Ser Presidente de uma subseção é muito desgastante temos que indispor com Juízes, promotores, delegados, policia militar e policia civil indispor para defender a classe dos advogados e a sociedade da Comarca.

PARA SER DIRETOR DE UMA SUBSEÇÃO OAB E PRECISO TER CORAGEM PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS E TER COMPROMISSO COM OS ADVOGADOS E COM A SOCIEDADE CIVIL.

OAB não possui bandeira política, sua única bandeira é a cidadania e por isso o art. 44, I da Lei nº 8.906/94, prescreve que é finalidade (institucional) da OAB a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito.

Precisamos, enquanto advogados, atuarmos em prol da sociedade. E não é através de contendas que conseguiremos realizar o nosso papel. A OAB, enquanto instituição deve estar atenta para esta necessidade da sociedade e dos próprios advogados.

O advogado tem um importante papel junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas, que a ele confiam seus anseios e seus problemas, buscando soluções para os mais diversos conflitos do cotidiano, seja na área de direito dos consumidores, previdência social, família, conflitos trabalhistas, criminais, entre outros.

Enquanto instituição, a efetiva participação da OAB junto à sociedade é a maior conquista da cidadania do povo.

Precisamos, a cada dia, valorizar a nossa profissão. Fortalecer os compromissos com os advogados, com a sociedade e com a Justiça.

Justiça é dar a cada  um o que lhe é de direito. E este papel é exercido pelo advogado, na luta pelo interesse de seu cliente.

A Seccional deve criar uma comissão para orientar as Subsecções e fazer periodicamente uma visita à Subseção para colocar-se a par dos problemas da Subseção e dos advogados inscritos. Não basta ter uma comissão de apoio à Subseção se esta comissão sequer conhece os problemas de perto; é necessário fazer visitas periodicamente junto às Subsecções, principalmente nas subsecções do interior.

E de suma importância os diretores da seccional visitar periodicamente as subseções para fazer um diagnostico do sofrimento dos advogados do interior que sofre com a falta da prestação jurisdicional. os advogados são cobrados diariamente pelos clientes a respeito da prestação jurisdicional .

Ser Presidente de uma subseção é muito desgastante temos que indispor com Juízes, promotores, delegados, policia militar e policia civil indispor para defender a classe dos advogados e a sociedade da Comarca.

  O presidente tem que estar à frente para tentar resolver, até porque parte dos colegas nesta hora deixam você sozinho. Esse e o preço de ser Presidente de subseção do interior.

Percebemos que muitos criticam os diretores e conselheiros desta entidade, só que muitos não tem o conhecimento que os diretores e conselheiros estão a serviço da classe dos advogados e da sociedade brasileira, prestando um grande serviço gratuitamente e ainda não tem nenhuma regalia é obrigatório o pagamento das anuidades, Esta entidade não há corporativismo como outras entidades. OAB e considerada a entidade mais respeitada em nosso país, uma entidade que tem credibilidade junto à sociedade.

                        Sérgio Furquim


Autor

  • Sergio Francisco Furquim

    Sergio Francisco Furquim

    Advogado.<br>Especialização: Direito Previdenciário pela Escola <br>Paulista de Direito Social.<br>Presidiu a Subseção OAB/CAMANDUCAIA-MG no período de 2002 a 2012.<br>Recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Camanducaia -2008/2012.<br>Desenvolveu um trabalho " OAB CIDADÃ ( Video YOTUBE -Parte 1 e 2 )<br>Autor dos Livros: Mensagens Positivas e Artigos de Refletem a Realidade Brasileira e Você é o Construtor do seu Futuro.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso