sentimentos de felicidade humana, cujo valor não se pode mensurar em pecúnia. 

 

FUNDAMENTO NA JURISPRUDÊNCIA DO STF

 

Pode-se argumentar que o presente princípio é uma ramificação do direito à busca da felicidade. Com efeito, segundo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), a busca da felicidade constitui um direito social implícito, derivado do princípio da dignidade da pessoa humana.

 

Nesse sentido, em um julgado realizado pelo plenário, o STF entendeu que o direito à livre escolha da sexualidade nas uniões homoafetivas decorreria do direito constitucional à busca da felicidade (STF, ADPF 132, Rel. Min. AYRES BRITTO, Tribunal Pleno, julgado em 5/5/2011).

 

Como se nota, o Supremo Tribunal Federal, fundamentando-se em valiosa construção hermenêutica e lastreado em princípios vetoriais do ordenamento jurídico (dignidade da pessoa humana,  liberdade, igualdade, e da busca à felicidade) assentou assistir, a qualquer pessoa, o direito fundamental à  livre orientação sexual, proclamando a plena legitimidade ético-jurídica da união homoafetiva como entidade familiar, atribuindo-lhe estatuto de cidadania,  permitindo, em favor de parceiros homossexuais, as relevantes consequências no plano do  jurídico, notadamente no campo previdenciário ( sobressaindo o direito à pensão por morte).

 

No mesmo diapasão, dessume-se que o direito à busca da prosperidade deriva do postulado da dignidade da pessoa humana, e dos artigos 1º, III c/c art. 3º, II e III, da Constituição da República, constituindo um direito constitucional implícito, devendo ser reconhecido a todos indistintamente, sem quaisquer discriminações que não sejam as razoáveis e previstas no próprio texto constitucional.

 


CONCLUSÃO: 

O direito de se sentir próspero é algo intrínseco ao ser humano, sendo necessário para o desenvolvimento psíquico e social. 

Nesse ponto, uma sociedade próspera reflete em melhorias na qualidade de vida, porquanto o convívio social será promovido sem que a cretinice humana vigore como regra, haja vista o bem-estar que imperará no corpo social. 

Por derradeiro, vale ressaltar que a prosperidade resultará não só em conquistas materiais, e sim em satisfações pessoais do ser humano, às quais se refletem em aumento da autoestima e de recompensas arraigadas ao interior do próprio indivíduo. 

Destarte, propomos a alteração do artigo 6º da Constituição Federal para incluir o direito à busca da prosperidade como algo inerente ao bem-estar da coletividade e ao desenvolvimento das gerações presentes e futuras, sendo alçado, por conseguinte, à categoria de direito social. 

 

REFERÊNCIAS:

 

NUNES, Bastos Leandro. Evasão de divisas. Salvador: Juspodivm, 2017.

 

ORTEGA, Flávia Teixeira. O que consiste o princípio da busca da felicidade?. Disponível em https://draflaviaortega.jusbrasil.com.br/noticias/383860617/o-que-consiste-o-principio-da-busca-da-felicidade. Acesso em 11 de jan/2017.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leandro Bastos Nunes

Procurador da República. Ex-Advogado da União. Especialista em direito penal e processo penal. Articulista. Autor da obra "Evasão de divisas" (Editora JusPodivm). Professor da pós-graduação em direito penal econômico da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), e em cursos do Ministério Público da União. Palestrante em crimes financeiros.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos