A nova dinâmica no controle da Administração Pública

Leia nesta página:

O texto aborda uma nova dinâmica no controle da Administração Pública, resultado das forças vertical (controle que a sociedade exerce sobre o estado) e horizontal (exercida pelos mecanismos e órgãos de controle interno e externo do Estado).

As transformações advindas da era da informática e das redes sociais estão mudando a maneira de se fazer política em todo o mundo. A disseminação descentralizada, não hierárquica e altamente pulverizada de informações (através de ferramentas como Twitter, WhatsApp e Facebook, dentre outras), propicia aos cidadãos novas formas de se ver, avaliar e fiscalizar as ações praticadas pelos agentes que atuam em nome do estado.

Nessa nova dinâmica, o cidadão deixa de ser apenas um cliente da Administração Pública e passa a ser mais um elemento de fiscalização da estrutura das organizações públicas, o que sinaliza uma necessidade inequívoca de adaptação do setor público aos anseios da população, que cobra maior transparência.

A resposta que o governo dá a tais demandas e a forma como utiliza os recursos arrecadados estão diretamente associadas à ordem democrática.

Esse controle que o cidadão exerce sobre os atos do governo não é novidade, já que faz parte do sistema de freios e contrapesos elaborado pelos federalistas norte-americanos, por meio do qual as atribuições são divididas entre os poderes de estado (executivo, legislativo e judiciário), que, por sua vez, atuam em um ambiente limitado pela Constituição e pela vontade popular (exercida, dentre outros meios, através do voto).

A discussão sobre a forma de controle a ser exercida sobre esses atores está diretamente ligada ao conceito de accountability, segundo o qual agentes públicos devem prestar contas e se responsabilizar pelos atos e decisões tomadas na condição de gestores, o que inclui também o compromisso ético e legal de responder pelo poder que lhes é delegado.

A maioria dos autores distingue duas formas de accountability: a vertical, decorrente do controle que a sociedade exerce sobre o estado (a exemplo dos eleitores, que podem trocar ou reconduzir os mandatos de seus dirigentes e representantes) e a horizontal, exercida pelos mecanismos e órgãos de controle interno e externo (como os Tribunais de Contas).

Assim como ocorre com o controle vertical - modernizado pelos instrumentos de informática - o controle horizontal também busca uma atuação mais efetiva, eficiente e eficaz, por meio de novas tecnologias e formas de ação. Exemplo disso é o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que instituiu mecanismos como a fiscalização concomitante, as auditorias operacionais e a apuração de índices de gestão dos 644 municípios a ele jurisdicionados.

A maior inovação, contudo, reside na aproximação da Corte de Contas paulista com as entidades da sociedade civil (por meio da capacitação de membros dos conselhos municipais de saúde) e com os cidadãos em geral (por intermédio da disponibilização dos aplicativos 'IEGM Mobile' e 'Fiscalize com o TCESP'), o que cria uma nova dimensão de controle.

Tomando emprestado um conceito da física, esta accountability é a soma da força vertical (sociedade civil) com a horizontal (mecanismos de controle), o que se traduz em uma resultante diagonal ou transversal, cuja intensidade é maior do que cada uma das forças individuais que a compõe.

Está configurada, assim, uma nova dinâmica no controle da Administração Pública, que apresenta uma inequívoca capacidade de motivar indivíduos a superar as barreiras existentes para o pleno exercício da cidadania, tudo em benefício da própria sociedade.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Marcus Augusto Gomes Cerávolo

Pós-Graduado em Tecnologia de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal. Bacharel em Administração de Empresas. Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) desde 2006. Professor na Escola Paulista de Contas Públicas do TCE-SP desde 2009. Membro da equipe de pregoeiros do TCE-SP desde 2016. Coordenador da Comissão Permanente de Análise de Jurisprudência do TCE-SP desde 2017.

Antonio Marcos Barreto França

Agente da Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Mestre em Gestão e Políticas Públicas (EAESP/FGV). MBA em Gestão de Empresas (EBAPE/FGV). Graduado em Administração de Empresas pela EAESP/ FGV Na iniciativa privada ocupou cargos executivos nas áreas de Planejamento Estratégico e Econômico-Financeiro, Controladoria e Gerência Administrativo-Financeira em empresas nacionais e multinacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos