Garantia aos membros do Poder Judiciário:vitaliciedade

22/05/2017 às 17:14
Leia nesta página:

O seguinte artigo fala sobre a vitaliciedade as garantias que o juiz tem!!



 

Resumo:

Aos magistrados e membros do Ministério Público são reservadas constitucionalmente garantias que lhes asseguram independência respectiva tanto aos órgãos e entidades estranhos ao Poder Judiciário, quanto àqueles pertencentes à própria organização judiciária. Assim, recobrem-se eles das chamadas garantias de liberdade (vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios) e de imparcialidade.

O atual artigo examinará a garantia constitucional da vitaliciedade, mencionada no inciso I do artigo 95 da Constituição Federal, o qual estipula que no primeiro grau, ela só será alcançada após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado.

Palavras Chaves: Constituição de 1937- Garantias do Poder Judiciário-Vitaliciedade

Sumario: RESUMO, 1 INTRODUÇÃO, 2 GARANTIAS AOS MEMBROS DO PODER JUDICIARIO-VITALICIEDADE, 3 CONCLUSÃO, 4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.

1 INTRODUÇÃO

Os membros dos Tribunais Superiores também gozam das mesmas garantias dos demais membros do Poder Judiciário, porém, aqui, a vitaliciedade possui uma característica particular: é adquirida imediatamente no momento da posse, inclusive para aqueles que ingressam pelo quinto constitucional. A doutrina majoritária entende que tal garantia constitui uma das bases do exercício da função de juiz, sem a qual se tornaria impossível decidir sem se render às pressões externas. Porém, uma parcela da sociedade ressalta que em certos casos, a vitaliciedade se torna um benefício excessivo, que impede a punição justa de magistrados que cometeram infrações graves, e tem por consequência a impunidade. Tal entendimento põe em cheque a moralidade do Judiciário brasileiro e traz reflexos negativos para o cenário nacional.

GARANTIAS DO PODER JUDICIÁRIO:VITALICIEDADE

As preservações conferidas aos membros do Poder Judiciário são de extrema importância, e já estavam previstas em nossa primeira Constituição, datada de 25 de março de 1824. Aqui, a idealização ficou unida à vitaliciedade, conformidade com a leitura dos artigos 153 e 155 do texto constitucional Art. 153. Os Juízes de Direito serão perpétuos, o que, todavia, se não entende, que não possam ser mudados de uns para outros lugares pelo tempo, e maneira, que a Lei determinara o Art. 155. Só por Sentença poderão estes Juízes perder o lugar

Em 1934, a Constituição implementa as três modalidades de garantias, conforme disposto no artigo 64:  Art 64 - Salvas as restrições expressas na Constituição, os Juízes gozarão das garantias seguintes: a) vitaliciedade, não podendo perder o cargo senão em virtude de sentença judiciária, exoneração a pedido, ou aposentadoria, a qual será compulsória aos 75 anos de idade, ou por motivo de invalidez comprovada, e facultativa em razão de serviços públicos prestados por mais de trinta anos, e definidos em lei; No § único havia uma ressalva, que estipulava que “a vitaliciedade não se estenderá aos Juízes criados por lei federal, com funções limitadas ao preparo dos processos e à substituição de Juízes julgadores.”

Considerando que a vitaliciedade assim seja efetivamente motivo de impunidade, no caso de o juiz não atuar de acordo com a sua função, teria este de ser destituído de tal garantia, para que o propósito da vitaliciedade não seja distorcido ao ponto de ocultar arbitrariedades cometidas pelos magistrados? Por outro sentido, sendo a vitaliciedade uma garantia essencial e infestável do Poder Judiciário, servindo apenas para assegurar a independência dos poderes entre si e a neutralidade das decisões judiciais, necessitaria ser preservada para o fim de manter a democracia do Estado Democrático de Direito?

CONCLUSÃO

Ao desempenharmos um breve estudo sobre o Poder Judiciário ,observamos que a vitaliciedade e as demais garantias da magistratura permitem a independência do referido Poder ao mesmo tempo em que declaram a perpetuidade do Princípio da Separação dos Poderes, assegurando a efetividade do Estado Democrático de Direito. Seguidamente, ficou demonstrado que a evolução democrática de nossas cartas constitucionais permitiu que o instituto da vitaliciedade atingisse proporções necessárias para realizar o seu importante papel do modo como o conhecemos hoje .Vemos que, mesmo alguns autores consideram a vitaliciedade como cláusula pétrea, no que diz respeito ao fundamento de que as garantias dos membros do Poder Judiciário constituem garantia individual vinculada ao inciso IV do artigo 60, § 4°, tal raciocínio não se mostra plausível, pois é fato que as garantias da magistratura pertencem ao cargo, e não à pessoa física do juiz .Contudo, isso não expõe motivo suficiente para fundamentar a Proposta de Emenda Constitucional n° 89/2003, que planeja ocasionar a perda do cargo de magistrado.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

https://gabrielaantoniazi.jusbrasil.com.br/artigos/376634648/o-poder-judiciario-na-organizacao-do-estado-democratico-de-direito

http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2011_1/ritieli_fagundes.pdf


http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930-1939/constituicao-35093-10-novembro-1937-532849-publicacaooriginal-15246-pl.html

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Daniele Rodrigues

Acadêmica de Direito na Faculdade de Aracaju-Facar.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos