O Controle Interno como ferramenta de combate à corrupção

17/01/2017 às 09:41
Leia nesta página:

O Controle Interno como ferramenta de combate à corrupção.

Como vimos no artigo passado, muito utilizado na iniciativa privada, o Controle Interno, por força de lei, deve ser obrigatoriamente implantado nos municípios.

O prefeito honesto e inteligente terá o controlador como o seu maior aliado. Afinal, ambos respondem solidariamente pelos atos da administração. Desta forma, se ambos andarem alinhados e cada um respeitando a competência do outro, toda a população ganhará, pois significará que está havendo eficiência e legalidade na gestão.

O Controle Interno é o órgão fiscalizador inserido dentro da estrutura administrativa municipal, sendo um eficiente meio de combate à corrupção. Nas palavras do professor Milton Mendes Botelho (que foi o primeiro autor de livro sobre Controle Interno no Brasil e umas das maiores autoridades no assunto, profundo conhecedor de auditoria e controladoria no Brasil e nos Estados Unidos), a Controladoria é uma espécie de Ministério Público Municipal.

No entanto, não são raros os prefeitos que, ou por desconhecimento, ou por estarem mal intencionados, simplesmente não criam a Controladoria ou se tiverem em seu município esse departamento, deixam esse órgão subutilizado funcionando apenas pró-forma. Isso quando não perseguem os controladores ou os ameaçam de exoneração e represálias, caso julguem que o controlador esteja de alguma forma “atrapalhando”.

A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB de São Paulo em 2015, no pacote de propostas da campanha Corrupção não levantou a bandeira de que o Controle Interno precisa ter maior autonomia, e ali foi defendido que: “Controladorias e Corregedorias da União, estados e municípios devem ter autonomia financeira e administrativa, com mandato de três anos não coincidente com o chefe do Poder Executivo”.

Esse assunto também tem sido abordado no Congresso Nacional, a PEC 144 prevê a criação de mandato para a Diretoria da CGU e o Diretor-Presidente da Controladoria Geral da União terá status de Ministro de Estado de deverá será escolhido pelo Presidente da República entre os membros da Diretoria Colegiada e investido na função por quatro anos ou pelo prazo que restar de seu mandato (no caso de vacância antecipada).

E nessa justificação, os legisladores apontaram fato grave:

“À medida que a Controladoria-Geral da União (CGU) foi, ao longo dos últimos anos, se aprimorando constantemente, com concursos regulares para preenchimento de seus quadros com profissionais competentes e comprometidos com a coisa pública, com melhoria de sua estrutura e recursos materiais, vimos o trabalho do controle interno ganhar força e relevância. Paradoxalmente, na exata medida do ganho de relevância alcançado pela CGU, começaram ações que têm o objetivo de desconstruir tudo o que foi conquistado a duras penas pelo órgão e seus servidores. São fortes os rumores do rebaixamento de importância da CGU, que deixaria de ser Ministério. Ainda a possibilidade de fatiamento de suas atribuições, distribuindo as competências da CGU entre diversos Ministérios, também é outra questão frequentemente apontada. Porém, esta é a ponta visível desse iceberg”.

Na referida justificação dessa PEC (Projeto de Emenda Constitucional), assinada por 30 Senadores da República, assim constou:

Ainda que vinculado ao Poder Executivo, o responsável pelo controle interno deve ter um bom grau de estabilidade, autonomia e segurança, de forma a poder desempenhar seu papel como instância estatal e não como extensão dos interesses do governante de momento. Ou seja, a atuação do controle interno deve ser de Estado, não de Governo”.

O Controle Interno dos municípios, no entanto, não está subordinado à Controladoria Geral da União, em razão do princípio federativo e autonomia dos entes federados.

Desta forma, os municípios devem criar legislação própria sobre o funcionamento do Controle Interno, inclusive criando mandato para o cargo de controlador, para que seja dada autonomia ao trabalho do mesmo, sendo que vários municípios já o fizeram.

O ideal é que o Estados incluam essa obrigatoriedade em suas Constituições Estaduais, como já fez, por exemplo, o Estado Piauí. A Emenda Constitucional n. 38/2012, alterou o art. 90 da Constituição do Estado do Piauí e fixou mandato de três anos para os controladores do Estado e os dos municípios.

A ideia de se ter o mandato visa garantir não só autonomia, mas também o princípio da continuidade do serviço público, que não pode simplesmente parar e recomeçar do “zero” a cada eleição e novo prefeito, bem como, garante que o controlador possa agir com imparcialidade e ter autonomia para trabalhar durante seu mandato, sem medo de contrariar eventuais interesses escusos do gestor. 

Daí também a importância da legislação municipal impor uma série de pré-requisitos técnicos e morais que o controlador deve possuir, além de que o mesmo comprovadamente não possua nenhum vínculo político-partidário, a fim de que seja garantida a imparcialidade, impessoalidade e tecnicidade do trabalho.

Desta forma, portanto, quando bem implantado e com lei municipal que garanta autonomia aos controladores, através de mandato ou de concurso público, o Controle Interno é uma importante ferramenta de prevenção e combate à corrupção, sendo portanto de interesse público que esses órgãos sejam equipados para que funcione o mais excelente possível.

Desde 2013 a população brasileira tem dado um recado aos políticos de que não mais tolera a corrupção, e a implantação de uma Controladoria Municipal autônoma e eficiente é uma vitória de toda a sociedade.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Ricardo de Assis Perina

Advogado desde 1999; Pós-graduado em Direito Empresarial; Consultor em Controladoria Pública.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos