Autorização de pagamento parcelado da rescisão trabalhista?

02/08/2017 às 19:51
Leia nesta página:

O Ministério Público do Trabalho, a magistratura trabalhista e parte dos advogados trabalhistas criticam severamente a legislação sancionada. O Poder Executivo trata o tema como resolvido, acalmando os ânimos do Congresso Nacional, através de uma proposta de Medida Provisória que altera pontos específicos da legislação.

A lei nº. 13.467/2017 denominada “Reforma Trabalhista” está sendo muito debatida no cenário jurídico trabalhista. O Ministério Público do Trabalho, a magistratura trabalhista e parte dos advogados trabalhistas criticam severamente a legislação sancionada. O Poder Executivo trata o tema como resolvido, acalmando os ânimos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, através de uma proposta de Medida Provisória que altera pontos específicos da legislação. O fato que temos em concreto é a entrada em vigor da nova legislação em novembro do corrente ano, sem qualquer tipo de alteração até a data do presente artigo.

Algumas senadoras de oposição protestaram veementemente contra o trabalho das gestantes e lactantes em atividades insalubres, sem observar que, em caso de atestado médico, as empregadas não exerceriam a atividade e permaneceriam com o pagamento do adicional de insalubridade, que poderia acrescentar, no mínimo, 10% (dez por cento) a mais na remuneração.

Uma alteração que chamou minha atenção foi a do art. 477, parágrafo sexto da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Vejamos a nova redação legal: 

Art. 477. (...) § 6º. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.

O legislador com a nova redação do parágrafo, altera o termo de início do prazo para pagamento das verbas rescisórias. Anteriormente, a legislação afirmava que a fluência do prazo de 10 (dez) dias iniciava com a comunicação da rescisão contratual ou primeiro dia útil após a rescisão contratual. O fato é que, com a redação antiga do artigo, a alínea ‘a’ do parágrafo 6º do Art. 477 da CLT estava em desuso, pois, em geral, no momento da homologação deveria ser efetuado o pagamento das verbas. Afinal, é muito difícil o sindicato não conseguir agendar a homologação após 10 (dez) dias do aviso de demissão do trabalhador. E, mais, as normas regulatórias do artigo afirmavam que, a alínea ‘a’, só poderia ser utilizada quando o trabalhador cumprisse o aviso prévio no trabalho.

Doravante, não há mais os requisitos informados acima, igualando o trabalhador com aviso prévio trabalhado ao trabalhador com aviso prévio indenizado. Desta forma, cabe o questionamento: O pagamento das verbas trabalhista será feito depois do término do contrato de trabalho? Com a leitura da nova redação do parágrafo sexto do artigo 477 a resposta é afirmativa. Todavia, conforme o disposto no inalterado art. 487, §1º da CLT, o aviso prévio indenizado integra, para os devidos fins, o tempo de serviço do trabalhador. Tanto que na rescisão contratual anotada na Carteira de Trabalho é computado todo o período de aviso prévio, computado nos moldes da Lei nº. 12.406/2011.

Se computarmos o aviso prévio nas rescisões contratuais, teremos como prazo para o pagamento e apresentação das verbas rescisórias, o total de 40 (quarenta) dias após a interrupção da prestação de serviços e, isto é reforçado, pela Súmula 371 do Tribunal Superior do Trabalho que dispõe:

“Súmula nº 371 do TST. AVISO PRÉVIO INDENIZADO. EFEITOS. SUPERVENIÊNCIA DE AUXÍLIO-DOENÇA NO CURSO DESTE (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 40 e 135 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005. A projeção do contrato de trabalho para o futuro, pela concessão do aviso prévio indenizado, tem efeitos limitados às vantagens econômicas obtidas no período de pré-aviso, ou seja, salários, reflexos e verbas rescisórias. No caso de concessão de auxílio-doença no curso do aviso prévio, todavia, só se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefício previdenciário. (ex-OJs nºs 40 e 135 da SBDI-1 – inseridas, respectivamente, em 28.11.1995 e 27.11.1998).”

Na leitura da súmula, o leitor poderia concluir que não foram obtidas vantagens econômicas sem o pagamento das verbas rescisórias. Mas o fato é que a data de rescisão contratual permanece inalterada com o cômputo do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado. E ainda, se a norma é válida para a obtenção de vantagens econômicas para o trabalhador, por qual razão deveria haver distinção entre as partes trabalhador e empregador? Tão somente pelo poder econômico das partes? Até admito que sim, por uma aplicação da interpretação do Princípio de Isonomia Constitucionalmente estabelecido. Mas, levando outra questão: A jurisprudência não estaria restringindo direitos ao arrepio do disposto no novo Art. 8º, §2º da CLT? Parece-me que esta questão está passando despercebida por grande parte dos operadores do direito. Um fato inegável é, poderá haver um parcelamento das verbas rescisórias. Isto porque, o pagamento do salário não pode ultrapassar o prazo de 01 (um) mês, por força do art. 459 da CLT. Deste modo, haveria o pagamento do salário em um momento e o pagamento das verbas rescisórias em um momento posterior. Compreendo todas as posições opostas ao entendimento exposto no presente artigo. Entretanto, convido-os a uma reflexão sobre a possibilidade da norma alterada estar autorizando o pagamento parcelado da rescisão contratual do trabalho.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos