Extinção de execução fiscal em razão da ocorrência de prescrição intercorrente

04/05/2017 às 14:28
Leia nesta página:

Permanecendo o processo paralisado de forma injustificada, por longo período de tempo, sem que a parte interessada, no caso o credor, adotasse as medidas necessárias ao seu andamento, importa o reconhecimento da prescrição intercorrente.

                       

Em razão do imenso crédito tributário existente hoje junto às fazendas públicas os entes públicos são obrigados a ajuizar execuções fiscais visando a cobrança dos tributos municipais, onde, muitas vezes, não se tem uma estrutura suficiente para administrar e impulsionar esses processos, de modo que em alguns casos os créditos acabam prescritos em razão da inércia da fazenda pública em impulsionar o processo.

Nesses casos, o ocorre a chamada prescrição intercorrente, que é a atuação negligente do credor no processo de execução, materializada no abandono do processo ou falta de interesse na satisfação do crédito.

Sobre o tema a Lei de Execução Fiscal prescreve:

Art. 40 O Juiz suspenderá o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora, e, nesses casos, não correrá o prazo de prescrição.

§ 1º Suspenso o curso da execução, será aberta vista dos autos ao representante judicial da Fazenda Pública.

§ 2º Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano, sem que seja localizado o devedor ou encontrados bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos.

§ 3º Encontrados que sejam, a qualquer tempo, o devedor ou os bens, serão desarquivados os autos para prosseguimento da execução.

§ 4o Se da decisão que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional, o juiz, depois de ouvida a Fazenda Pública, poderá, de ofício, reconhecer a prescrição intercorrente e decretá-la de imediato. (Incluído pela Lei nº 11.051, de 2004)

O STJ já sedimentou, por meio da Súmula n. 314 que:

“Em execução fiscal, não localizados bens penhoráveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrição quinquenal intercorrente.”

Por esse entendimento, configura-se, então, a prescrição intercorrente quando, não localizados bens penhoráveis, o processo é suspendo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrição quinquenal intercorrente.

Mas não é só nesses casos em que o juízo pode reconhecer a prescrição intercorrente!

Há casos em que o processo é distribuído e, sequer, ocorre a expedição do mandado de citação do executado, em razão de alguma pendência que dependia de atos do credor.

Nesses casos, deve-se reconhecer a prescrição intercorrente, conforme entendeu o TJMS:

APELAÇÃO CÍVEL. SENTENÇA PROFERIDA NA VIGÊNCIA DO CPC/1973. AÇÃO DE EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO. DESPACHO INICIAL EM DATA ANTERIOR À VIGÊNCIA DA LC 118/2005. APLICAÇÃO DA SISTEMÁTICA ANTERIOR. INTERRUPÇÃO DA PRESCRIÇÃO COM A CITAÇÃO DO EXECUTADO. NÃO OCORRÊNCIA. RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO ORDINÁRIA. PROVIMENTO N. 11/2006. NÃO JUNTADA DA CONTRA-FÉ. INAPLICABILIDADE DA SÚMULA N. 106/STJ. RECURSO DESPROVIDO. Considerando que a sentença deu-se na vigência do CPC/1973, aplica-se o regramento anterior, à luz do princípio de que o tempo rege o ato. Quando o despacho que ordenar a citação se der em data anterior à entrada em vigor da LC 118/2005 (9.6.2005), deve ser aplicada a legislação anterior, isto é, a prescrição do crédito tributário se interromperia com a citação do executado, e não com o despacho que receber a inicial. Se a paralisação do processo se deu exclusivamente por desídia do exequente, que deixou de apresentar cópia da petição inicial para o cumprimento do mandado de citação ou não comprovou o custeamento da impressão, nos termos do § 3º do art. 6º do Provimento nº 11, de 6 de junho de 2006, da Corregedoria-Geral de Justiça, não há falar-se em incidência da Súmula nº 106 do STJ e o reconhecimento da prescrição intercorrente é medida que se impõe. (TJMS; APL 0606945-05.2004.8.12.0001; Quarta Câmara Cível; Rel. Des. Odemilson Roberto Castro Fassa; DJMS 20/04/2017; Pág. 105)

Logo, permanecendo o processo paralisado de forma injustificada, por longo período de tempo, sem que a parte interessada, no caso o credor, adotasse as medidas necessárias ao seu andamento, importa o reconhecimento da prescrição intercorrente e a consequente extinção da execução, pois a parte executada não pode restar eternamente vinculada a este feito em virtude da manifesta inércia do credor.

Nesses casos, deve o contribuinte apresentar Exceção de Pré-executividade a fim de extinguir a ação de execução em razão da ocorrência de prescrição intercorrente, devendo a ação de execução fiscal ser extinta, com julgamento de mérito, nos termos do que determina o art. 156, V, do CTN, c.c. o art. 487, II, do CPC.

               

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thiago Chianca Oliveira

Especialista em Direito Processual Civil e Direito Público (administrativo, ambiental, constitucional e tributário). Advogado, inscrito na OAB/MS. Sócio do Escritório Godoy & Chianca - Advocacia e Consultoria Jurídica, sediado em Campo Grande, MS, com atuação nos ramos do direito agrário, civil e público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos