Camareira de motel terá direito a adicional de insalubridade

19/01/2017 às 09:30
Leia nesta página:

Para a Corte Trabalhista, a mera utilização de EPI não é suficiente para elidir a insalubridade existente nas atividades desempenhadas por camareira de motel.

            A Súmula 448, II, o TST, diz que a higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação, e a respectiva coleta de lixo, enseja o pagamento de adicional de Insalubridade em grau máximo, incidindo o disposto no Anexo 14 da NR-15 da Portaria do MTE nº 3.214/78 quanto à coleta e industrialização de lixo urbano, por não se equiparar à limpeza em residências e escritórios.

Essa foi à tese jurídica de uma camareira no Estado de Minas Gerais, para ter direito ao adicional de insalubridade, a Desembargadora Cilene Ferreira Amaro Santos acatou o argumento da trabalhadora de um motel em Belo Horizonte (TST-RR-2756-08.2013.5.03.0134), no qual esta ingressou com RT.

Vencendo em 1ª instância, não obstante, o TRT da 3ª Região reformou a sentença afirmando que tal insalubridade não poderia ser implantada, haja vista que as atividades de camareira, limpeza de quartos, banheiros, entre outros serviços da mesma espécie, não contemplaria a normativa expressa da Súmula supramencionada, já que não há exposição de drogas injetáveis por parte do frequentadores do local.

Sobre o adicional de insalubridade, os artigos 189 e 192 da CLT assim prelecionam:

CLT - Art. 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. 

 CLT Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus: máximo, médio e mínimo.

Decisão que ensejará repercussão nacional para a categoria, que pode pleitear o adicional de insalubridade, a empresa ré ainda poderá recorrer da decisão da Desembargadora.

No mais, a acrescer nesta discussão lembramos que a insalubridade se caracteriza quando o trabalhador fica exposto a agentes nocivos a saúde durante sua jornada de trabalho, seja pelo tempo e intensidade de exposição, seja pela natureza.

O Ministério do Trabalho e Emprego possui uma Norma Regulamentadora nº 15, sobre atividades e operações insalubres, na qual constam quais são os agentes nocivos e seu grau de intolerância. No caso telado consideramos os agentes químicos e biológicos. Acresce que, sendo evidenciado mais de um fator/incidência de insalubridade, será levado em consideração o fator mais elevado para fins de cálculo do adicional, não havendo acúmulo de adicionais.

Vejamos decisão do TST sobre a temática:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. GRAU MÁXIMO. LIMPEZA DE BANHEIROS. FROTA DE ÔNIBUS. APLICAÇÃO DA SÚMULA Nº 448 DO TST. Na hipótese em exame, o Regional com base nas condições de trabalho da recorrida e no laudo pericial concluiu pela existência de insalubridade em seu grau máximo nos termos do Anexo 14 da NR-15 da Portaria MTE nº 3.214/78, delimitando que, as atividades desempenhadas pela obreira importavam em contato direto com agentes biológicos- trabalhos ou operações permanentes com esgoto (galerias e tanques), pois compreendiam a limpeza diária de 08 a 14 ônibus, sendo apenas 1 ou dois sem banheiro, incluindo a retirada de dejetos existentes na lixeira. Assim, o deferimento do adicional de insalubridade em seu grau máximo decorreu da atividade desempenhada pela reclamante, no caso, limpeza de banheiros e da conseqüente exposição a agentes biológicos durante o pacto laboral. Foi destacado ainda na decisão recorrida que, a utilização de EPI não era suficiente para elidir a insalubridade existente nas atividades desempenhadas pela autora. Constata-se, assim, que as premissas assentadas no acórdão combatido estão em perfeita conformidade com o entendimento consagrado no âmbito deste Tribunal Superior através da Súmula nº 448. Desse modo, não demonstrada à alegada contrariedade a verbete de Súmula desta Corte, inviável a admissibilidade do recurso de revista nos termos do art. 896, § 6º da CLT. Agravo de instrumento improvido. (TST - AIRR: 4059820135040016, Relator: Américo Bedê Freire, Data de Julgamento: 20/08/2014, 6ª Turma, Data de Publicação: DEJT 22/08/2014).

O uso de EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual) pode amenizar ou eliminar as condições insalubres de tal forma que possa gerir ao trabalhador certa proteção no curso de seu labor. No caso da camareira a empresa alegou que foi entregue à trabalhadora os EPI´s (bota, luva e máscara) tentando, de forma frustrada, camuflar o direito laboral pleiteado.

A empresa poderá ainda recorrer da decisão da Desembargadora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Consolidação das Leis Trabalhistas. Editora Saraiva, 2016.

JUSBRASIL. Acessado em 19 de janeiro de 2017: http://tst.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/135196651/agravo-de-instrumento-em-recurso-de-revista-airr-4059820135040016.

SITE DO TST. “Camareira de motel consegue reversão de decisão e irá receber adicional de insalubridade” Acessado em 19 de janeiro de 2017: http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/id/23909924

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Sheylla Campos

Advogada. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Aluna especial do Mestrado em Ciências Políticas na UFCG e aluna especial do Mestrado em Ciências Sociais na UFCG.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Informação para os trabalhadores da categoria ora mencionado no texto, como forma de exigir a completude de seus direitos laborais.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos