A criminalização da pobreza é o tema da resenha de Jakelinny Moreira Corrêa, do artigo escrito por Ivan Pinheiro. Com base no filme “Tropa de Elite” para suas críticas, ele informa que com o BOPE, o partido de direita quer exterminar a pobreza, não assegurando princípios constitucionais que qualquer cidadão deste país deveria ter. No filme, a burguesia são os mais beneficiados, não sofrendo com danos e as pessoas responsáveis pela distribuição das drogas na comunidade não são punídas, todavia a responsabilidade fica somente com os consumidores.
Para a autora, a mídia trabalha a ideia de uma guerra, fazendo a defesa de repressão. A população cada vez mais irá pedir mais repressão aos pobres, não respeitando os seus direitos, já que não faz falta na sociedade.
A violência em nossa sociedade está muito presente no cotidiano dos brasileiros, os eleitores querem resultados rápidos e o partido que se encontra no poder tem apenas alguns anos para resolver o problema aqui destacado, todavia investir na educação não resolverá o problema rapidamente, não satisfazendo a população.
O governo investe na segurança, que atualmente também não anda valorizada, garantindo a proteção da burguesia, “limpando” as cidades de pobres que só causam problemas a eles.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CORRêA, Jakelinny Moreira. Resenha do artigo: A criminalização da pobreza.. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 87, abr 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9352&revista_caderno=23>. Acesso em 03 set. 2015.