Desistência voluntária e arrependimento eficaz

08/02/2017 às 22:50
Leia nesta página:

Entenda a diferença básica entre desistência voluntária e arrependimento eficaz.

Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

Nas palavras de Sanches “a desistência voluntária e o arrependimento eficaz são espécies de tentativa abandonada ou qualificada”.

A DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA se dá quando o agente desiste de prosseguir com o desenvolvimento dos atos executórios de determinado crime, essa desistência é feita de modo voluntário, respondendo o agente, somente pelos atos praticados.

É o típico exemplo do agente que voluntariamente desiste de prosseguir na execução do crime de homicídio, mesmo já tendo iniciado a sua consumação.

Ocorre o ARREPENDIMENTO EFICAZ após a realização de todos os atos executórios do crime e o agente arrependido impede que o resultado aconteça.

São os requisitos para o arrependimento eficaz: i) voluntariedade e; ii) eficácia do arrependimento consistente em evitar a produção do resultado.

É o exemplo do agente com intenção de matar a sua vítima, dispara-lhe vários disparos de arma de fogo e após, voluntariamente se arrepende e impede que o resultado morte se consume lhe prestando o devido socorro, caso em que se a vítima sobreviver o agente somente responderá pelas lesões causadas se vier a óbito mesmo tendo prestado socorro responderá pelo crime de homicídio.

Note que o arrependimento deve essencialmente ser eficaz, ou seja, deve impedir a produção do resultado inicialmente desejado.

Fonte: Manual de Direito Penal – Parte Geral – 2014 - 2ª Edição – Rogério Sanches - pgs – 322 e 326.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Franklin Pereira Martins

Advogado, bacharel em direito (2013) pela Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES, especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade Damásio e Direito Tributário pela Faculdade Damásio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos