Texto sobre a criminalização da pobreza!

20/05/2017 às 18:39
Leia nesta página:

Será que criminosos não tem classe social definida? Texto para reflexão deste problema que enfrenta a sociedade atualmente.

A criminalização da pobreza é o tema da resenha de Jakelinny Moreira Corrêa, do artigo escrito por Ivan Pinheiro. Com base no filme “Tropa de Elite” para suas críticas, ele informa que com o BOPE, o partido de direita quer exterminar a pobreza, não assegurando princípios constitucionais que qualquer cidadão deste país deveria ter. No filme, a burguesia são os mais beneficiados, não sofrendo com danos e as pessoas responsáveis pela distribuição das drogas na comunidade não são punídas, todavia a responsabilidade fica somente com os consumidores.

Para a autora, a mídia trabalha a ideia de uma guerra, fazendo a defesa de repressão. A população cada vez mais irá pedir mais repressão aos pobres, não respeitando os seus direitos, já que não faz falta na sociedade.

A violência em nossa sociedade está muito presente no cotidiano dos brasileiros, os eleitores querem resultados rápidos e o partido que se encontra no poder tem apenas alguns anos para resolver o problema aqui destacado, todavia investir na educação não resolverá o problema rapidamente, não satisfazendo a população.

O governo investe na segurança, que atualmente também não anda valorizada, garantindo a proteção da burguesia, “limpando” as cidades de pobres que só causam problemas a eles.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CORRêA, Jakelinny Moreira. Resenha do artigo: A criminalização da pobreza.. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 87, abr 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9352&revista_caderno=23>. Acesso em 03 set. 2015.

Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos