A lei eleitoral e a participação das mulheres na política

13/02/2017 às 16:57
Leia nesta página:

No Brasil, as mulheres somente tiveram direito ao voto após a promulgação da Constituição de 1932. Antes, tal direito sequer era debatido, já que a política dos séculos XIX e anteriores era pensada como atividade eminentemente masculina.

A observância do princípio da isonomia eleitoral e a participação das mulheres na política sempre foi motivo para debates, sendo que a história das eleições comprova a premente necessidade de incremento das políticas afirmativas femininas.

No Brasil, as mulheres somente tiveram direito ao voto após a promulgação da Constituição de 1932. Antes, tal direito sequer era debatido, já que a política dos séculos XIX e anteriores era pensada como atividade eminentemente masculina.

Na mesma época, nas eleições convocadas por Getúlio Vargas para composição da Assembleia Constituinte, foi eleita a primeira mulher deputada federal, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz.

Desde então, muitas mulheres e muitos homens têm lutado para aumentar a participação das mulheres na política e o chamado empoderamento feminino tornou-se bandeira empunhada por diversos partidos políticos.

Nas últimas eleições municipais, em 2016, dos 5.542 prefeitos eleitos em todo o território nacional, apenas 640 (12%) são mulheres, e dos 57.835 vereadores empossados, menos de 8 mil (14%) são do sexo feminino.

Em Campinas, dos 9 candidatos a prefeito, poderíamos votar em apenas 2 mulheres e, dos 799 candidatos a vereador, somente 250 (31%) eram mulheres, sendo que temos uma única representante do sexo feminino na Câmara Municipal.

Buscando a afirmação das mulheres na política, a legislação eleitoral sofreu – e ainda vem sofrendo – inúmeras alterações a fim de promover a necessária participação feminina.

Nesse passo, o artigo 10, da Lei das Eleições garante uma cota mínima de gênero nas eleições proporcionais, estabelecendo que, ao registrar a chapa de candidatos, cada partido deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Quanto ao financiamento eleitoral, o artigo 44, da Lei dos Partidos Políticos determina que o partido político destine ao menos 5% do total de recursos recebidos do Fundo Partidário para a criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.

Há, ainda, norma de incentivo à participação feminina na propaganda partidária no rádio e na televisão, uma vez que a Lei dos Partidos Políticos prevê que os partidos dediquem às mulheres tempo não inferior a 20% de cada programa ou inserção.

A Justiça Eleitoral também estimula a participação das mulheres na política, tanto que, em atenção ao artigo 93-A, da Lei das Eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promove, de 1º de abril a 30 de julho dos anos de eleições, por até cinco minutos diários, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política.

Por fim, mais uma forma de a lei eleitoral homenagear as mulheres é determinando, no artigo 59, § 1º, da Lei das Eleições, que a urna eletrônica exibirá a foto, número e nome do candidato ou candidata, com a expressão designadora do cargo disputado no masculino ou feminino, conforme o caso.

Certo é que ainda há muito a se fazer para respeitar a isonomia de gênero determinada na Constituição Federal e os desafios são ainda maiores no que toca à participação feminina na democracia partidária, locais ainda muito pouco atrativos para as mulheres e geralmente comandados pelos inatingíveis “caciques”, verdadeiros “machos-alfa” da agremiação partidária.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo H. F. Bueno

advogado especialista e professor de Direito Eleitoral. Formado, no ano de 2010, em Direito pela PUC-Campinas, em 2015 recebeu o Diploma de Mérito Jurídico da Câmara Municipal de Campinas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos