Em um compromisso de final de semana ao ser apresentada pela anfitriã da festa como advogada, a profissional do Direito escuta a seguinte frase do mais novo conhecido: “Você é advogada, que legal! Mas tomara que eu nunca precise! ”.
A grande maioria das pessoas tem a ideia de que quando se precisa procurar um advogado é porque está com problemas “na justiça”, então associa este profissional a coisas ruins, e automaticamente deseja nunca “precisar” dos serviços de um.
Realmente, algumas funções do advogado estão envolvidas com problemas ou coisas tristes da vida dos clientes, como uma pensão alimentícia não paga, um devedor que é preciso cobrar, um divórcio, inventário, ou até mesmo qualquer outra lide em que há briga entre as partes.
Contudo, é injusto, senão cruel, vincular a imagem deste profissional somente a coisas ruins e problemas, há também, funções que ele exerce e que fazem um papel positivo na vida de seus clientes, veja-se:
Quem se procura quando precisa-se elaborar ou analisar o contrato da tão sonhada “casa própria”, para evitar qualquer futura surpresa ou incômodo? O advogado.
Qual o profissional mais indicado para esclarecer dúvidas a respeito de qual regime de casamento é o melhor indicado para se unir à pessoa amada? O advogado.
Onde os empreendedores vão para saber quais os procedimentos jurídico-burocráticos a serem tomados para finalmente abrir seu próprio negócio? No advogado.
Uma nova visão deste profissional precisa ser criada pela sociedade, porque modernamente está nascendo uma advocacia mais preventiva, com o objetivo de prevenir os inconvenientes e não somente aparecer com o problema formado para minimizá-lo.
Por último, sempre é bom saber o juramento que um advogado faz quando inicia sua carreira: "Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a constituição, a ordem jurídica do Estado democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".
Consulte seu advogado.